Tipos de dentista: conheça as principais especialidades que existem

Assim como acontece na Medicina, existem várias especialidades na Odontologia. Dessa forma, existem diferentes tipos de dentista e, para os pacientes, conhecê-los é importante.

Quando você sabe mais sobre as especialidades de cada dentista, pode procurar o profissional certo para cada ocasião. Assim, resolve o seu problema mais rapidamente, tendo em vista que fará a consulta com um especialista na área que você necessita.

Tipos de dentista: conheça os 10 principais

Para que você saiba mais sobre os tipos de dentista, preparamos uma lista. Confira, a seguir!

tipos de dentista

1. Clínico geral

Quando um profissional se forma na faculdade de Odontologia pode atuar como dentista clínico geral

Por isso, podemos dizer que todos os dentistas estão aptos para realizar o trabalho de clínico, que é o responsável pelos tratamentos preventivos e a realização periódica da limpeza nos dentes, por exemplo.

É recomendado que todas as pessoas façam uma visita ao dentista clínico geral pelo menos uma vez a cada seis meses. Além da profilaxia, o profissional também realiza exames clínicos e pode encaminhar para um especialista, caso seja necessário.

2. Odontopediatra

O odontopediatra é o dentista especialista no atendimento de crianças e adolescentes. Ele atende desde bebês que estão no início da primeira dentição até os jovens que estão na adolescência.

Entre outras coisas, o odontopediatra é responsável por monitorar o desenvolvimento da arcada dentária das crianças. Também é sua função dar dicas e propor tratamentos para que os dentes de leite sejam bem preservados até que os permanentes nasçam.

3. Protesista

O protesista é o dentista responsável pelo desenvolvimento e colocação de próteses dentárias. Ou seja, se alguém perder um dente, por qualquer motivo, é esse o profissional que deve ser consultado.

Além de recolocar dentes, o protesista também pode recomendar o uso de próteses para tratar doenças, como o bruxismo.

4. Ortodontista

Sem dúvida, um dos tipos de dentista mais procurados é o ortodontista. Esse profissional é o responsável pela colocação e manutenção dos aparelhos ortodônticos.

Os aparelhos são indicados para pessoas que precisam corrigir o posicionamento dos dentes. Para cada caso, o ortodontista pode indicar um tipo específico de aparelho, dependendo da situação de cada paciente.

5. Periodontista

O periodontista é o dentista que cuida das gengivas dos pacientes. O profissional deve ser procurado sempre que você tiver com algum problema ou lesão nessa parte do corpo, como sangramentos ao escovar os dentes, por exemplo.

Além do tratamento da gengivite, o periodontista pode fazer enxertos e implantes, no caso de pacientes que tiveram perdas severas de gengiva devido à doença.

6. Odontologista estético

O odontologista estético é especialista na realização de tratamentos voltados para a melhora da aparência dos dentes e do rosto do paciente.

O profissional realiza tratamentos para deixar os dentes mais brancos, removendo manchas e cor mais amarelada, por exemplo.

Também é permitido ao odontologista estético que realize alguns tratamentos não-invasivos, como a colocação de lentes de contato dental, harmonização facial, bichectomia, aplicação de toxina botulínica, entre outros.

7. Implantodontista

O implantodontista também é um dos tipos de dentista mais requisitados. Esse profissional é o especialista em fazer cirurgias de implante.

De tal maneira, o implantodontista tem a função de implantar próteses fixas ou móveis, bem como acompanhar a evolução dessa categoria de tratamento nos pacientes.

8. Estomatologista

Entre os tipos de dentista menos conhecidos está o estomatologista. O especialista nessa área é responsável por realizar o diagnóstico e propor tratamentos para doenças que acometem a cavidade bucal.

Consultar com esse profissional é importante para serem diagnosticadas e tratadas as doenças bucais que podem chegar à circulação sistêmica e causar danos às demais estruturas do organismo.

9. Cirurgião bucomaxilofacial

O cirurgião bucomaxilofacial atua em ambiente hospitalar ou laboratorial. Ele é o responsável por realizar cirurgias em casos de pacientes com traumas na face, malformações ou anomalias.

Esse profissional pode ser procurado, inclusive, por quem precisa fazer a reconstrução da face e enxertos de ossos na região do rosto.

10. Especialista em disfunção temporomandibular

A articulação temporomandibular (ATM) é uma das partes mais complexas do corpo humano. Por isso, as pessoas que sofrem com dor na região precisam de um diagnóstico mais apurado e tratamentos específicos.

O dentista especialista em disfunção temporomandibular é o profissional com a formação necessária para tratar casos de estalos na ATM, mandíbula travada, entre outros casos.

Todos os tipos de dentista são relevantes e podemos precisar dos trabalhos deles em diferentes momentos das nossas vidas. Agora, você já sabe quando deve procurar por cada especialidade.

Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário