Recepção de consultório odontológico: como montar e decorar

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Para os dentistas empreendedores, saber como montar e decorar a recepção de consultório odontológico é importante. Afinal, tudo precisa ser bonito, eficiente e bem organizado para receber os pacientes.

Lembre-se que é importante prestar um bom atendimento aos seus pacientes e que eles começam a ter uma boa experiência já na entrada do consultório. Por isso, é essencial dedicar-se para que se tenha uma recepção de qualidade e que proporcione conforto e acolhimento.

7 dicas para montar e decorar uma recepção de consultório odontológico

Se você está em dúvidas sobre como montar e decorar uma recepção de consultório odontológico, este conteúdo é para você. 

Listamos uma série de dicas bem interessantes, para você poder criar um ambiente muito receptivo para os seus pacientes e visitantes. Confira, a seguir!

recepção de consultório odontológico

1. Escolha bem as cores

A escolha das cores das paredes é o primeiro passo para fazer uma decoração de consultório odontológico. Isso porque é a tonalidade das paredes que servirá como base para a escolha dos móveis e objetos decorativos.

Nos estabelecimentos de saúde, por muitos anos, foram usadas cores como o verde e o azul. Isso acabou fazendo com que as pessoas relacionassem essas tonalidades à doença ou sofrimento. Por isso, talvez não seja uma boa ideia utilizá-las.

O mais indicado é usar cores claras, como o branco e o bege. Outras tonalidades mais claras, como o rosa e o amarelo em tons pastéis podem ser escolhidos para os detalhes, como rodapés.

2. Garanta uma boa iluminação

O consultório também precisa ter uma boa iluminação, para que o ambiente não fique com uma cara triste ou melancólica. No entanto, para você não precisar encher a recepção de lâmpadas e gastar muito na conta de energia, usar a luz natural é uma opção.

Se possível, a recepção do consultório deve ficar em um local em que se possam abrir as janelas, para que a luz do Sol possa ser aproveitada. Assim, apenas uma lâmpada é suficiente para deixar o local bem iluminado.

3. Tenha um cantinho com serviço de copa

A recepção de consultório odontológico também pode ter um cantinho com um serviço de copa. Nesse espaço, deixe sempre um galão com água mineral para os clientes se servirem, bem como copos descartáveis e guardanapos.

Caso ache interessante, também podem ser oferecidas bebidas quentes, como chá ou café para os clientes tomarem enquanto aguardam.

4. Escolha móveis bonitos e confortáveis

Em muitos casos, a recepção do consultório é também a sala de espera, ou seja, o local em que os pacientes aguardam serem chamados para o atendimento.

Nessas situações, é uma boa medida investir em móveis que tenham um aspecto bonito, mas que também sejam funcionais.

As cadeiras ou sofás devem ser macios e confortáveis, para que os pacientes tenham uma boa experiência.

5. Disponibilize opções de entretenimento para os pacientes

Para que os pacientes possam se distrair durante o tempo em que esperam para serem atendidos, você deve investir em opções de entretenimento.

A sala de espera pode ter uma TV ligada em um canal de notícias, para que os pacientes possam assistir. Você também pode fazer assinaturas de jornais e revistas e deixar os exemplares à disposição em uma mesinha de centro.

Também é uma boa ideia disponibilizar uma conexão de internet wi-fi. Dessa forma, os pacientes podem conectar os seus smartphones e acessar os conteúdos que tiverem interesse.

6. Mantenha o balcão da recepção sempre muito bem organizado

O balcão de uma recepção de consultório odontológico é sempre o primeiro espaço para o qual os pacientes se direcionam quando entram no ambiente. Por isso, ele precisa ser sempre muito bem organizado, para que as pessoas fiquem com uma impressão positiva.

As secretárias e recepcionistas também devem ser orientadas para manter as suas mesas sempre bem organizadas. Canetas, agendas, grampeadores, pastas e outros materiais de escritório devem ficar nos espaços a eles destinados e não espalhados na bancada.

7. Proporcione a higiene e a limpeza da recepção

A recepção do seu consultório precisa estar sempre com uma limpeza impecável. Por isso, é recomendado que o ambiente seja faxinado pelo menos uma vez por dia, para evitar o acúmulo de sujeira no chão ou poeira nos móveis.

Em tempos de pandemia, esses cuidados com a higiene devem ser redobrados. É imprescindível deixar um frasco com álcool em gel 70% logo na entrada da porta, para que os pacientes possam higienizar as mãos antes de entrar no local.

Também é uma boa ideia deixar um tapete com solução sanitizante na porta. Assim, os pacientes podem limpar os pés e evitar trazer vírus, bactérias e sujidades da rua.

Com essas dicas e orientações, você terá mais tranquilidade e facilidade ao montar e decorar uma recepção de consultório odontológico. A nossa vontade é que tenhamos trazido um conteúdo útil para você.

Conte para a gente: como você pretende montar ou decorar a recepção do seu consultório? A sua participação é sempre muito bem-vinda por aqui, use o espaço para comentários.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário