DVI Radiologia

Harmonização orofacial: conheça esse tratamento estético

É bem provável que você já tenha visto em uma revista ou site de fofocas que a atriz ou cantora tal fez harmonização orofacial. O procedimento virou o “queridinho” das celebridades e está bastante em alta.

Mas, você sabia que pode fazer a harmonização orofacial com um dentista? Isso mesmo! O Conselho Federal de Odontologia (CFO) autoriza que esse procedimento seja realizado em consultório odontológico, desde que o profissional cumpra alguns pré-requisitos.

Para que você conheça mais sobre esse tratamento estético, listamos as principais dúvidas que as pessoas têm sobre o assunto e as respondemos. Confira, a seguir!

O que é a harmonização orofacial?

A harmonização orofacial é um procedimento estético que faz com que as pessoas tenham um equilíbrio da face, garantindo assim uma melhor aparência. Para isso, são utilizadas diversas técnicas, como o preenchimento com toxina botulínica e correções dentárias.

Antes de começar o procedimento, o dentista faz uma avaliação completa das estruturas da face e da arcada dentária dos pacientes. O profissional também ouve quem procura o serviço, para poder compreender o que deve ser melhorado e fazer um atendimento mais personalizado.

harmonização orofacial
Foto: Reprodução/Instagram

 

A cantora Kelly Key, por exemplo, fez a harmonização porque queria deixar as sobrancelhas mais arqueadas. Ela também preencheu a boca e corrigiu marcas de expressão. 

Foto: Reprodução/Instagram

 

O digital influencer Carlinhos Maia, por sua vez, passou por uma redefinição mandibular. O objetivo do procedimento é remodelar o contorno facial, fazendo com que as expressões passem mais jovialidade. 

Foto: Reprodução/Instagram

 

A harmonização orofacial também pode ser feita para corrigir procedimentos que foram feitos há muitos anos e perderam o efeito, causando uma expressão envelhecida.

Esse é o caso da cantora Gretchen. No passado, ela passou por várias intervenções cirúrgicas no rosto e aplicações de produtos que já não são utilizados. 

A harmonização orofacial desenhou novamente o rosto da artista, fazendo com que ela voltasse a movimentar todo o rosto e ficasse com um visual mais jovial. 

Como esse procedimento é feito?

O primeiro passo para fazer uma harmonização orofacial é o preparo do paciente. Ele deve passar por uma avaliação criteriosa, onde são produzidas fotografias e exames radiológicos da sua face, para uma posterior comparação.

A partir da avaliação dessas estruturas, o dentista poderá definir, junto ao paciente, quais são os melhores tratamentos que podem ser realizados no seu caso. 

Qualquer dentista pode fazer a harmonização orofacial?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a escolha do profissional para fazer uma harmonização orofacial. Essa preocupação é bastante pertinente, tendo em vista que não são todos os dentistas que podem oferecer esse serviço.

De acordo com a Resolução CFO 198/2019, que reconhece a harmonização orofacial como uma especialidade odontológica, para prestar esse serviço, o profissional deve comprovar que fez cursos de especialização na área.

A legislação também exige que os cursos de harmonização orofacial feitos pelo dentista sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Há ainda a possibilidade dos cirurgiões-dentistas com especialização em bucomaxilofacial fazerem harmonização orofacial em seus pacientes, desde que comprovem, pelo menos, cinco anos de experiência nessa área.

Por isso, antes de fazer um procedimento desse tipo, verifique se o profissional que você escolheu cumpre todos esses requisitos.

Quais são os procedimentos que podem ser realizados em um consultório odontológico?

Entre os procedimentos que podem ser feitos durante a harmonização facial, destacamos os seguintes:

Quais são as vantagens de fazer uma harmonização orofacial?

A harmonização orofacial não é um tratamento que deve ser feito apenas por estar na moda e muitos artistas estarem aderindo.

Ao realizar o procedimento, você precisa compreender os benefícios que ele trará para você, de modo que será conquistada mais qualidade de vida. Veja, a seguir, algumas dessas vantagens!

Aumento da autoestima

Ao ficar com o rosto totalmente harmônico, você se sentirá mais bonito e confiante. Afinal, o seu principal cartão de visitas estará renovado.

O aumento da autoestima é importante para você ter mais confiança no trabalho, nos relacionamentos amorosos e até mesmo para se sentir bem consigo mesmo.

Redução dos sinais de envelhecimento

Não adianta, todos nós queremos fugir da idade e aparentar sermos mais jovens. Para isso, a harmonização orofacial também contribui.

Os procedimentos reduzem os sinais de envelhecimento do rosto, como as rugas. Esses resultados são perceptíveis até em pessoas idosas, que já estão com o rosto bem enrugado.

Facilidade de realização

A harmonização facial não é um procedimento invasivo e que exige internação hospitalar, por exemplo. Tudo pode ser feito no consultório do dentista, sem que você precise encarar uma mesa cirúrgica, por exemplo.

Após fazer o procedimento, a recuperação também é simples. Embora fique um pouco inchado nos primeiros dias, o paciente não precisa ficar afastado de suas atividades, como o trabalho e os estudos.

Gostou de saber mais sobre a harmonização orofacial? Se você quer renovar o seu sorriso e melhorar a sua aparência, esse procedimento é bastante indicado!

Continue se informando com conteúdos úteis para você! Leia agora o artigo em que apresentamos tudo o que você precisa saber sobre a escova de dentes elétrica.

Sair da versão mobile