DVI Radiologia

Creme dental clareador funciona? Saiba neste artigo!

A compra de um creme dental clareador é alternativa encontrada por muitas pessoas que desejam ter um sorriso mais branco. Porém, nem sempre os resultados alcançados com o produto são significativos, o que gera muitas queixas por parte dos usuários.

Vale lembrar ainda que o sorriso mais branco é uma questão estética apenas. Ter um dente mais amarelado não significa que ele esteja menos saudável. Porém, criou-se um padrão estético em que o sorriso deve ser branco e muitas pessoas buscam por isso.

Para você entender mais sobre o assunto e saiba se realmente o creme dental clareador funciona, preparamos este artigo. 

A seguir, esclareceremos as principais dúvidas sobre o tema. Vamos lá?

O que é o creme dental clareador?

Também conhecido como pasta para clarear os dentes, esse tipo de creme dental, geralmente, tem em sua composição o peróxido de carbamida ou de hidrogênio.

Esse agente químico é bastante usado em tratamentos clareadores e, por isso, é incluído nos cremes dentais. 

Existem diversas marcas de creme dental clareador disponíveis para venda nas farmácias e nos supermercados. Geralmente, eles têm um valor um pouco mais elevado que a pasta de dente comum.

A pasta para clarear os dentes realmente funciona?

O creme dental clareador é mais abrasivo que as pastas de dente comuns. Dessa forma, ele funciona como uma lixa ou esfoliante, que remove as manchas do esmalte dos dentes.

Porém, em tratamentos feitos no consultório do dentista, a concentração do peróxido, que é a substância clareadora, pode chegar a 40%.

Na pasta para clarear os dentes, o componente geralmente se mantém em 2%. O número é bastante baixo e é por isso que, dificilmente, apenas o uso do creme fará com que o sorriso fique mais branco.

A pasta para clarear os dentes deve ser mais usada como uma medida protetiva, para evitar que os dentes fiquem muito amarelados, do que para deixá-los mais brancos.

Vale a pena apostar no creme dental com carvão ativado?

Atualmente, muitas pessoas estão apostando no uso de creme dental clareador com carvão ativado. Geralmente, esse tipo de pasta tem a cor preta e promete ajudar a deixar os dentes mais brancos.

Porém, de acordo com um estudo publicado pelo Journal of the American Dental Association, não existem evidências suficientes para comprovar que o carvão branqueia os dentes.

O que acontece é que o carvão possui partículas que causam a impressão de que o sorriso está mais iluminado diante da exposição de luz. Porém, não ocorre realmente o clareamento.

creme dental clareador

O uso do bicarbonato de sódio é indicado para substituir a pasta para clarear os dentes?

Se você pesquisar na internet por tratamentos caseiros para clarear os dentes, é bem provável que leia em algum lugar que o bicarbonato de sódio é eficiente para isso.

Porém, isso é um mito! Assim como acontece com o creme dental clareador, o bicarbonato não tem poder suficiente para quebrar o pigmento que deixa os dentes amarelados.

Além disso, o uso exagerado do bicarbonato de sódio poderá causar problemas como a hipersensibilidade nos dentes e o surgimento de doenças na gengiva, como a periodontite.

O que realmente funciona para ter dentes mais brancos?

Como vimos, o creme dental clareador não é suficiente para deixar os dentes mais brancos. Por isso, o ideal é que se busque um consultório dentário para realizar o tratamento ideal, caso pense em ter um sorriso com uma estética mais bonita.

Tratamento a laser

Um dos principais tratamentos que pode ser feito é o laser. Nesse caso, o dentista aplica uma luz pulsada, de modo que os dentes já ficam mais brancos logo na primeira sessão.

Recomenda-se que os pacientes realizem até três sessões de tratamento a laser para ter resultados realmente eficientes.

Tratamento com moldeira

Outro método, que costuma ser mais acessível financeiramente, é o clareamento com moldeira. Nesse caso, o dentista aplica um produto em uma estrutura de silicone que é usada pelo paciente.

Assim como o creme dental clareador, o gel que vai na moldeira contém peróxido de carbamida ou hidrogênio. Porém, a quantidade é muito maior e a supervisão profissional é necessária para que você não se machuque.

O dentista também pode orientar para que o uso da moldeira siga sendo realizado em casa pelo paciente. 

A única desvantagem do tratamento com moldeira é o fato dele ser bem mais lento que o de laser. O paciente deve usar o produto por vários dias para que perceba um resultado significativo. 

Lente de contato dental

Uma opção bem mais rápida para ficar com os dentes mais claros é o uso da lente de contato dental.

Nesse caso, o dentista coloca uma espécie de faceta de porcelana sobre os dentes. Assim, pode-se escolher uma tonalidade adequada para cada paciente.

Agora você já sabe que somente o uso do creme dental clareador não é suficiente para ter dentes mais brancos. Isso não quer dizer, no entanto, que você não possa usar o produto em paralelo a outros tratamentos ou para prevenir o escurecimento.

Aproveite que está aprendendo sobre estética para o sorriso e leia agora o nosso artigo que fala sobre a harmonização orofacial. Esse tratamento pode ser uma alternativa para quem deseja ter dentes ainda mais bonitos.

Sair da versão mobile