Conheça a técnica de Clark: método de localização radiológica

A técnica de Clark é um dos métodos de localização radiológica mais conhecido entre os dentistas. Ele usa conceitos da Astronomia, como a paralaxe, para localizar dentes inclusos em exames de raio-X.

Ao saber como aplicar o método de Clark, os dentistas conseguem ter resultados mais efetivos na coleta de imagens radiológicas. Isso resulta em um melhor diagnóstico e tratamento para os pacientes.

Na sequência, vamos falar mais sobre esse importante método de localização radiológica. Continue a leitura e fique bem informado!

O que é a técnica de Clark?

A técnica de Clark consiste em um método usado para a localização de dentes inclusos, processos e corpos estranhos na maxila, por meio de exames radiográficos.

De tal maneira, a metodologia é utilizada pelos dentistas para que possam ser localizados pontos anatômicos, tais como o forame mentual e incisivo. 

Também é possível usar o método de Clark para fazer a dissociação de raízes e condutos radiculares.

Como a técnica de Clark surgiu?

O nome técnica de Clark foi dado a esse método para homenagear o seu criador, o cientista Charles A. Clark.

A descoberta do método aconteceu em 1910. Na época, o cientista Charles A. Clark estava estudando o princípio da paralaxe, que é um conceito da Astronomia, em exames de raio-X.

A ideia era buscar uma forma para que fossem solucionadas as questões que dizem respeito à sobreposição de tomadas radiográficas.

Charles A. Clark partiu do pressuposto que, quando uma pessoa olha para um objeto, a sua visão depende do ângulo em que ela se encontra. Logo, ele buscou meios para que esse fenômeno pudesse ser aplicado também na radiologia.

A conclusão a que Charles A. Clark chegou em seus estudos é que a imagem obtida pelos aparelhos radiográficos varia, de acordo com o ângulo em que os feixes de raio-X incidem sobre o filme.

Observe na imagem abaixo, um meme que explica de forma bem-humorada como a técnica de Clark ocorre, usando os registros de um discurso do ex-presidente americano Barack Obama.

técnica de clark

Créditos da imagem: autor desconhecido

Na primeira fotografia, vemos um homem que parece ter um cabelo avantajado. Porém, ao observar a mesma cena por outro ângulo, percebe-se que o penteado não é dele, mas sim de uma mulher que está na fila de trás.

Na radiologia acontece da mesma forma, ou seja, um dente ou suas partes, como os canais e as raízes, podem ficar na frente um do outro. Logo, impede que se tenha uma visão perfeita do conjunto. A técnica de Clark surgiu para resolver esse problema.

De 1910 para cá, o método de Clark foi aperfeiçoado e segue sendo utilizado em consultórios dentários de todo o mundo. Além disso, a técnica também já foi objeto de pesquisa em diversas universidades e institutos de odontologia ou radiologia.

Como esse método de localização radiológica funciona?

Conforme explicamos, a técnica de Clark tem como princípio base a paralaxe. Em sua execução, o paciente precisa realizar três tomadas radiográficas.

Inicialmente, é necessário fazer um raio-X na posição central. Na sequência, o paciente deve ter imagens coletadas com variações de ângulo, para a esquerda e para a direita.

A ideia é que, por meio das três tomadas, os dentistas e os radiologistas possam ter uma visão ampla da mandíbula e da arcada dentária do paciente.

Assim sendo, caso algum objeto estranho, como uma raiz mal formada, existir, o dentista localizará mais facilmente.

Em que situações a técnica de Clark é utilizada?

Nos consultórios odontológicos, a técnica de Clark é usada em  diferentes situações. Na sequência, apresentaremos algumas das mais comuns. Acompanhe!

Dissociação dos canais e das raízes dos dentes

A sobreposição de raízes é bastante comum de ocorrer em exames de raio-X comuns. Essa situação faz com que seja difícil enxergar com clareza o que faz parte de cada dente. Logo, as análises mais específicas ficam limitadas.

Utilizar a técnica de Clark é ideal para fazer a dissociação das raízes e dos canais dos dentes. Afinal, diferentes ângulos da mesma imagem poderão ser observadas.

Localização de dentes inclusos e outros corpos estranhos

Com a técnica de Clark, os exames de raio-X conseguem mostrar com maior clareza o posicionamento vestíbulo-lingual dos dentes não-irrompidos.

Ao realizar o exame, coletando as imagens por meio de diferentes ângulos, o dentista poderá verificar se existem dentes inclusos ou outros corpos nas maxilas ou na mandíbula dos pacientes.

Caso isso seja identificado e for necessário fazer a remoção de um dente incluso, por exemplo, o dentista terá mais ciência de como realizar isso. Afinal, a imagem pode servir como uma espécie de mapa para nortear o processo.

técnica de clark
técnica de clark

Localização de pontos de reparo ou lesões anatômicas

Em exames radiológicos comuns, é normal que os dentistas e os radiologistas tenham dificuldade para identificar pontos de reparo ou lesões anatômicas.

Isso porque esses pontos podem ser confundidos com possíveis cistos ou outros agentes presentes no paciente.

Ao fazer a coleta das imagens por diferentes ângulos, usando os princípios da técnica de Clark, os profissionais conseguem entender o que é uma lesão ou ponto de reparo que realmente deve ser tratado no paciente.

Quais são as vantagens e desvantagens da técnica de Clark?

A técnica de Clark apresenta várias vantagens e algumas desvantagens. No que se refere aos benefícios, destacamos os seguintes:

Precisão na localização

A técnica de Clark permite uma localização precisa de dentes inclusos, processos e corpos estranhos na maxila.

Isso proporciona ao dentista informações detalhadas sobre a posição anatômica.

Melhor planejamento de tratamento

Ao obter resultados mais efetivos na coleta de imagens radiológicas, os dentistas podem realizar um planejamento de tratamento mais preciso e eficiente para os pacientes.

Minimização da sobreposição de estruturas

A aplicação da técnica de Clark ajuda a minimizar a sobreposição de estruturas anatômicas.

Dessa forma, garante-se uma análise radiográfica mais clara e detalhada.

Dissociação de raízes e condutos radiculares

Além de localizar dentes inclusos, a técnica de Clark também pode ser utilizada para a dissociação de raízes e condutos radiculares.

Sendo assim, o procedimento auxilia no planejamento de tratamentos endodônticos.

No que refere às desvantagens, uma das principais é a complexidade técnica, exigindo conhecimento especializado e habilidades específicas por parte do dentista.

Além disso, a identificação de estruturas adjacentes pode ser limitada, requerendo exames adicionais ou o uso de outras técnicas para uma avaliação mais abrangente.

Quais são os instrumentos necessários para realizar a técnica de Clark?

Para realizar a técnica de Clark, são necessários alguns instrumentos específicos, tais como:

Aparelho de raios-X

É essencial contar com um aparelho de raios-X para a obtenção das imagens radiográficas necessárias. 

Pode ser um equipamento convencional ou digital, dependendo da preferência e disponibilidade do consultório odontológico.

Filmes radiográficos ou sensores digitais

São utilizados para capturar as imagens radiográficas dos dentes e estruturas maxilares. 

Os filmes radiográficos são sensíveis à radiação e devem ser processados em um processo químico para visualização. 

Já os sensores digitais capturam as imagens diretamente em formato digital, permitindo sua visualização imediata e a elaboração de laudos por meio da telerradiologia.

Suportes de posicionamento

São dispositivos usados para posicionar corretamente os filmes radiográficos ou sensores digitais na boca do paciente, garantindo a captura adequada das imagens. 

Eles podem incluir suportes intraorais, como porta-filmes ou sistemas de posicionamento digital.

Focalizadores

São instrumentos usados para ajustar a distância foco-filme, garantindo a nitidez e a qualidade das imagens radiográficas

Eles ajudam a obter a focalização adequada durante a realização do exame.

Acessórios de proteção

É fundamental utilizar acessórios de proteção, como avental de chumbo, colar de chumbo e protetores de tireóide.

Eles servem para garantir a segurança do paciente e do profissional durante a exposição à radiação.

Além desses instrumentos, podem ser necessários outros materiais auxiliares, como luvas descartáveis, instrumentos de limpeza e desinfecção, e produtos para processamento de filmes radiográficos, caso sejam utilizados.

técnica de clark
técnica de clark

É possível usar meios de contraste na técnica de Clark?

Na técnica de Clark, geralmente não é comum o uso de meios de contraste para a localização de dentes inclusos em exames radiográficos. A técnica se baseia principalmente na análise das imagens radiográficas e na aplicação dos princípios da paralaxe para determinar a posição anatômica dos dentes.

No entanto, em casos específicos em que há dificuldades na visualização ou identificação dos dentes inclusos, pode ser considerado o uso de meios de contraste para auxiliar na localização

Por exemplo, em situações em que o dente incluso está próximo de estruturas anatômicas densas, como nervos ou vasos sanguíneos, o uso de um meio de contraste pode ajudar a diferenciá-lo dessas estruturas.

Além da técnica de Clark: conheça outros métodos radiográficos de localização

Além da técnica de Clark, há outros métodos radiográficos de localização que podem ser utilizados no consultório odontológico. Conheça os principais, a seguir!

Método de Le Master

O método de Le Master é utilizado para dissociar imagens sobrepostas e minimizar distorções. 

Um rolete de algodão é colocado na parte inferior da película radiográfica, fixado com fita adesiva transparente. 

A posição do paciente é importante, com a linha asa do nariz, tragus auditivo e PSM (ponto mais superior do mento) devidamente alinhados.

Método de Parma

O método de Parma emprega uma radiografia periapical com o filme inclinado, sendo sua borda disto-inferior próxima ao assoalho da boca. 

É recomendado quando é necessário obter uma visão mais ampla de um dente, e a borda do filme é dobrada para evitar desconforto.

Método de Miller & Winter

O método de Miller & Winter, também conhecido como técnica do ângulo reto, utiliza uma radiografia periapical e outra oclusal

As incidências são perpendiculares entre si e são úteis para localizar corpos estranhos, dentes não irrompidos, processos patológicos na mandíbula e o terceiro molar.

Método de Donovan

O método de Donovan é aplicado para visualizar os dentes localizados na região de ângulo e ramo da mandíbula. 

É utilizado quando o método de Miller & Winter não mostra completamente as raízes do terceiro molar inferior ou para localizar molares inferiores retidos em posição transversa no processo alveolar. 

O paciente inclina a cabeça para trás e para o lado oposto, enquanto o filme é posicionado inclinado sobre o ramo da mandíbula.

Esses métodos radiográficos, incluindo o de Clark, fornecem diferentes abordagens para a localização e análise de estruturas dentárias e maxilares. 

A tabela abaixo apresenta um resumo das principais técnicas de localização, para que você possa saber quando utilizar cada uma delas. Fique à vontade para imprimi-la ou salvá-la em seu celular para consultar sempre que necessário:

MÉTODO UTILIZAÇÃO POSICIONAMENTO DO FILME VISUALIZAÇÃO INDICAÇÕES
Clark Localização de dentes inclusos e corpos estranhos por meio de exames radiográficos utilizando princípios da paralaxe. Posicionamento convencional do filme radiográfico ou sensor digital. Detalhamento da posição anatômica e dissociação de estruturas adjacentes. Localização precisa de dentes inclusos, pontos anatômicos e dissociação de raízes e condutos radiculares.
Le Master Dissociar imagens sobrepostas e minimizar distorções. Rolote de algodão na parte inferior da película radiográfica, fixado com fita adesiva. Observação dos objetos previamente sobrepostos. Solução para inconvenientes em técnicas como bissetriz e paralelismo.
Parma Obter uma visão mais ampla de um dente. Filme radiográfico inclinado, com borda disto-inferior próxima ao assoalho da boca. Ampla visualização do dente em questão. Visão ampla de dentes específicos.
Miller & Winter Localização de corpos estranhos, dentes não irrompidos, processos patológicos na mandíbula e terceiro molar. Radiografia periapical e oclusal com incidências perpendiculares. Boa visualização geral do quadro do paciente. Casos específicos de localização e diagnóstico detalhado.
Donovan Visualização de dentes localizados na região de ângulo e ramo da mandíbula. Filme inclinado sobre o ramo da mandíbula, com inclinação e posição específicas do paciente. Visualização completa das raízes do terceiro molar inferior e molares inferiores retidos em posição transversa. Localização de dentes em região angular da mandíbula e terceiros molares inferiores.

A técnica de Clark é realmente inovadora e pode fazer toda a diferença para solucionar diversas situações na odontologia. Agora, você já entende mais sobre essa metodologia tão interessante.

A DVI Radiologia Odontológica conta com profissionais especializados em realizar exames com diferentes abordagens odontológicas. Saiba mais em nosso site!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário