DVI Radiologia

Principais vantagens em usar o Setup Ortodôntico Virtual

O Setup Ortodôntico Virtual é um processo que contribui para uma etapa muito importante do atendimento odontológico, o planejamento dos tratamentos.

Se você atua como dentista, sabe como é importante estudar, organizar os materiais e explicar detalhadamente para o paciente como será o seu tratamento. 

Isso é algo que ocorre em todas as áreas da odontologia, mas, em especial, na ortodontia. Afinal, essa é uma das áreas que mais exige planejamento por parte do dentista.

O Setup Ortodôntico Virtual está sendo cada vez mais utilizado no campo odontológico. Para saber mais sobre essa prática, siga lendo este artigo. Vamos esclarecer as questões mais comuns que os profissionais têm sobre esse tema.

setup ortodôntico virtual

O que é o Setup Ortodôntico Virtual?

O Setup Ortodôntico Virtual pode ser definido como a manipulação virtual dos modelos em 3D dos dentes mal posicionados.

O recurso possibilita, por exemplo, alinhar e nivelar os dentes de forma virtual. Também garante a realização de deslocamentos tridimensionais da maxila e da mandíbula, para que se possa ter um relacionamento cirúrgico ideal.

Também é possível usar a ferramenta para prever a necessidade da redução interproximal e detectar os contatos oclusais prematuros.

Atualmente, por conta dos modernos recursos tecnológicos, o protocolo de inclusão dos modelos digitais nas documentações ortodônticas tem se tornado cada vez mais comum.

A prática vem sendo usada para praticamente todos os casos ortodônticos, desde os mais simples, até os mais complexos.

Como esse procedimento funciona?

O funcionamento do setup de planejamento digital é bastante simples, desde que o dentista tenha um software que realiza esse trabalho.

Para desenvolver esse trabalho, basta inserir os modelos 3D em algum software de ortodontia. A partir disso, deve-se fazer os movimentos que forem necessários.

No decorrer do processo, o dentista vai trabalhando com uma ferramenta digital, de forma independente. Dessa forma, fica mais fácil de planejar os tratamentos de seus pacientes.

Quais são as principais vantagens que o Setup Ortodôntico Virtual proporciona?

São diversas as vantagens proporcionadas pelo Setup Ortodôntico Virtual. Observe, a seguir, algumas das principais.

Redução de tempo e custo

Para os dentistas, fazer o planejamento dos tratamentos de forma online vale muito mais a pena do que usar velhos modelos, como o gesso, por exemplo.

Ao usar softwares de 3D, tudo é feito de maneira muito mais ágil e sem gerar custo com materiais para a clínica ou consultório.

Possibilidade de simular diversos cenários

Vários cenários podem ser simulados ao usar os softwares de planejamento ortodôntico. Isso é muito importante para que o próprio paciente possa atuar de forma mais ativa no seu tratamento.

O dentista pode apresentar diferentes possibilidades de resultados, para que o paciente escolha aquela que ele julgar esteticamente mais agradável, por exemplo.

Fácil compreensão por parte dos pacientes

Os pacientes poderão acompanhar  o planejamento do tratamento e ouvir explicações detalhadas do dentista, enquanto observam as projeções na tela do computador.

Ao compreender melhor sobre o seu tratamento, inclusive, os pacientes poderão contribuir mais, evitando hábitos que podem retardar os efeitos desejados.

Ferramenta de marketing para os dentistas

Você deve estar se perguntando o que o Setup Ortodôntico Virtual tem a ver com marketing. Apesar de parecer distante, esse recurso pode sim ser utilizado como um meio para atrair mais clientes para um consultório.

Os dentistas que contam com scanners que fazem o Setup Ortodôntico Virtual no consultório poderão apresentar soluções para tratamentos de nivelamento e alinhamento já na primeira consulta do paciente.

Para os pacientes que desejam um tratamento ágil, isso faz toda a diferença. Logo, a ferramenta de Setup Ortodôntico Virtual pode sim ser usada como um recurso de marketing, para atrair mais clientes.

Integração com resultados de exames

Os setups com modelos digitais também podem ser integrados com imagens resultantes de exames radiológicos, como as tomografias computadorizadas

Isso proporciona ao dentista uma visualização completa das suas raízes dentais, durante toda a execução dos tratamentos.

Além disso, quando associados a outras ferramentas de diagnóstico, os setups digitais podem dar mais previsibilidade ao dentista, que executará um tratamento.

Ainda sobre o recurso da integração, o setup digital facilita na especificação da quantidade de desoclusão interdentária e da regularidade da superfície desejada. Também é uma boa prática usar a técnica para ter mais precisão na confecção de guias cirúrgicos e placas miorrelaxantes.

A DVI Radiologia oferece esse serviço, que garante ao dentista máxima previsibilidade dos tratamentos ortodônticos. Com o nosso auxílio, você poderá planejar seus tratamentos com alta precisão em cada movimentação dentária.

Para saber mais sobre esse e outros serviços que oferecemos, acesse agora mesmo os nossos serviços.

Sair da versão mobile