Mitos e verdades sobre o uso de água oxigenada na boca

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

É bem provável que você já tenha escutado alguém falar que usar água oxigenada na boca é bom para isso ou aquilo, não é mesmo? O peróxido de hidrogênio, como o produto também é conhecido, é um desinfetante de uso local e realmente tem muitas finalidades.

No entanto, é preciso ter cuidado! Nem sempre as receitas milagrosas com água oxigenada na boca dão certo. Pelo contrário, em muitos casos elas podem até mesmo fazer mal para a sua saúde.

Por isso, é importante sempre usar o produto com cuidado, de preferência com a orientação do seu médico ou dentista. Afinal, os profissionais de saúde estudaram para isso e sabem quais os casos em que os medicamentos e produtos podem ser utilizados ou não.

Água oxigenada na boca: 5 mitos e verdades sobre o uso

água oxigenada na boca

Para que você saiba mais sobre o uso da água oxigenada na boca, listamos algumas indicações que as pessoas geralmente fazem para o produto. Vamos explicar cada uma delas, mostrando se são mitos ou verdades. Confira!

1. Água oxigenada clareia os dentes

MITO! Algumas pessoas dizem que fazer bochechos com água oxigenada na boca clareia os dentes, mas isso não é verdade! A fake news surgiu porque o peróxido de hidrogênio está presente em alguns compostos clareadores, mas o produto sozinho não tem esse poder.

Além disso,  fazer bochechos com água oxigenada pode causar danos sérios à sua saúde bucal. O produto aumentará o pH da boca, fazendo com que a saliva fique mais ácida. Isso resulta no surgimento de feridas e na sensibilidade dentária.

Por isso, nada de usar água oxigenada na boca para clarear os dentes. Consulte com o seu dentista para descobrir opções de clareamento dentário que realmente sejam eficientes para você.

2. Água oxigenada combate o novo coronavírus

MITO! A água oxigenada não deve ser usada na boca para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, causador da Covid-19.

Essa fake news surgiu porque a água oxigenada na boca tem sido recomendada para a higiene oral de alguns pacientes que já foram contaminados pelo vírus, sempre com orientação e supervisão médica.

Isso porque o produto reduz a carga viral na cavidade bucal e evita que o indivíduo seja um potencial transmissor da doença para outras pessoas.

No entanto, não existe nenhuma evidência científica que comprove a eficácia da água oxigenada na boca para que as pessoas não contraiam o novo coronavírus. 

3. Água oxigenada pode controlar inflamações na gengiva

VERDADE! Sim, a água oxigenada é um desinfetante e pode ajudar no controle e cura de inflamações na gengiva. Porém, o uso por conta própria não é recomendado para as pessoas que suspeitam ter esse problema.

O ideal é que a água oxigenada na boca somente seja aplicada se o dentista fizer essa recomendação. Além disso, devem ser seguidas as dosagens e formas de uso que ele recomendar.

O dentista sabe qual é a quantidade de água oxigenada que deve ser usada para cada paciente, de acordo com exames e avaliações realizadas no consultório. Ele também pode indicar outros produtos que julgar mais eficientes, como enxaguantes bucais apropriados.

Evite a automedicação e sempre siga as orientações dos profissionais de saúde! Somente assim você garantirá uma vida mais saudável e conseguirá superar, em vez de agravar os seus problemas.

4. Água oxigenada auxilia no tratamento do mau hálito

VERDADE! A água oxigenada volume 10 tem função oxidante e, por conta disso, pode ajudar a eliminar a saburra lingual, uma camada esbranquiçada na língua e que é uma das principais causas do mau hálito.

No entanto, a ação da água oxigenada na língua é bem lenta e vem sendo pouco recomendada pelos dentistas atualmente. Isso porque já existem outros produtos bem mais eficientes e que podem fazer com que o problema se resolva em bem menos tempo.

Os enxaguantes bucais com base em dióxido de carbono são facilmente encontrados em supermercados e farmácias e são muito mais eficientes para o combate à saburra lingual.

Se você tiver esse problema, converse com o seu dentista e certamente ele saberá indicar os melhores produtos para que você fique com um hálito sempre agradável.

5. Água oxigenada pode ser usada para amenizar o sangramento após extrações

VERDADE! Se você precisar extrair algum dente, como o do siso, por exemplo, poderá ter sangramentos, até que a ferida seja totalmente cicatrizada.

Porém, os dentistas não recomendam que sejam feitos bochechos, mas sim a aplicação no local. Além disso, o produto pode ter que ser diluído em água antes de ser aplicado.

Mais uma vez, o recomendado é seguir as orientações de um profissional da sua confiança. Caso ele julgue necessário o uso da água oxigenada na boca, passará as orientações sobre como fazer isso de forma correta.

Esses são alguns dos mitos e verdades sobre o uso da água oxigenada na boca. Em resumo, você não deve utilizar o produto sem a devida orientação profissional. Sempre siga as instruções do seu dentista e evite problemas.

Gostou deste artigo? Então continue conosco e leia agora o nosso artigo que explica como escolher um bom plano odontológico. Assim, você sempre poderá fazer consultas periódicas com bons dentistas.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário