Boca dormente: saiba o que pode ser

Você tem a sensação de boca dormente com frequência? Em caso positivo, é preciso prestar atenção e procurar ajuda de um profissional! 

Embora o formigamento e dormência na língua ou na boca geralmente não indiquem algo grave, convém saber o que está motivando que isso aconteça

Isso é necessário para você poder fazer o tratamento correto e eliminar esse incômodo do seu dia a dia.

Quer saber mais sobre a sensação de boca dormente? Então, prossiga com a leitura!

5 fatores que podem causar a sensação de boca dormente

A seguir, apresentaremos os principais fatores que podem fazer com que você sinta a boca dormente. Leia atentamente!

boca dormente

1. AVC

A língua e a boca dormente são um dos sintomas da ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Porém, dificilmente esse sintoma ocorre de forma isolada. Quando está tendo um AVC, o indivíduo geralmente também sente dor de cabeça, dificuldade para ficar em pé e redução da força de um dos lados do corpo.

Quando alguém suspeita que está tendo um AVC, não se pode esperar! É preciso chamar a emergência imediatamente para que o atendimento médico seja realizado.

2. Ansiedade e estresse

Os distúrbios mentais, como a ansiedade e o estresse, podem fazer com que as pessoas sintam um leve formigamento na língua e na boca.

Geralmente esse sintoma vem acompanhado de tonturas, dores de barriga, insônia e tensões musculares.

Nesse caso, para eliminar os sintomas de boca dormente, é preciso tratar o problema que o está causando. 

Logo, consultar com um psicólogo ou psiquiatra se faz necessário, para que o tratamento adequado seja realizado.

3. Alergia alimentar

Muitas vezes, a sensação de boca dormente pode indicar uma alergia alimentar. Nesse caso, outros sintomas são o inchaço na língua, o surgimento de aftas, vômito, diarreia e excesso de gases.

Nesse tipo de situação, o ideal é consultar um médico, que pode realizar exames e identificar a alergia a determinado grupo de alimentos. Dessa forma, a alergia é tratada com o uso de medicamentos e mudanças na dieta.

Em alguns casos, como pessoas com intolerância ao glúten ou à lactose, pode ser necessário o acompanhamento de um nutricionista, para ser prescrita uma dieta adequada.

4. Hipocalcemia

A redução de cálcio no organismo, conhecida como hipocalcemia, pode ter como sintoma a boca dormente. 

Geralmente, a dormência na boca é um dos sintomas iniciais desse problema. Em seguida, a pessoa começa a ter espasmos musculares, confusão mental e formigamento das mãos.

Diversas são as causas da hipocalcemia, como a deficiência em vitamina D, a baixa ingestão de cálcio, o alcoolismo e o uso de alguns tipos de medicamentos.

 importante consultar um médico para identificar a causa e realizar o tratamento adequado. Na maioria dos casos, um tratamento simples, com o uso de medicamentos e dieta específica, o problema é facilmente controlado.

Triste chateada jovem com a mão no rosto e a boca dormente.
 

5. Lesões no nervo alveolar

A boca dormente também pode ser causada por lesões no nervo alveolar, localizado no interior da mandíbula e que confere sensibilidade ao lábio inferior e à região do queixo.

Esse nervo pode ser lesionado em caso de complicações em procedimentos cirúrgicos na região, como a extração do dente do siso.

Para amenizar esse problema, o dentista pode propor tratamentos como a laserterapia, que estimula as funções nervosas e reduz os sintomas e desconfortos.

6. Queimaduras

Após o consumo de alimentos ou bebidas quentes, como sopa ou café, pode ocorrer a sensação de dormência na língua e na boca. 

Isso acontece devido à lesão causada pelo calor excessivo, resultando em sintomas como perda de sensibilidade, vermelhidão, dor e ardor. 

A duração desses sintomas pode variar de algumas horas a dias, dependendo da gravidade da queimadura.

Em casos assim, é indicado consumir algo frio, como sorvete, que pode refrescar a região afetada e proporcionar alívio. 

Outra opção é utilizar pastilhas para tosse ou mascar um chiclete de menta, que podem ajudar a diminuir a sensação de ardor e dormência na língua. 

7. Paralisia facial

A paralisia facial, também conhecida como paralisia de Bell, ocorre quando há inflamação de um dos nervos faciais, resultando na perda de controle dos músculos de um lado do rosto. 

Essa condição pode causar sintomas como boca torta, dificuldade em fazer expressões faciais e uma leve sensação de dormência no lado afetado, incluindo a língua.

Se alguém apresentar esses sintomas de paralisia facial, é essencial consultar um médico ou dentista para uma avaliação adequada. 

O tratamento dependerá da gravidade da paralisia e das necessidades específicas de cada indivíduo. 

Portanto, buscar atendimento médico especializado é fundamental para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado para a paralisia facial.

8. Hipertensão arterial

A hipertensão arterial, quando ocorre um rápido aumento da pressão sanguínea, pode apresentar como sintoma a dormência na língua, especialmente em situações de estresse, uso de certos medicamentos ou consumo de drogas. 

Além da dormência na língua, outros sintomas podem ser observados, como tontura, visão borrada, dor de cabeça e dor na nuca.

Caso alguém experimente esses sintomas associados à hipertensão arterial, é importante buscar atendimento médico imediatamente. 

A hipertensão é uma condição séria que requer diagnóstico adequado e tratamento adequado para prevenir complicações. 

O profissional de saúde poderá avaliar a pressão arterial, realizar exames adicionais e, se necessário, prescrever medicamentos para controlar a pressão.

Retrato de um homem com a boca dormente em roupas casuais cobrindo a boca com as palmas das mãos

A importância da consulta com dentistas de confiança para evitar a boca dormente e outros problemas

A boca dormente é um problema bem desagradável e pode desencadear outras situações, como o aumento do estresse e até constrangimentos para as pessoas.

Como explicamos, uma das causas dessa sensação é a lesão dos nervos ao fazer a extração do dente do siso e outras cirurgias.

Por isso, vale a pena sempre consultar com dentistas de confiança, que realizem exames de imagem e outras avaliações que garantam um diagnóstico preciso.

Dessa forma, você evita problemas, como uma lesão no nervo e que possa causar a boca dormente, quando for realizar a extração do siso e outros procedimentos.

FAQ: perguntas e respostas sobre dormência na boca

Preparamos um FAQ para que você possa esclarecer, de uma vez por todas, as suas dúvidas sobre a sensação de boca dormente. Veja as perguntas e respostas:

O que é boca dormente?

A boca dormente é uma sensação de perda temporária ou diminuição da sensibilidade na região bucal. 

É comumente descrita como uma sensação de formigamento, dormência ou falta de sensibilidade nos lábios, gengivas, língua, céu da boca ou em áreas adjacentes. 

Pode ser causada por uma variedade de razões, incluindo condições temporárias e passageiras, como ação anestésica local após procedimentos dentários, consumo de alimentos ou bebidas muito quentes ou frios, lesões na boca ou irritação dos nervos. 

Em alguns casos, a boca dormente também pode ser um sintoma de condições subjacentes mais sérias, como neuropatia periférica, infecções, traumas, deficiências vitamínicas ou problemas neurológicos. 

A duração e a gravidade da dormência podem variar dependendo da causa subjacente e do indivíduo afetado. 

É importante procurar orientação médica ou odontológica se a boca dormente persistir ou estiver associada a outros sintomas preocupantes.

O que fazer quando sentir dormência na boca?

Quando você sentir dormência na boca, é importante tomar algumas medidas. Primeiro, tente identificar a causa da dormência. Pode ser devido a algo temporário, como consumo de alimentos ou bebidas quentes ou frios, ou pode indicar uma condição subjacente. 

Caso a dormência persista ou esteja acompanhada de outros sintomas preocupantes, é recomendado buscar orientação médica ou odontológica para um diagnóstico preciso.

  • Enxaguar a boca com água morna de forma suave pode ajudar a remover irritantes ou substâncias que possam estar causando a dormência. 
  • Evite consumir alimentos ou líquidos extremamente quentes ou frios se a dormência estiver relacionada a uma queimadura ou sensibilidade. 
  • Descansar e relaxar é importante se a dormência estiver relacionada ao estresse ou fadiga. 
  • Monitore os sintomas e registre os padrões e duração dos episódios de dormência para compartilhar com o profissional de saúde durante uma consulta..

Lábios dormentes: o que pode ser?

Lábios dormentes podem ser causados por diferentes fatores, tais como irritação ou alergia a produtos labiais, traumas físicos como mordidas ou pancadas nos lábios herpes labial.

A sensação também pode estar associada a condições neurológicas como neuralgia do trigêmeo, efeito colateral de certos medicamentos, entre outros. 

Se você estiver experimentando dormência nos lábios de forma persistente ou recorrente, é aconselhável consultar um médico ou dentista para uma avaliação adequada.

Língua dormente: é grave?

A dormência na língua pode ter várias causas e sua gravidade dependerá do motivo subjacente. 

Em alguns casos, a dormência na língua pode ser um sintoma temporário e leve, causado por fatores como uma queimadura leve, irritação da língua ou efeito colateral de certos alimentos ou medicamentos. Geralmente, nessas situações, a sensação de dormência desaparece por si só em pouco tempo.

No entanto, em outros casos, a dormência na língua pode indicar uma condição subjacente mais séria, como neuropatia periférica, infecção, inflamação, trauma ou distúrbios neurológicos. 

Nessas circunstâncias, é importante buscar avaliação médica ou odontológica para determinar a causa exata e obter o tratamento adequado.

Portanto, se você estiver enfrentando dormência persistente na língua, especialmente se estiver acompanhada de outros sintomas preocupantes, é recomendado consultar um profissional de saúde para uma avaliação apropriada. Eles poderão fornecer um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado, se necessário.

Boca dormente é sintoma de COVID-19?

A boca dormente não é um sintoma comumente associado à COVID-19. Os sintomas mais comuns dessa doença incluem febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar e olfato, dores de garganta, dores musculares, dor de cabeça e dificuldade respiratória.

Porém, cada pessoa reage de uma forma diferente ao entrar em contato com o novo coronavírus, principalmente se não estiver com o esquema vacinal completo.

Por isso, caso você não esteja imunizado com todas as doses da vacina contra a COVID-19, convém ir até o posto de saúde mais próximo da sua residência e realizar a vacinação.

O que é parestesia de ansiedade e como ela se relaciona com a boca dormente?

A parestesia de ansiedade é uma sensação anormal de formigamento, dormência ou queimação em certas partes do corpo, como mãos, pés, rosto, língua, boca ou outras áreas. 

Essa condição está associada à ansiedade e ao estresse excessivo. Ela  ocorre devido a uma resposta do sistema nervoso autônomo, que é ativado durante momentos de estresse.

Durante episódios de ansiedade intensa, o corpo pode liberar hormônios do estresse que afetam a circulação sanguínea e a sensibilidade nervosa. Isso pode levar à sensação de formigamento ou dormência temporária. 

Geralmente, a parestesia de ansiedade é inofensiva e desaparece à medida que os níveis de estresse diminuem. Porém, é indicado acompanhamento médico e psicológico para tratar o estresse e evitar que o quadro se repita.

Bruxismo causa dormência na boca?

O bruxismo, que é o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes, geralmente não é uma causa direta de dormência na boca. 

No entanto, o bruxismo pode estar associado a alguns sintomas que podem causar sensações de dormência ou formigamento na região bucal.

Além disso, o bruxismo crônico e intenso pode levar a tensão muscular excessiva na mandíbula e na região facial. 

Isso pode resultar em dor muscular, cefaleias tensionais e até mesmo compressão de nervos próximos, o que pode causar sintomas como dormência, formigamento ou sensações anormais nos lábios, língua ou bochechas.

É importante ressaltar que a dormência associada ao bruxismo é mais provável de ocorrer como um sintoma indireto. 

Ou seja, o sintoma é um resultado da tensão muscular e da compressão nervosa, e não uma causa direta do bruxismo em si.

Conseguiu entender mais sobre as principais causas da boca dormente? Então, se você está com algum dos problemas que listamos aqui, consulte o médico ou dentista para o correto diagnóstico e tratamento. 

Manter a sua saúde em dia é muito importante! Siga as nossas redes sociais para mais dicas! Você nos encontra no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Este post tem 7 comentários

  1. Ana

    Abri este texto porque tenho sensação de dormência nos lábios, língua a e dedos desde que tive o teste de gravidez positivo.
    Sinto que se possa relacionar com o nível hormonal estar mais alto e alterado, pela naturalidade da condição. Ainda assim, como se pode associar a falta de cálcio, ou de outros minerais gostava de saber qual seria a hipótese mais válida. (Cálcio não será, pois tenho comido diariamente imensos alimentos ricos em cálcio).
    Nao fiquei elucidada. Gostava de saber a percentagem deste sintomas nas pessoas grávidas.

  2. Jose Soares

    Ola, tudo bem!

    Estou com esses sitoma e fui ao medico e informou que e paralisia de bell, dormência na boca, ligue e lado esquerdo, segundo informações com alguns dias passa, isso e verdade, porque não me passou nenhum medicamento

  3. Maria da Penha Mattos da Silva

    Eu ficou constantemente com dormência na boca nariz os dedos dos pés mas o médico Fala que é da ernia de disco porque eu tenho esse problema de ernia de disco

  4. Eliene

    Muito obrigado mim ajudou bastante

  5. Maria Genivalda de Sa

    Gostei de ler sobre dormência na boca, fiquei mais tranquila com o diagnóstico, porém eu estava bem preocupada com os sintomas mas me aliviou muito pq deu certo com o que eu estou sentindo, provavelmente seja alérgico mesmo valeu muito obrigado.

    1. DVIRadio

      Ficamos felizes em poder contribuir. Para tirar de fato a dúvida, deve procurar um Cirurgião Dentista ou um Estomatologistas

  6. Evanildo Nunes dos Santos Mendes

    Eu tenho esse tipo de dormente na boca e nos pés sempre to tendo esse problema

Deixe um comentário