Como escolher um protetor bucal para bruxismo?

Usar um protetor bucal para bruxismo é a recomendação que os dentistas fazem para quem sofre com esse tipo de problema. Assim, se evita que o ato de ranger os dentes enquanto dorme cause maiores complicações na sua rotina.

O bruxismo, vale lembrar, é uma desordem funcional, possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca.

Por isso, quem tem esse problema, deve usar um protetor bucal para bruxismo. Mas, como escolher a melhor opção? É sobre isso que falaremos neste artigo. Fique com a gente!

O que é o protetor bucal para bruxismo?

O protetor bucal para bruxismo é um aparelho que serve para proteger a boca de impactos do ranger de dentes durante a noite. Ele é uma moldeira, que deve ser colocada antes de dormir, para evitar o desgaste dos dentes.

Cabe lembrar, no entanto, que o tratamento para o bruxismo não consiste em apenas usar o protetor bucal. O aparelho serve para evitar o desgaste dos dentes, enquanto o paciente ainda está tratando a causa do problema.

Como o bruxismo pode ser causado por inúmeras razões, o dentista deverá iniciar uma investigação a fundo. Em muitos casos, ele pode necessitar auxílio de outros profissionais, que atendem o paciente em uma equipe multidisciplinar.

Se for detectado que a causa do bruxismo é psicológica, por exemplo, além de usar o protetor bucal para bruxismo, o paciente deverá realizar um tratamento com um psicólogo ou psiquiatra para resolver a situação.

protetor bucal para bruxismo

Quando é recomendado usar esse produto?

O uso do protetor bucal para bruxismo é recomendado pelo dentista sempre que um paciente é diagnosticado com essa condição.

A ideia é que o aparelho evite que o paciente desgaste os seus dentes, que podem perder as suas funcionalidades, enquanto realiza o tratamento para o bruxismo.

Qual é a importância de escolher o equipamento adequado?

Selecionar o tipo ideal de aparelho para bruxismo também é algo importante, tendo em vista que ele será usado com bastante frequência.

Existem diferentes modelos disponíveis no mercado, fabricados com diferentes tipos de materiais e propriedades. Também há diferença nos valores de cada produto.

O recomendado é sempre conversar com o seu dentista e avaliar as opções com o profissional. Assim, você poderá escolher uma opção mais confortável e que também caiba no seu orçamento.

Quais são os principais tipos de protetor bucal para bruxismo?

Existem três tipos principais de protetor bucal para bruxismo. A seguir, falaremos brevemente sobre cada um deles. Veja!

Aparelho macio

Feito em poliéster, esse protetor bucal para bruxismo também pode ser usado para tratamentos de clareamento dental caseiro.

Ele é bastante maleável e pode ser confeccionado na própria consulta com o dentista. Além disso, o preço também não costuma ser tão alto.

O aparelho macio não permite o deslizamento entre os dentes, sendo bastante eficiente para evitar as crises de bruxismo.

Aparelho semi-rígido

O aparelho semi-rígido é feito em plástico e funciona praticamente da mesma forma que o protetor bucal macio.

A principal diferença está no tipo de material, sendo um plástico relativamente maleável e que não se perfura com tanta facilidade.

Por conta da maior rigidez e durabilidade do produto, ele tende a ser um pouco mais caro que o macio.

Aparelho rígido

O melhor aparelho para o bruxismo, no entanto, é o rígido. Essa é uma placa mais espessa e possui superfícies lisas, que impedem o imbricamento dos dentes.

Com esse aparelho, a musculatura mastigatória é condicionada a “desistir” do hábito parafuncional. 

Apesar de ser mais eficiente, ele é menos confortável e também mais caro que as demais opções. É por isso que ele acaba sendo deixado de lado, muitas vezes.

O ideal, para não errar no momento da escolha, é conversar com o seu cirurgião-dentista. Ele tem o conhecimento necessário para avaliar o seu caso e dizer qual aparelho é o mais indicado para o seu caso. 

Precisa de um protetor bucal para bruxismo? Então, não deixe de marcar uma consulta com o seu dentista, explicar a situação e solicitar uma opinião profissional. A escolha errada poderá resultar em um agravamento para o seu problema, algo que você não deseja, não é mesmo?

O bruxismo, entre outros problemas, pode causar dores no maxilar. Saiba mais sobre isso em nosso artigo que fala sobre as principais causas de desconforto nessa parte do corpo.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário