DVI Radiologia

Biprotrusão: como resolver os dentes inclinados para frente

A biprotrusão, nome técnico que se dá para os dentes inclinados para frente, é uma condição que causa incômodos para muitas pessoas.

Além da questão estética, os dentes inclinados para frente também podem trazer complicações para a saúde das pessoas. Isso porque poderá haver dificuldade para mastigar determinados tipos de alimentos, por exemplo, comprometendo a boa digestão.

Por isso, se você tem biprotrusão, é importante que busque por um cirurgião-dentista de sua confiança e analise quais tratamentos podem ser realizados para corrigir o problema.

A seguir, falaremos mais sobre as causas e tratamentos para os dentes inclinados para a frente. Siga a leitura e confira!

Veja quais são as principais causas da biprotrusão

biprotrusão

As causas da biprotrusão são as mais variadas e podem envolver questões genéticas ou maus hábitos no dia a dia.

No caso da genética, existem pessoas que já tem predisposição a ter os dentes inclinados para frente. Isso é comum, principalmente, em indivíduos com dentes mais largos, que resultam em uma arcada mais longa.

Em situações assim, mesmo com as arcadas bem encaixadas e alinhadas, os dentes tendem a ficar mais para frente, dando um aspecto mais “bicudo” para a pessoa. Essa condição estética causa incômodos e problemas com a autoestima.

Quem tem a língua grande também pode sofrer com a biprotrusão. Isso porque a pressão do órgão pode empurrar os dentes para frente, dando um aspecto mais inclinado.

Nesses casos, além do tratamento com o dentista, recomenda-se um acompanhamento com um fonoaudiólogo, que poderá passar exercícios e treinamentos para que a língua fique posicionada de forma que não empurre os dentes.

Além dessas condições genéticas, maus hábitos como o uso da chupeta ou chupar os dedos quando criança podem deixar os dentes inclinados para frente.

Conheça as opções de tratamento para quem tem dentes inclinados para frente

As opções de tratamento para biprotrusão variam de acordo com a causa que deixou os dentes inclinados. Veja, a seguir, quais são os principais!

Tratamento da biprotrusão provocada por pressão da língua

Nos casos em que a pessoa ficou com os dentes inclinados para frente por conta da pressão na língua, o tratamento pode ser feito com o uso do aparelho fixo convencional, autoligado ou alinhadores.

Porém, se o indivíduo continuar com a língua pressionando os dentes, não vai adiantar nada! Após o final do tratamento, com o passar do tempo, as peças voltarão a ser empurradas e a ficarem inclinadas para frente.

Por isso, como comentamos, além do tratamento com o dentista, é recomendado a consulta com um fonoaudiólogo, que poderá corrigir a posição da língua na boca.

Tratamento da biprotrusão provocada por dentes muitos grandes

Se a pessoa tem biprotrusão pelo fato dos dentes serem muito grandes, pode ser recomendados tratamentos como extrações ou desgastes interproximais.

Em situações assim, o dentista analisa cuidadosamente a estrutura da arcada dentária para analisar que dentes podem ser extraídos ou desgastados.

Depois, para que não fiquem espaços abertos, é feito o uso de aparelhos para deixar os dentes alinhados e fechados. 

Em casos em que o espaço for muito grande, pode ser necessário usar aparelho por bastante tempo. Porém, na maioria das situações, os resultados ficam muito satisfatórios, devolvendo ao sorriso um aspecto saudável e bonito.

Saiba quais são os riscos dos tratamentos para os dentes inclinados para frente

Extrair dentes para tratar a biprotrusão é uma opção bem viável, na maioria dos casos. Porém, como toda intervenção, a prática traz riscos.

Pode ser que, após a extração dos dentes, seja difícil preencher totalmente o espaço deixado por eles, mesmo com o uso do aparelho por bastante tempo.

Além disso, depois de fechados os espaços, há o risco dos dentes da frente recuarem demais para trás, causando o que chamamos de birretreusão. Dessa forma, o paciente acaba ficando com uma “boca murcha”.

Para corrigir essa situação, o paciente poderá se submeter a outros tipos de tratamentos, como a aplicação de preenchedores na boca e processos de harmonização orofacial.

De qualquer forma, sempre é muito necessário a avaliação do cirurgião-dentista, que poderá solicitar exames e fazer um plano de tratamentos indicados para cada caso.

Você tem problemas de biprotrusão? Pensa em fazer algum tratamento para ficar com um sorriso mais bonito e saudável? Deixe um comentário para podermos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Sair da versão mobile