Como alcançar a sustentabilidade no consultório odontológico

Alcançar a sustentabilidade no consultório odontológico é um desafio para muitos dentistas. Afinal, nem sempre é tão evidente quais são as práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no dia a dia desse profissional.

Para você entender mais sobre o assunto, elencamos uma série de dúvidas que os dentistas geralmente têm quando falamos em sustentabilidade no consultório odontológico e as respondemos. Confira, a seguir!

Qual é o conceito de sustentabilidade no consultório odontológico?

A palavra sustentabilidade deriva do latim “sustentare”, que significa sustentar, defender, favorecer, cuidar, apoiar, conservar e cuidar.

Dessa forma, em termos práticos, quando falamos em sustentabilidade, estamos nos referindo ao ato de suprir as necessidades do presente, sem afetar as gerações futuras.

Logo, a sustentabilidade no consultório odontológico está voltada para o desenvolvimento de atendimentos e procedimentos que não agridam a natureza e o meio ambiente, além de evitar os desperdícios.

Qual a problemática para realizar atividades que promovam a sustentabilidade no consultório odontológico?

A principal problemática da sustentabilidade no consultório odontológico está no uso de materiais poluentes que demoram mais tempo para se decompor no meio ambiente.

Como o uso desses materiais não pode ser totalmente eliminado na prática odontológica, recomenda-se que os dentistas adotem medidas de descarte consciente, por exemplo. Falaremos sobre isso com mais detalhes, no decorrer deste texto.

Qual é a importância da sustentabilidade no consultório odontológico?

Aplicar a sustentabilidade no consultório odontológico é uma ideia das mais interessantes. Isso porque, ao praticar ações mais sustentáveis, o dentista estará contribuindo com a comunidade em que ele vive, além de exercer o seu papel de cidadão responsável.

Outro ponto importante é a realização de estratégias de marketing verde. Isso é muito necessário e pode ser um diferencial para atrair mais clientes para o consultório, tendo em vista que ações sustentáveis são cada vez mais valorizadas pela sociedade.

Também conhecido como ecomarketing ou marketing ambiental, o marketing verde é uma estratégia que foca nos benefícios (ou ausência de malefícios) dos produtos ou serviços prestados pela empresa.

Logo, se o seu consultório odontológico investe em ações sustentáveis, isso deve ser mostrado para os seus pacientes, por meio de publicações nas redes sociais, por exemplo. 

Assim, as pessoas terão preferência por ir a sua clínica e não em um concorrente. Ou seja, você terá uma grande vantagem competitiva.

Como tornar o consultório mais sustentável?

sustentabilidade no consultório odontológico

Agora que já sabe mais sobre a importância da sustentabilidade no consultório odontológico, você deve estar se perguntando sobre como tornar o consultório mais sustentável, não é mesmo? Para isso, temos algumas dicas. Confira!

Faça o correto descarte dos resíduos

Embora seja impossível deixar de usar itens que causam poluição à natureza no consultório odontológico, você deve fazer o correto descarte desses resíduos, para reduzir ao máximo os malefícios causados.

Incluir sacos de lixo biodegradáveis ou hospitalares, bem como sinalizar as lixeiras para que se saiba onde descartar cada tipo de material, por exemplo, são ações necessárias.

Evite o desperdício de energia

É claro que deixar uma televisão ligada na sala de espera e ter um bom aparelho de ar condicionado dá mais comodidade e conforto para os pacientes.

Porém, é preciso ter cuidado para não acabar desperdiçando muita energia ao utilizar esses itens. Ao sair do consultório no horário de almoço ou no final do expediente desligue tudo para evitar desperdícios.

Tenha cuidados ao usar a cadeira odontológica

As práticas sustentáveis da clínica também envolvem a cadeira odontológica. É importante que ela sempre volte ao ponto zero quando você finalizar o atendimento, por exemplo.

Também é importante que você lembre de desligar o refletor quando realizar procedimentos extrabucais e somente acionar os suctores quando for utilizá-los.

Invista em radiologia digital

A radiologia digital permite que você faça exames radiológicos sem usar os filmes, que demoram muito para se decompor no ambiente.

Também não é necessário usar produtos químicos para revelar as imagens, dando muito mais sustentabilidade ao seu negócio.

Com essas dicas colocadas em prática, ficará muito mais fácil para você alcançar a sustentabilidade no consultório de odontologia. Coloque todas elas em ação o quanto antes!

Fique em nosso blog e continue aprendendo sobre como modernizar a sua clínica. Recomendamos agora a leitura do blogpost que apresenta 6 motivos para usar a impressão 3D na Odontologia.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário