DVI Radiologia

Escova de dentes elétrica: tudo o que você precisa saber

É bem provável que você já saiba que, para manter uma boa saúde bucal, precisa escovar muito bem os seus dentes após cada refeição, não é mesmo? Mas, será que usar uma escova de dentes elétrica contribui para que o sorriso seja ainda mais bonito e saudável?

É sobre isso que falaremos neste artigo! A procura pela compra de uma escova de dentes elétrica tem crescido entre os usuários. Por isso, as dúvidas sobre o acessório são muitas.

Reunimos aqui os principais questionamentos que as pessoas têm sobre isso e as esclareceremos, nos tópicos a seguir! Siga lendo e saiba mais sobre a escova de dentes elétrica.

O que é a escova de dentes elétrica?

A escova de dentes elétrica funciona como os modelos comuns, mas é movida à pilha ou bateria. Também já existem modelos que podem ser recarregados, assim como funciona com o seu celular e outros dispositivos eletrônicos, que devem ser colocados na tomada de tempos em tempos.

De acordo com alguns fabricantes, a escova elétrica pode alcançar áreas da boca que não são alcançadas pelos modelos comuns. Por isso, ela seria mais vantajosa que o produto tradicional, que você provavelmente usa no seu dia a dia.

Quais são as principais vantagens que ela oferece?

escova de dentes elétrica

As vantagens da escova elétrica variam de acordo com o modelo ou fabricante. A seguir, apresentaremos algumas das principais delas. Veja!

Padronização dos movimentos

Uma das principais vantagens da escova de dentes elétrica é a padronização dos movimentos. 

Como as rotações e oscilações são automáticas, a limpeza é feita de forma mais completa, além disso, alguns locais da boca são acessados mais facilmente, conforme explicamos.

Não necessidade de fazer força

Com as escovas tradicionais, o usuário precisa colocar um pouco de força na mão para escovar os dentes. Porém, se não tomar cuidado, pode forçar demais e acabar machucando as gengivas.

Por fazer as rotações de forma automática, a escova elétrica não demanda que o usuário faça força no momento da escovação. Isso ajuda a manter as gengivas mais saudáveis

Timer para medir o tempo de escovação

Alguns modelos de escova de dentes elétrica contam com um time, que vibra a cada 30 segundos, contabilizando dois minutos no total.

Esse é o tempo médio que os dentistas recomendam para uma escovação completa. Logo, ficará mais fácil de você contabilizar o período e garantir uma excelente higiene bucal.

Feedback da escovação

Há modelos de escova elétrica que são dotados com inteligência artificial. Nesse caso, é possível parear o acessório com o seu smartphone, via bluetooth.

De tal maneira, você poderá ter um aplicativo no celular, que analisa as suas escovações e dá feedbacks. O app apresentará dicas para você melhorar o processo, como escovar os dentes por mais tempo, posicionar a escova de outra maneira etc.

E as desvantagens?

Apesar dos benefícios, a escova de dentes elétrica também apresenta algumas desvantagens para o usuário. Confira quais são elas!

Preço alto

Como principal desvantagem da escova de dentes elétrica, podemos citar o preço, que costuma ser bem mais alto que as versões comuns do acessório. 

Os valores geralmente giram entre R$60 e R$ 600, de acordo com a marca ou funcionalidade de cada equipamento.

Necessidade de troca periódica

Assim como acontece com a escova de dentes comum, o modelo elétrico deve ser trocado a cada três meses. Como o valor do equipamento é elevado, isso pode pesar no bolso do consumidor.

Vale destacar que existem alguns modelos que possibilitam a troca do refil, ou seja, apenas a cabeça da escova, parte que contém as cerdas. Mesmo assim, o valor é bem acima do cobrado por escovas comuns.

Difícil acesso 

Comprar uma escova de dentes comum é uma tarefa muito simples. Em qualquer farmácia ou supermercado você encontra uma ampla variedade de modelos, que podem ser escolhidos, de acordo com as preferências do usuário.

Já uma escova de dentes elétrica não é encontrada tão facilmente. Geralmente, elas são vendidas pela internet ou em lojas de eletrônicos especializadas. Além disso, é bem comum que os usuários tenham dificuldade em encontrar o refil para substituição das cerdas, principalmente nas cidades menores.

Por isso, quase sempre a compra precisa ser feita pela internet, o que demanda o pagamento de frete. Mais uma vez, quem sente o peso do uso da escova de dentes elétrica é o bolso do consumidor.

Que tipos e modelos de escova de dentes elétrica estão disponíveis no mercado?

No que se refere aos tipos de escova de dentes elétricas, os modelos costumam variar de acordo com o fabricante.

Existem alguns modelos mais simples e baratos, em que a escova apenas rotaciona de forma automática. Já outros são mais sofisticados e possuem outras funções, como o timer.

Existe escova de dentes elétrica para o público infantil?

Sim, as crianças também podem usar escova de dentes elétrica. Os modelos infantis são praticamente iguais aos de adultos. No entanto, são menores e com as cerdas adequadas para o tamanho da boca e dos dentes dos pequenos.

Além disso, a escova elétrica infantil pode ser mais lúdica, com o formato de personagens de desenhos animados, por exemplo.

Afinal, vale a pena ter uma escova de dentes elétrica?

Não existe uma resposta conclusiva para essa pergunta. A escova de dentes elétrica tem sim diversas vantagens, mas por ser bem mais cara, pode impactar o seu orçamento doméstico.

Se você tem condições financeiras para arcar com os custos, certamente comprar uma escova elétrica é um investimento interessante. Porém, isso não é pré-requisito para ter uma boa saúde bucal.

Você pode cuidar muito bem do seu sorriso com a escova manual e seguindo todas as orientações do seu dentista, que deve ser visitado uma vez a cada seis meses, para a realização da profilaxia dental.

Agora você já sabe mais sobre a escova de dentes elétrica. Desejamos que você tenha conseguido esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto.

Assine a nossa newsletter para receber mais dicas e artigos sobre saúde bucal no seu e-mail!

Sair da versão mobile