Fortaleça o sorriso com essas 5 vitaminas para os dentes

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Consumir alimentos com vitaminas para os dentes é essencial para quem deseja ter um sorriso mais bonito e saudável.

Isso mesmo! A alimentação saudável ajuda você a ter um sorriso fortalecido e bonito, bem como, contribuirá para que você tenha mais resultados visíveis ao fazer tratamentos com o seu dentista.

O sorriso é o cartão de visita de uma pessoa e deve ser sempre bonito e saudável. Por isso, vale a pena investir em bons hábitos, como a ingestão de vitaminas para os dentes. Siga a leitura e conheça!

Veja 5 elementos e vitaminas para os dentes que são essenciais para ter um sorriso saudável e bonito

Não é necessário consumir suplementos alimentares para ter dentes bonitos e saudáveis, exceto se essa for uma recomendação do seu dentista para tratar ou melhorar uma questão em específico.

De forma geral, o consumo dos elementos e vitaminas para os dentes podem ser feitos a partir da ingestão de alimentos específicos. A seguir, falaremos sobre os principais!

vitaminas para os dentes

1. Cálcio

O cálcio não é uma vitamina, mas sim o mineral mais abundante do corpo humano. Ele é essencial para que as pessoas tenham ossos e dentes mais fortes.

A falta de cálcio, também conhecida como hipocalcemia, é uma condição que pode favorecer o surgimento de doenças como a osteoporose e a osteopenia.

Na área da Odontologia, a osteopenia se  caracteriza pela diminuição da densidade óssea, o que pode causar o surgimento de cáries e possíveis perdas de dentes e próteses dentárias.

Para manter os índices de cálcio sempre em alta no organismo, é importante que você inclua na sua alimentação os vegetais e as folhas verdes-escuras, como o espinafre e o brócolis.

Frutas como a manga, a laranja, o kiwi, a pera e a ameixa também são ricas em cálcio e podem ser incluídas na sua dieta.

Obviamente, não podemos deixar de citar o leite, que é uma das principais fontes de cálcio. Além dele, derivados como os queijos e os iogurtes ajudam na absorção do mineral.

2. Vitamina C

Entre as vitaminas para os dentes estarem sempre fortes e saudáveis, também está a C. Quando ela está em falta no organismo, pode causar sangramentos e diminuição da massa óssea.

Ao consumir vitamina C, também estamos preservando a saúde da gengiva, o que é essencial para manter os dentes fortes e bem sustentados.

A vitamina C pode ser encontrada, principalmente, nas frutas cítricas, como a laranja, a tangerina e o abacaxi.

3. Vitamina D

Como explicamos, o cálcio é um mineral essencial para manter o sorriso sempre saudável. Porém, para que ele seja bem absorvido pelo organismo, é importante que tenhamos bons índices de vitamina D.

A vitamina D, portanto, também está entre os principais elementos e vitaminas para os dentes se manterem sempre saudáveis e fortes.

Os alimentos mais ricos em vitamina D são os ovos, os peixes e o leite. Porém, uma das principais fontes desse componente não está presente na alimentação!

A vitamina D é absorvida, principalmente, por meio da exposição à luz do Sol. Por isso, é importante ficarmos alguns minutos por dia tomando um solzinho, para que tenhamos uma boa saúde e também um sorriso mais saudável.

4. Magnésio

Assim como o cálcio, o magnésio não é uma vitamina, mas também é de essencial importância para que tenhamos uma boa saúde bucal.

Isso porque o magnésio é um nutriente que atua na regulação da absorção do cálcio e também contribui para que ocorra um processo de constituição do esmalte dos dentes, fornecendo mineralização para protegê-los.

Além disso, quando uma pessoa tem deficiência de magnésio, tende a ficar com os dentes mais suscetíveis à degradação provocada pelos alimentos mais ácidos.

Para incluir o magnésio na alimentação, você pode consumir mais bananas, abacate, nozes, gergelim, espinafre, entre outros alimentos ricos no nutriente.

5. Ômega 3

Uma reportagem da revista Veja revelou que pesquisadores acreditam que o ômega 3 ajuda a prevenir inflamações na gengiva. Dessa forma, também podemos incluí-lo na lista de elementos e vitaminas para os dentes.

O ômega 3 é um ácido graxo essencial, ou seja, uma gordura saudável para a nossa saúde. Além de melhorar a saúde dos dentes, ele também regula a pressão arterial e previne as doenças cardiovasculares.

Os peixes de águas frias são uma das principais fontes de ômega 3. Entre eles, destacam-se o arenque, o salmão, o atum e a sardinha.

As oleaginosas como as castanhas, as nozes, as amêndoas e o pistache também são ricas nesse componente.

Pronto para fortalecer o seu sorriso? Então, na sua próxima ida à feira ou ao supermercado, não deixe de incluir na lista de compras os alimentos ricos em elementos e vitaminas para os dentes.

Deixe um comentário no espaço abaixo e conte para a gente quais são as suas dúvidas sobre a saúde bucal. Estamos sempre à disposição para ajudá-los!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário