Para que serve clorexidina na saúde bucal e como usá-la?

Para que serve clorexidina, afinal? Essa é uma dúvida comum dos pacientes que saem do consultório odontológico com uma receita desse enxaguante bucal na mão.

Se isso aconteceu com você, não se preocupe! Apesar do nome ser complicado, é bem fácil entender o que é e para que serve clorexidina. 

Nos tópicos a seguir, apresentaremos uma série de informações para que você conheça mais sobre esse enxaguante bucal. Continue lendo e entenda!

O que é a clorexidina?

Clorexidina é um antisséptico químico com ação antibacteriana. A substância faz com que o equilíbrio osmótico dos microrganismos seja alterado.

Em palavras bem mais simples, podemos dizer que a clorexidina ajuda a eliminar bactérias que temos em nossa boca e que podem ser prejudiciais à saúde bucal.

No mercado, a clorexidina é encontrada em enxaguantes bucais, que podem ser comprados em qualquer farmácia, de preferência com uma receita do dentista.

para que serve a clorexidina

Para que serve clorexidina na saúde bucal?

Na saúde bucal, a clorexidina é geralmente recomendada para o tratamento da gengivite, doença muito comum de ser diagnosticada nos consultórios odontológicos.

Como explicamos, essa substância mata bactérias ruins, o que ajuda a tratar a gengivite, bem como promover a cicatrização da gengiva inflamada.

A gengivite, vale lembrar, tem como principais sintomas a vermelhidão, o inchaço e o sangramento na gengiva. Geralmente, a doença começa a se desenvolver quando o paciente tem placas bacterianas, uma película pegajosa e incolor, que adere aos dentes.

Outra indicação da clorexidina é para fazer a assepsia da boca antes da realização de cirurgias e outros procedimentos no consultório odontológico.

Nesse caso, o dentista faz a aplicação na boca do paciente, antes de iniciar o procedimento que precisa ser feito.

Como usar a clorexidina?

O uso da clorexidina é bem simples! Como explicamos, para o consumidor final, esse produto é vendido no formato de enxaguante bucal.

Assim sendo, basta fazer bochechos com o enxaguante, conforme as orientações do seu dentista.

O uso deve ser feito conforme o recomendado pelo dentista, tendo em vista que quantidades e tempo de tratamento variam, de acordo com cada caso ou situação.

Quais são os riscos e contraindicações da clorexidina?

Entendido para que serve clorexidina? Então, você já sabe que o uso desse produto é ideal para tratamentos da gengivite e outros problemas da saúde bucal.

No entanto, embora esse seja um medicamento seguro e eficaz, alguns cuidados devem ser tidos ao utilizá-lo, tendo em vista que ele pode apresentar riscos e contraindicações.

Para começar, saiba que a clorexidina não é recomendada para crianças e adolescentes. Logo, esse produto só pode ser utilizado por pessoas com mais de 18 anos. 

Além disso, o produto não pode ser compartilhado com outras pessoas da sua família. Ao comprá-lo e deixá-lo na prateleira do banheiro, comente com seus familiares que esse é um medicamento recomendado por seu dentista e não um enxaguante bucal comum, que serve para dar bom hálito, apenas.

No que se refere aos riscos, pode ser que o uso prolongado da clorexidina faça com que apareçam manchas nos dentes, na língua e em restaurações. Apesar disso, o esmalte manchado pode ser facilmente removido no consultório odontológico, em um procedimento de limpeza.

Outra possível consequência do uso da clorexidina é o aumento na formação de tártaro nos dentes. Também há registros de casos de pessoas que percebem mudanças na percepção do sabor dos alimentos após iniciar o uso do produto.

Por conta dessas contraindicações, o uso da clorexidina somente pode ser feito com acompanhamento profissional.

Se você tem gengivite, o tratamento com clorexidina, certamente, é um dos mais eficientes. Porém, antes de iniciar o uso do produto, converse com o seu dentista. 

Com base no seu caso, histórico e características pessoais, ele saberá dizer a quantidade exata do produto que deverá ser usado em cada aplicação. Também informará sobre o tempo necessário do tratamento e explicará em que circunstâncias você deve suspendê-lo.

Agora você já sabe para que serve clorexidina e entende que a recomendação do dentista é essencial para usar esse medicamento.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que seus amigos também entendam mais sobre para que serve clorexidina e façam o uso corretamente.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Este post tem 3 comentários

  1. João André

    Gostei da dica sou de Angola e gosto de ler artigos sobre saúde.

    1. DVIRadio

      Obrigado João!

      Um abraço para vocês e para todos da BANDA

  2. Edilene

    Excelente artigo, muito esclarecedor, objetivo, po tual e simpático. Estava na dúvida quanto ao uso humano e veterinário e agora já tenho a informação que precisava. Muito obrigada.

Deixe um comentário