DVI Radiologia

Como escolher o ultrassom odontológico para o consultório

A escolha do ultrassom odontológico para o consultório é uma decisão importante para o dentista que está montando ou renovando o maquinário da sua clínica.

Afinal, esse equipamento é muito útil na prática odontológica e contribui para a realização de exames e diagnóstico dos problemas dos pacientes.

A seguir, esclareceremos algumas dúvidas sobre o assunto e apresentaremos algumas dicas para você poder escolher o melhor ultrassom odontológico para o consultório. Veja!

 O que é o ultrassom odontológico?

O ultrassom odontológico para o consultório pode ser definido como um equipamento piezo-elétrico, utilizado para a profilaxia odontológica.

Trata-se de um item de primeira necessidade para os dentistas, podendo ser usado em diversas práticas odontológicas, tais como a periodontia, a endodontia, a aplicação de próteses, cirurgias, entre outros. 

Como o ultrassom odontológico para o consultório funciona?

O ultrassom odontológico para o consultório funciona por meio de vibrações de partículas de matéria, similares às ondas sonoras. 

Essas ondas têm uma frequência superior ao nível da percepção humana, ou seja, as pessoas não conseguem senti-las ou ouvi-las. A frequência das ondas é de até 32 mil vibrações por segundo.

O aparelho é muito utilizado na profilaxia. Nesse caso, um jato de bicarbonato é liberado, sob pressão de partículas que, com a água, se misturam no  bico da ponta.

Assim, se forma uma espécie de spray concentrado, que é ideal para remover o tártaro dos dentes dos pacientes. 

Cabe ressaltar que a limpeza nos dentes é um tratamento importante de ser realizado pelos pacientes, para evitar o surgimento de cáries e outras doenças na boca. 

Por isso, os dentistas precisam oferecer esse serviço com qualidade excelente. E, a melhor maneira de conquistar isso, é escolhendo um bom ultrassom odontológico para o consultório.

Como escolher o ultrassom odontológico para o consultório?

ultrassom odontológico para o consultório

Ao escolher o ultrassom odontológico para o consultório, existem alguns fatores que devem ser observados. Falaremos, na sequência, brevemente sobre cada um deles.

Preço

Observar o preço do ultrassom odontológico para o consultório é importante, tendo em vista que você precisa escolher um modelo que traga um melhor custo-benefício.

A nossa recomendação é sempre prestar atenção no valor e evitar comprar marcas ou modelos que sejam muito mais baratos que os concorrentes. 

Se o preço estiver muito abaixo do padrão, desconfie! Afinal, o valor baixo pode significar que o produto tem qualidade inferior.

Durabilidade

Outro fator que deve ser observado é a durabilidade. É importante que você pesquise bem para escolher um item que seja bastante durável e que possa ser usado por bastante tempo no seu consultório.

Além das informações disponibilizadas pelo fabricante, vale a pena dar uma pesquisada na internet, em sites como o Reclame Aqui. Assim, você pode verificar se existem depoimentos de profissionais que já usaram o produto que você pensa em comprar.

Benefícios

Existem diferentes modelos de ultrassom para consultórios e você pode escolher aquele que trouxer mais benefícios para o seu consultório.

Nem todos os ultrassons odontológicos têm abastecimento de água autônomo, por exemplo. Por isso, se essa for uma funcionalidade que você julga importante, deve-se buscar por um modelo que a disponibilize.

Design

Também é importante prestar atenção no design do produto. Alguns ultrassons têm a peça de mão removível, por exemplo.

A possibilidade de remover a peça de mão facilita a execução de alguns tipos de trabalho. Logo, vale a pena verificar se isso está disponível no design do modelo que você pretende comprar.

Serviço de pós-venda

Vale a pena pesquisar também sobre como funciona o serviço de pós-venda da empresa que comercializa o ultrassom odontológico para o consultório.

Lembre-se que é necessário, de tempos em tempos, fazer a manutenção preventiva do equipamento. Logo, se você encontrar uma empresa que oferece esse serviço gratuitamente ou que cobre valores diferenciados, terá vantagens.

Escolher um bom ultrassom odontológico para o consultório é algo de extrema importância. Isso porque, com um bom equipamento do tipo, você terá mais praticidade e rapidez nas suas rotinas, além de prestar um serviço excelente para os seus pacientes.

Gostou deste artigo e quer estar sempre por dentro das novidades do universo da odontologia? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais! Temos contas no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube. Todos esses canais são constantemente atualizados com conteúdos de qualidade.

Sair da versão mobile