Principais aplicações de biomodelos de prototipagem rápida na Odontologia

A prototipagem rápida na Odontologia é uma tecnologia recente e que consiste na aquisição de biomodelos compatíveis com a anatomia humana, a partir da associação da imaginologia médico-odontológica com sistemas de computadores.

O tema ganha cada vez mais relevância na Odontologia, servindo como objeto de estudos para pesquisadores da área.

Neste artigo, apresentaremos um resumo de um estudo feito pelos pesquisadores Lucio Costa Safira, Anderson da Silva Maciel, José Carlos Criales Souto-Maior, Roberto Almeida de Azevedo, Weber Ceo Cavalcante, Carlos Eduardo Francischone e Viviane Almeida Sarmento, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Siga a leitura!

Sobre a prototipagem rápida na Odontologia

A crescente busca pela excelência no diagnóstico e tratamento  das  alterações  do  complexo  buco maxilo-facial  tem  se  tornado  um  grande  desafio  para  os cirurgiões-dentistas. Por conta disso, diversas tecnologias estão sendo desenvolvidas.

Entre elas, destaca-se a prototipagem rápida na Odontologia que, resumidamente, pode ser definida como um conjunto de métodos usados para  fabricar  objetos  físicos  diretamente  de  fontes  de dados gerados em computadores – CAD (Computer Aided Design). 

Tais médicos envolvem uma alta tecnologia e complexidade, tendo em vista que ligam os materiais, camada a camada, de forma que se desenvolve a construção do objeto desejado.

A prototipagem rápida na Odontologia tem diversas aplicações, principalmente nas áreas   de Ortodontia, Implantodontia  e, principalmente, na Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial  

Aplicações clínicas da prototipagem rápida na Odontologia

Na Odontologia, as aplicações clínicas de prototipagem rápida ocorrem, principalmente, no auxílio do planejamento de distrações osteogênicas, reconstruções mandibulares e da maxila, cirurgias traumatológicas e ortognáticas e cirurgias da ATM.

O uso também é bastante comum na Implantodontia, área em que é possível planejar e simular a instalação de implantes convencionais e fixações zigomáticas.

Assim sendo, os dentistas podem usar esse excelente recurso para conquistar resultados mais positivos nos tratamentos realizados em seus pacientes.

Exemplo das aplicações clínicas da prototipagem rápida na Odontologia podem ser vistos em experimentos feitos no Hospital Santo Antônio, da UFBA, e em hospitais privados de Salvador.

Nas imagens abaixo, você pode verificar um mixoma odontogênico de mandíbula e a comparação da peça cirúrgica com o seu respectivo biomodelo.

Também é possível observar a conformação prévia de placa de reconstrução a partir de um biomodelo que reproduz um extenso ameloblastoma de mandíbula com rompimento de corticais.

Na última fotografia, você confere a vista inferior de um biomodelo reproduzindo o mixoma de mandíbula.

prototipagem rápida na odontologia

A experiência obtida com a utilização dos protótipos contou com peças confeccionadas pela técnica 3DP no serviço de CTBMF do Hospital Santo Antônio. Já os procedimentos cirúrgicos apresentados foram realizados pelos cirurgiões bucomaxilofaciais Dr. Roberto Azevedo, Dr. Weber Cavalcente, Dr. Lucio Safira, Dr, Rodrigo Bomfim e Dr. Delano Souza.

Considerações finais sobre o uso de biomodelos na Odontologia

O trabalho feito pelos pesquisadores da UFBA concluiu que as vantagens obtidas pela utilização de biomodelos de prototipagem rápida na Odontologia constituem um grande avanço para a área.

Isso se justifica porque o processo permite a redução do tempo cirúrgico, bem como a diminuição da dose anestésica que deve ser aplicada nos pacientes.

Além disso, facilita a comunicação do profissional com o paciente e seus familiares, bem como permite a conformação prévia de biomateriais.

Finalmente, uma das principais vantagens do processo é a obtenção de resultados funcionais e estéticos mais significativos para os pacientes.

Compreender sobre as principais aplicações de biomodelos de prototipagem rápida na Odontologia é muito interessante para os dentistas. Afinal, como você pode perceber, o método é realmente bem inovador e traz inúmeras vantagens.

A DVI Radiologia faz a impressão de biomodelos 3D que reproduzem com exatidão a anatomia dos pacientes, permitindo um melhor planejamento de casos cirúrgicos e de implantes. Acesse o nosso site e saiba mais!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário