Lentes de contato dentais: tudo o que você precisa saber

Nos consultórios odontológicos, cada vez mais os dentistas são questionados sobre as lentes de contato dentais. Esse tipo de tratamento ganhou popularidade, principalmente por ter sido realizado por vários artistas conhecidos, o que dá espaço e visibilidade na mídia.

Porém, por ser algo relativamente novo, é comum que as pessoas não conheçam bem a técnica, tampouco os prós e contras que ela apresenta. Foi para  esclarecer essas e outras dúvidas que elaboramos este conteúdo.

Listamos as principais perguntas que os pacientes fazem sobre as lentes de contato dentais e as respondemos. Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber acerca do assunto!

O que são as lentes de contato dentais?

As lentes de contato dentais são lâminas finas  de porcelana que são cimentadas, ou seja, coladas nos dentes.

O objetivo desse tratamento é totalmente estético, tendo em vista que ele é recomendado para pessoas que tenham alterações na cor, forma, tamanho ou alinhamento nos dentes.

Dessa forma, as lentes podem corrigir esses pontos que desagradam os pacientes esteticamente. Porém, elas não têm nenhuma propriedade funcional, ou seja, não vão alinhar os dentes, por exemplo, apenas tornar a parte visível mais bonita.

lentes de contato dentais

Quais são os prós e os contras desse tipo de tratamento?

A colocação de lentes de contato dentais apresenta prós e contras. É importante que você avalie tudo com cuidado, antes de iniciar o procedimento. Observe!

Vantagens das lentes de contato dentais

Entre as principais vantagens das lentes de contato dentais podemos destacar as seguintes:

  • há pouco ou nenhum desgaste na estrutura dos dentes;
  • o tratamento é indolor e pouco invasivo;
  • a relação custo-benefício é excelente para os pacientes, principalmente em pessoas com baixa autoestima por conta do sorriso.

Desvantagens das lentes de contato dentais

O tratamento com lentes de contato também tem algumas desvantagens. Entre elas, destacamos:

  • há restrições para pessoas com grande perda de estrutura dental, fraturas, cáries, bruxismo e canal não tratado;
  • o dentista precisa fazer um planejamento adequado, o que demanda mais de um atendimento em consultório;
  • nem sempre os resultados podem sair exatamente como o paciente imagina, principalmente se a comunicação com o dentista for deficitária.

É verdade que as lentes de contato dentais estragam os dentes?

Você já deve ter lido ou ouvido falar que a colocação de lentes de contato dentais estraga os dentes. Porém, isso é um mito!

A colocação das facetas não oferece danos à estrutura dentária, tendo em vista que é necessário fazer apenas um pequeno desgaste nos dentes, sem eles perderem a sua funcionalidade.

Quanto custa para colocar lente de contato dental?

O preço para colocação de lente de contato dental varia muito de acordo com diversos fatores, como a região geográfica e o grau de experiência e especialização que o dentista tem.

A estimativa, porém, é de que o paciente tenha que desembolsar entre R$ 1,4 mil e R$ 3 mil por dente em que a lente for colocada.

Caso você veja dentistas cobrando um valor muito abaixo dessa média, desconfie! Lembre-se que o barato pode sair caro, caso você não faça o tratamento com um bom profissional.

Quanto tempo dura a lente de contato para os dentes?

As lentes de contato dental duram, em média, 10 anos. Para isso, no entanto, é necessário que sejam tidos todos os cuidados com a saúde bucal e higiene.

Além disso, vale ressaltar que a colocação de lentes de contato dentais é um tratamento irreversível. Ou seja, não é possível retirá-las e não colocar outras em substituição.

Por isso, você deve ter em mente que, cerca de 10 anos após a colocação das lentes, deverá fazer a substituição e pagar novamente o custo do tratamento.

É por esse motivo que você precisa conversar muito com  o seu dentista e se certificar de todos esses detalhes antes de fazer o procedimento.

Colocar lentes de contato dentais dói?

Sempre que vão fazer um procedimento odontológico, a possibilidade de sentir dor é uma das principais preocupações dos pacientes.

Quanto a isso, você pode ter toda a tranquilidade do mundo! Colocar lentes de contato é um procedimento totalmente indolor.

Além disso, o dentista aplica uma anestesia nas gengivas, evitando assim que o paciente sinta qualquer tipo de incômodo durante o procedimento.

Quem pode usar lentes de contato dentais?

De modo geral, podemos dizer que as lentes de contato dentais podem ser usadas por qualquer pessoa adulta e com a saúde dental perfeita.

O tratamento não deve ser feito por adolescentes, tendo em vista que, nessa faixa etária, a dentição ainda não está totalmente formada e podem ocorrer mudanças até chegar na fase adulta.

Em alguns casos, o dentista também pode recomendar outros tratamentos antes da colocação das lentes. O uso de aparelho ortodôntico pode ser indicado, por exemplo, quando o desalinhamento dos dentes não é apenas estético, mas também funcional.

Quais são os cuidados que devem ser tidos após a colocação das lentes de contato dentais?

Após colocar as lentes de contato dentais, o paciente deve ter uma série de cuidados diários em sua rotina. Isso é recomendado, inclusive, para que as facetas tenham maior durabilidade.

Entre os principais cuidados que devem ser tidos, destacamos os seguintes:

  • evitar a mastigação de alimentos duros;
  • jamais mastigar tampas de caneta, canudos ou qualquer outro material;
  • fazer a higiene bucal corretamente, com os produtos recomendados pelo dentista;
  • evitar o consumo de alimentos e bebidas com corantes;
  • fazer visitas frequentes ao dentista para prevenir doenças bucais e realizar manutenção, se necessário.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre as lentes de contato dentais? Então, agora você já sabe mais sobre esse procedimento e a importância de contar com um dentista capacitado para realizá-lo. Por isso, se quiser mesmo se submeter a esse tratamento, busque atendimento especializado.

Aproveite e siga a DVI Radiologia Odontológica nas redes sociais! Estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube. Sempre publicamos dicas e informações muito interessantes e importantes para a sua saúde bucal.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário