Boca seca (xerostomia): causas, sintomas e tratamentos

Você percebe que fica com a boca seca com frequência? Se isso acontecer, é preciso acender um sinal de alerta! Você pode estar com xerostomia, uma condição em que o corpo produz uma quantidade insuficiente de saliva.

São diversos os fatores que podem causar esse problema e convém que você consulte o seu médico ou cirurgião-dentista para que seja feito um diagnóstico mais completo.

Quer saber mais sobre a xerostomia? Então, basta continuar lendo o nosso artigo. Esclarecemos as principais dúvidas que os pacientes têm sobre o assunto. Vamos lá?

O que é a xerostomia?

A xerostomia é o nome técnico dado à boca seca. Trata-se, portanto, de uma condição do corpo humano, que está associada à baixa produção de saliva para as glândulas salivares.

Vale lembrar que a xerostomia representa a diminuição e não a interrupção da produção de saliva. Nesses casos, o nome correto da condição é hipossalivação ou hipossialia.

Em condições normais, um adulto produz entre 1 e 1,5 litro de saliva. Quando essa produção diminui, ficamos com a sensação de boca seca.

Por que a boca seca é um problema grave?

Boca seca (xerostomia)

A boca seca não causa apenas um desconforto. Essa condição também está associada a outros problemas graves.

A nossa saliva, além de água, conta com enzimas, minerais e aminoácidos. Essas substâncias ajudam o nosso organismo a se proteger contra bactérias e vírus.

Assim sendo, quando alguém está com xerostomia, pode ser contaminado mais facilmente pelos agentes infecciosos e adquirir doenças como a gripe e o resfriado.

Além disso, quando não produzimos saliva o suficiente, podemos ter problemas como o mau hálito e o surgimento de cáries nos dentes. 

Também é comum que as pessoas com xerostomia tenham dificuldades em misturar os alimentos na boca, o que traz complicações para o sistema digestivo.

Quais são os principais sintomas dessa doença?

Obviamente, o principal sintoma da xerostomia é a boca seca. No entanto, outras condições aparecem, como a dificuldade de engolir os alimentos e a sensação de ardência ou dores na língua.

Também é comum que a língua fique mais avermelhada ou com a presença de saburra, que é aquela placa bacteriana branca.

Outro sintoma comum são as irritações na garganta e a dificuldade para falar e respirar.

Quais são as causas da boca seca?

Existem várias razões para que as glândulas salivares não funcionem de forma adequada e ocasionem a xerostomia. As principais delas são as relacionadas a seguir. Veja!

Doenças

Existem algumas doenças, como a AIDS e o mal de Parkinsons, que afetam a produção das glândulas salivares.

Logo, as pessoas que sofrem com essas condições estão mais propensas a ficar com a boca seca.

Efeitos colaterais de medicamentos

Diversos medicamentos, como descongestionantes nasais, diuréticos, remédios para pressão alta e para depressão, entre outros, podem causar a boca seca.

Isso acontece porque esses medicamentos interferem no organismo e podem causar esse efeito colateral.

Fumo

Alguns componentes da fumaça do cigarro “sugam” a saliva da boca e fazem com que ela fique seca.

Ou seja, além de todos os malefícios já conhecidos, fumar também causa a xerostomia.

Menopausa

As mulheres passam por diversas mudanças no corpo ao entrarem na menopausa. Entre elas estão a redução na produção de saliva, que causa a xerostomia.

Radioterapia

As sessões de radioterapia também danificam as glândulas salivares. Por esse motivo, as pessoas com câncer e que se submetem a esse tipo de tratamento podem ficar com a boca seca.

Como prevenir a boca seca?

Como as causas da boca seca são variadas, não há muito o que fazer para prevenir esse problema. Porém, há algumas atitudes saudáveis que podem evitar o desconforto.

Caprichar na higiene bucal, beber bastante água e consultar o dentista periodicamente para fazer a profilaxia dental são boas ações para evitar a xerostomia e outras doenças.

Que tratamentos são recomendados para a boca seca?

A xerostomia não é um distúrbio com características próprias. Por isso, não há um tratamento para esse problema em específico, mas sim para as suas causas.

Se você fica com a boca seca por consequência do uso de um medicamento que causa esse efeito colateral, por exemplo, deve conversar sobre isso com o seu médico.

Dessa maneira, ele poderá mudar a medicação ou fazer ajustes na dosagem para que o desconforto não fique tão evidente.

O mesmo vale para as outras causas da boca seca. É necessário procurar a raiz do problema e tratá-la. Somente assim ele deixará de acontecer.

Como você aprendeu, a boca seca é mais que um desconforto. A condição também pode ser a abertura de portas para doenças. Por isso, buscar meios para evitar esse problema é tão importante.

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter e sempre receba os nossos conteúdos em seu e-mail. Mandaremos tudo para você, em primeira mão.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Este post tem 5 comentários

  1. Maria

    Estou com este problema Ja fez algum tempo é muito ruim e desconfortavel ,ñ sei sei mais oq fazer ,pois sofro muito com isso

  2. Julia Sousa Furstenberg.

    Também já usei um gel pra lubrificação bucal e o Bluem .Creme dental específico pra isso ,inclusive bem caro ,mas não me ajudou em nada.

  3. Julia Sousa Furstenberg.

    Estou com xerostomia ,além da boca muito seca, ultimamente venho me sentindo muito cansada .minha respiração muito pesada,ofegante.Estou tendo dificuldade pra andar, qualquer coisinha que faço no meu trabalho doméstico tenho muito cançaso respiratório.Meus lábios ficam sensíveis racham.Tenho 74 anos sempre fui saudável mas o cansaço respiratório tem me atrapalhado bastante.Se poderem me ajudar fico muito grata.

    1. DVIRadio

      Olá Julia, acreditamos que para o seu caso seja mais adequado um Médico Pneumologista. Para diagnosticar, tratar e acompanhar caso possuam alguma doença que esteja afetando o pulmão, traqueia, brônquios e bronquíolos e, consequentemente, prejudicando o processo de respiração.

  4. Maria José

    Qual é o hidratante bucal ? Quando procuro no Google, só aparece protetor labial. Minha boca está sempre seca. E bebo muita água. Aguardo resposta no meu e mail. Grata

Deixe um comentário