DVI Radiologia

Os benefícios da lente de contato dental

Ter um sorriso bonito e saudável, sem ter que passar por inúmeros procedimentos, é o desejo de muitas pessoas. É por isso que o uso da lente de contato dental é tão procurado nos consultórios odontológicos.

O tratamento não chega a ser uma novidade, tendo em vista que já está no mercado há mais de 25 anos. No entanto, nos últimos meses têm ganhado mais visibilidade na mídia, por conta de muitos famosos que estão aderindo o uso.

Mas será que realmente há benefícios ao usar a lente de contato dental? Nos tópicos a seguir, esclareceremos essa e outras dúvidas. Confira!

O que é a lente de contato dental?

As lentes de contato dental são chamadas pelos dentistas de facetas de cerâmica odontológicas ultrafinas.

Tratam-se de revestimentos finíssimos, com espessura que varia entre 0,3 e 0,5 milímetros. Eles são colados nos dentes, para disfarçar aberturas, tamanhos irregulares e fazer com que todo o sorriso tenha a mesma coloração.

Quanto custa a lente de contato para os dentes?

O preço de cada lente de contato para os dentes varia muito de acordo com a situação de cada paciente. Por isso, é preciso fazer uma avaliação com o seu dentista para fazer um orçamento mais preciso.

Porém, o valor por dente em que é inserida a lente costuma variar entre R$ 1.600,00 a R$ 3.500,00. Dependendo do profissional e da região.

Tem como tirar a lente de contato dental?

Não! Como é preciso fazer um desgaste nos dentes para depois colar a lente, esse é um tratamento definitivo.

Uma vez que você coloca as lentes de contato nos dentes, precisará usar o acessório para o resto da vida, fazendo manutenções eventualmente. Por isso, é importante pensar muito bem antes de tomar essa decisão.

Quanto tempo dura a lente de contato nos dentes?

As lentes de contato para os dentes costumam durar, em média, entre 15 e 20 anos. Após esse prazo, o ideal é que as peças sejam substituídas no consultório dentário.

Para que as lentes tenham toda essa durabilidade, é recomendado que o usuário evite o excesso de alguns alimentos e bebidas que podem manchar ou danificar as peças.

Entre a lista de restrições estão o açaí, o café, o refrigerante, os sucos de caixinha e o ketchup.

Quem pode usar a lente de contato dental?

A lente de contato dental pode ser usada por qualquer pessoa que queira melhorar a estética do sorriso, corrigindo imperfeições.

Ela pode ser usada para corrigir a cor e o tamanho, bem como o alinhamento entre os dentes.

Como é feito esse procedimento?

O primeiro passo para a colocação das lentes de contato dental é o planejamento. Trata-se de um estudo minucioso, realizado pelo dentista.

É preciso fazer fotografias do rosto e exames radiográficos, para que tudo seja registrado. Após isso, o dentista também escolhe a cor das lentes e outros detalhes.

Com tudo isso em mãos, a documentação é enviada para o laboratório, onde é feita a confecção do material.

Após isso, o paciente volta ao consultório para fazer a colocação das lentes. Em alguns casos, pode ser necessário realizar desgastes nos dentes naturais antes de fazer a colagem.

O que avaliar antes de optar por esse tratamento?

Antes de optar por esse tratamento é preciso avaliar, entre outras coisas, as suas condições financeiras. Por ser algo caro e que exige manutenção de tempos em tempos, é importante considerar se você terá condições de arcar com os pagamentos.

Além disso, antes de fazer a colocação das lentes de contato nos dentes é preciso garantir que a sua saúde bucal está em dia, sem nenhuma cárie ou doenças na gengiva, por exemplo.

Vale ainda ressaltar que pessoas com bruxismo não podem optar por esse tratamento. Isso porque a força excessiva feita nos dentes pode causar desgastes ou até mesmo a quebra das peças. 

Quais são os principais benefícios da lente de contato dental?

Agora que conhece mais sobre as lentes de contato dental, é chegado o momento de saber mais sobre os benefícios que o tratamento proporciona. Confira!

Melhora a estética do sorriso

Uma das maiores vantagens da lente de contato dental é que ela melhora a estética dos dentes.

O sorriso é o nosso principal cartão de visita e faz toda a diferença ter dentes bonitos para ter uma boa autoestima e mais autoconfiança, por exemplo.

Preservação da estrutura natural dos dentes

Quando se opta pelo uso da lente de contato, a estrutura natural dos dentes é mantida, ao contrário do que acontece com os implantes, por exemplo.

Embora o desgaste seja necessário em alguns casos, é possível manter a estrutura natural do dente. Assim, além de bonito, o seu sorriso também será saudável.

Alta durabilidade

Como explicamos, a lente de contato dental pode durar até 20 anos, caso seja bem cuidada. Assim, apesar do investimento ser alto, a longevidade do produto acaba fazendo com que valha a pena.

É claro que manutenções são necessárias e também devem ser evitados alguns hábitos pouco saudáveis como roer unhas e usar os dentes para abrir embalagens. Assim, as lentes duram ainda mais.

Resistência às manchas

As lentes de contato dental são resistentes às manchas. É verdade que o excesso de alguns alimentos devem ser evitados, conforme explicamos anteriormente.

No entanto, se consumidos com moderação, os seus dentes não ficarão manchados e você poderá ter um sorriso bonito por muitos e muitos anos.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da lente de contato dental? Esse tratamento pode ser bem eficiente para melhorar o aspecto do seu sorriso. Para saber mais, consulte o seu dentista.

Aproveite e assine a nossa newsletter! Assim, poderemos sempre enviar mais conteúdos relevantes como este para o seu e-mail.

Sair da versão mobile