5 tendências para Odontologia em 2022

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Os bons profissionais são aqueles que estão sempre de olho nas novidades do setor em que atuam. Por isso, é interessante que você, dentista, fique de olho nas tendências para Odontologia em 2022.

A Odontologia não para de evoluir e é bem importante que os dentistas acompanhem essa evolução, para sempre proporcionar os melhores tratamentos e experiências aos seus pacientes.

Neste artigo, listamos as principais tendências para Odontologia em 2022. Prossiga com a leitura e fique bem informado sobre o que vem por aí na sua área de atuação.

Conheça as 5 principais tendências para Odontologia em 2022

tendências para odontologia 2

A pandemia da Covid-19 impulsionou o desenvolvimento tecnológico, tendo em vista que as pessoas foram obrigadas a fazer muitas atividades online.

Agora, mesmo com o sucesso das campanhas de vacinação e redução significativa dos casos de contaminação pelo coronavírus em nosso país, a tecnologia e os processos a distância seguem em alta. 

Na Odontologia, não é diferente e as principais tendências para 2022 seguem essa linha. Veja, a seguir!

1. Radiologia digital

A radiologia digital pode ser definida como uma técnica alternativa às tradicionais radiografias odontológicas e dispensa o uso de películas para registrar as imagens.

Nesse tipo de procedimento, a captação das imagens ocorre por meio do tubo de raio-X e é enviada diretamente para o computador.

Dessa forma, os consultórios odontológicos podem optar por contratar serviços de telerradiologia, por exemplo. Assim, ganham agilidade ao elaborar os laudos dos exames de imagem dos pacientes.

2. Impressão 3D

Impressão 3D é o nome dado à técnica de prototipagem rápida. Ela vem sendo usada por vários setores, inclusive na Odontologia.

Como o uso está cada vez mais popular, essa é uma das tendências para Odontologia em 2022.  A ideia é que as impressões possam servir para que os profissionais criem modelos para realizar estudos, análises, testes e planejamento de cirurgias, por exemplo.

Além disso, a impressão 3D pode ser usada para imprimir próteses dentárias e até mesmo lentes de contato dentais, muito usadas em tratamentos de harmonização orofacial.

3. Telemonitoramento

Popular durante a pandemia, o telemonitoramento deve seguir em alta no decorrer de 2022. Afinal, essa se mostrou uma excelente forma de completar o atendimento odontológico.

Com o telemonitoramento, os dentistas podem atender os pacientes com mais frequência, sem que seja necessário estar presencialmente com eles em todos os atendimentos.

É claro que o telemonitoramento não pode substituir as consultas presenciais. Porém, em determinados momentos, pode ser bastante útil.

Um paciente que está se recuperando de uma cirurgia, por exemplo, pode ser acompanhado diariamente por chamadas de vídeo, passando uma espécie de relatório de como está sendo o pós-operatório e recebendo orientações do profissional.

4. Solução de pagamentos integrada

Os consultórios odontológicos, assim como os demais estabelecimentos comerciais e de saúde, contam hoje com diversos meios para receber pagamentos.

Para atrair a todos os públicos e perfis, é imprescindível que os consultórios recebam pagamentos de cartão de crédito ou débito, pix, dinheiro em espécie, QR codes, entre outros.

Porém, se não existir um controle, isso pode gerar um grande problema na hora de fechar o caixa, não é mesmo? É por esse motivo que uma das tendências da Odontologia em 2022 são as soluções de pagamento integradas.

Tratam-se de softwares que podem ser usados para realizar toda a gestão financeira do consultório. Assim, se evitam os erros humanos que podem ser cometidos ao controlar tudo no papel, de forma analógica.

5. Estação computadorizada de aplicação de anestesia

Uma grande tendência para o próximo ano são as estações computadorizadas para a aplicação de anestesia.

Esse é um equipamento que possibilita a utilização controlada de anestesia nos pacientes. Ou seja, a quantidade de anestesia aplicada é reduzida de maneira significativa.

Com esse recurso, a agulha utilizada para fazer a anestesia é bem mais fina e faz com que o fármaco seja aplicado exatamente no dente a ser tratado.

Isso faz com que o paciente praticamente não sinta dor no momento da aplicação e nem fique com a  boca dormente por horas após a realização do procedimento, por exemplo.

O seu consultório já está pronto para receber as tendências para Odontologia em 2022? Se atualizar e buscar implementar melhorias é sempre uma boa forma de atrair mais pacientes. 

Que tal agora mostrar para os seus amigos e pacientes que você está de olho nas tendências da Odontologia para o próximo ano? Boa ideia, não é mesmo? Então, compartilhe agora mesmo este conteúdo em suas redes sociais!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário