DVI Radiologia

Dente com raiz exposta: tudo o que você precisa saber

Você sente um desconforto ao escovar os dentes? Sente dores ao ingerir um alimento quente ou gelado? Se isso acontece, você pode estar com algum dente com raiz exposta.

Esse problema é bastante comum de acontecer com pessoas de todas as idades e realmente pode causar um desconforto bem grande. 

A boa notícia é que existe tratamento e você pode se livrar desse problema de uma vez por todas, visitando  o consultório do seu dentista.

Reunimos neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o dente com raiz exposta. Siga a leitura e confira!

O que é o dente com raiz exposta?

O dente com raiz exposta, problema que também é conhecido como retração gengival, é um fenômeno que acontece quando o tecido da gengiva baixa em relação às peças dentárias.

Dessa maneira, a raiz do dente fica exposta, causando dores e desconfortos para a pessoa.

Quais são as causas da retração gengival e como evitá-la?

As causas do dente com raiz exposta são diversas e podem envolver os hábitos e cuidados que a pessoa tem com a sua saúde bucal

Veja a seguir quais são os principais fatores que causam a retração gengival e como evitá-los!

Excesso de força na escovação

Quando alguém faz muita força para escovar os dentes, pode acabar “removendo” o tecido da gengiva. Isso faz com que o dente fique com a raiz exposta.

Por isso, para evitar esse problema, use escovas de dentes macias e faça a escovação de forma suave.

Fatores genéticos

O dente com raiz exposta também pode ter causa nos fatores genéticos. Ou seja, se os seus pais sofrem com esse problema, as chances de você desenvolvê-lo são maiores.

Nesse caso, infelizmente, não há nada que ser feito, a não ser tomar todos os cuidados possíveis com a sua saúde bucal.

Posicionamento dos dentes

Quando os dentes estão em um posicionamento anormal, a falta de alinhamento pode causar a recessão da gengiva.

Nesse caso, o mais recomendado é que se inicie um tratamento com o uso do aparelho  ortodôntico, para que os seus dentes se mantenham alinhados e na posição correta.

Bruxismo

O bruxismo é uma patologia de fundo psicológico, que faz com que as pessoas costumem ranger os dentes, principalmente durante o sono.

Esse hábito pode ser a causa de muitos problemas dentais, o que inclui a retração gengival.

Por isso, se você tem bruxismo, convém buscar o tratamento com um cirurgião dentista. O profissional poderá oferecer, por exemplo, uma placa para ser usada durante a noite, evitando o desgaste dos dentes.

Porém, como o bruxismo pode ter origem psíquica, pode ser necessário que você também consulte e faça tratamentos com um psicólogo ou psiquiatra.

Trauma no tecido da gengiva

Se você tiver enfrentado algumas das doenças da gengiva, como a periodontite, pode ter causado algum trauma nessa parte do seu corpo.

Dessa forma, a gengiva pode retrair para “sarar” o ferimento e isso deixa o dente com a raiz exposta.

Uso de piercing na boca

As pessoas que usam piercing na boca podem estar mais propensas a ter problemas de dente com raiz exposta.

Isso acontece porque o metal entra em contato com a gengiva e causa irritação. Dessa forma, o nosso corpo interpreta que tem um ferimento e causa a retração para tentar curá-lo.

Em muitos casos, o dentista pode recomendar a retirada do piercing para que o problema possa ser solucionado.

Quais são os riscos que esse problema gera?

dente com raiz exposta

Se uma pessoa tiver um dente com a raiz exposta e não fazer o devido tratamento, a tendência é que o quadro se agrave.

Ou seja, se essa pessoa sente dor ao escovar os dentes e tem muita sensibilidade dentária, principalmente ao consumir alimentos quentes ou gelados, isso tende a piorar cada vez mais,

Além disso, a gengiva poderá continuar retraindo em outros dentes, causando ainda mais dor e desconforto. É por isso que buscar ajuda profissional é algo que sempre deve ser buscado.

Qual é o tratamento para o dente com raiz exposta?

A primeira coisa que deve ser feita para tratar o dente com raiz exposta é descobrir a causa do problema. Se o que está causando isso é a má escovação, por exemplo, você deve começar a ter mais cuidados com a sua higiene bucal.

Além disso, dependendo da gravidade do caso, o dentista pode propor diferentes tipos de tratamentos. Um deles é uma limpeza mais profunda, que recebe o nome de raspagem e polimento radicular.

Em situações mais graves, o dentista também pode orientar a realização de uma cirurgia chamada de enxerto de gengiva. 

Essa técnica consiste em retirar um pedaço de gengiva de um sítio doador e recobrir a área que está afetada pela retração. Assim, o seu dente não terá mais a raiz exposta.

Se você tem o dente com a raiz exposta, deve consultar o seu dentista o mais breve possível. Afinal, quanto antes você iniciar o seu tratamento, mais rapidamente poderá ter o problema resolvido, além de sentir menos dor e gastar menos dinheiro.

Este artigo foi útil para você? Então, continue em nosso blog e leia agora o nosso conteúdo que apresenta as 5 principais causas de dor no maxilar.

Sair da versão mobile