6 motivos para usar a impressão 3D na odontologia

A impressão 3D na odontologia é cada vez mais utilizada e tem contribuído muito para que os profissionais aperfeiçoem diversos tratamentos realizados nos pacientes.

Nos consultórios de odontologia modernos, o uso da impressão 3D é algo que faz parte do cotidiano. Por isso, convém que você se informe mais sobre o assunto.

Neste artigo, explicaremos mais sobre o conceito e apresentaremos 6 motivos para usar a impressão 3D na odontologia. Não deixe de conferir!

Entenda o que é a impressão 3D

O termo impressão 3D é um nome popular que foi dado para a técnica chamada de prototipagem rápida. Trata-se de uma tecnologia que não é usada apenas na odontologia, mas em diversos setores.

A ideia da impressão 3D é que determinados materiais sejam colocados em uma impressora e adquiram o formato desejado, de acordo com o projeto predefinido.

Assim, podem ser criadas rapidamente peças automotivas, brinquedos, objetos decorativos e até mesmo tecidos humanos.

Veja alguns exemplos de uso da impressão 3D na odontologia

Na odontologia, a impressão 3D é aplicada da mesma maneira que em outros setores. A partir de estudos prévios, como a análise de exames de imagem, os dentistas fazem o planejamento dos tratamentos do paciente.

Assim sendo, o profissional pode imprimir modelos de dentes para estudar, analisar e testar.

O uso da impressão 3D na odontologia serve para que sejam feitas restaurações, próteses e implantes, por exemplo.

Além disso, a técnica também pode ser aplicada na fabricação de modelos e alinhadores, muito usados em tratamentos odontológicos dos mais diversos tipos.

6 motivos para usar a impressão 3D na odontologia

impressao 3d na odontologia

O uso da impressão 3D na odontologia traz diversos benefícios para os dentistas e seus pacientes. Por isso, vale a pena implementar essa tecnologia no seu consultório.

A seguir, apresentaremos 6 motivos para você usar a impressão 3D na sua clínica e conquistar mais resultados positivos. Veja!

1. Diferencial competitivo

A impressão 3D é uma tecnologia que torna os processos mais ágeis e simples. Por isso, quando um dentista utiliza esse recurso, consegue realizar tratamentos mais rapidamente.

Isso se torna um diferencial competitivo perante os concorrentes. Afinal, os pacientes que desejam realizar tratamentos de prótese de forma mais ágil, por exemplo, terão preferência em contratar os serviços do seu consultório.

2. Maior lucratividade

Com a impressão 3D, a sua clínica ou consultório também aumentará a lucratividade de forma significativa. Isso ocorre porque os processos serão realizados de maneira mais ágil e os tratamentos mais eficazes.

O uso da tecnologia 3D pode ser um chamariz para novos clientes. Além disso, como na impressão há pouco desperdício de material, também se gasta menos com a confecção das peças. 

3. Peças mais resistentes

As próteses e implantes confeccionados com uma impressora 3D são mais resistentes que as feitas de outras formas.

Além disso, elas contam com um alto valor estético, tendo em vista que são impressas exatamente da forma como foram projetadas.

Para os pacientes isso é muito vantajoso e pode servir como motivo para que eles procurem o seu consultório.

4. Aumento da produtividade

Conforme explicamos, a impressão 3D na odontologia faz com que os processos se tornem mais rápidos. Logo, o seu consultório terá aumento na produtividade.

Além disso, a produtividade também aumenta pelo fato do profissional poder estudar e planejar as intervenções. Dessa maneira, há mais agilidade no momento de executar os procedimentos.

5. Alto grau de precisão

O alto grau de precisão das peças é mais um dos motivos para usar a impressão 3D na odontologia.

Os softwares das impressoras conseguem reproduzir de forma muito fidedigna o que foi projetado. Assim, se consegue exatamente os resultados esperados para cada paciente.

6. Otimização de processos

Como você já pode perceber, os benefícios do uso da impressão 3D na odontologia são muitos. Isso tudo acaba otimizando muito os processos nos consultórios e clínicas.

Vale lembrar que o dentista pode ter a impressora em sua clínica ou contar com a parceria de uma empresa que preste esse serviço na sua região. Em ambos os casos, os resultados são dos mais positivos.

A DVI Radiologia trabalha com a impressão 3D na odontologia. Realizamos a impressão de modelos digitais e biomodelos que reproduzem com exatidão a anatomia do paciente, permitindo um melhor planejamento para casos cirúrgicos e de implantes odontológicos.

Essa tecnologia reduz o tempo de intervenção cirúrgica dando mais conforto ao paciente em pós-operatório. Acesse o nosso site e conheça esse e outros serviços que oferecemos!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário