Quanto custa um clareamento dental?

Saber quanto custa um clareamento dental é um assunto de interesse de muitas pessoas. Afinal, quem não gostaria de ter um sorriso mais branco e mais bonito?

O nosso sorriso é o nosso principal cartão de visitas, passando uma aparência mais saudável para quem nos vê.

Além disso, com um belo sorriso, as pessoas têm a autoestima elevada, se sentem mais confiantes e prontas para os desafios do dia a dia.

Por conta desses e outros motivos, muitos querem saber quanto custa um clareamento dental. É sobre isso que discutiremos neste conteúdo. Por isso, não deixe de prosseguir com a leitura!

Conheça os diferentes tipos de clareamento dental

quanto custa um clareamento dental

Antes de saber quanto custa um clareamento dental, você precisa saber que existem diferentes tipos de tratamento para isso. Os preços, portanto, podem variar de acordo com a modalidade escolhida.

A seguir, apresentaremos os principais tipos de tratamento para clarear os dentes, como eles funcionam e os prós e contras de cada um. Acompanhe!

Clareamento dental caseiro: segurança e eficácia

Como o próprio nome sugere, esse tipo de clareamento dental é feito na casa do paciente. Isso não significa, no entanto, que ele deve ser feito sem acompanhamento profissional.

Jamais confie em receitas milagrosas ou produtos de procedência desconhecida encontrados na internet. Se fizer isso, em vez de melhorar o sorriso, poderá piorá-lo, fazendo com que apareçam manchas ou até mesmo provocar o enfraquecimento dos seus dentes.

Para fazer um clareamento dental caseiro, você precisa ter a indicação de um dentista. No consultório, o profissional analisará a sua estrutura dentária e confeccionará uma moldeira.

Ele também dará a receita de um gel clareador com fórmula ácida, que ajuda a branquear os dentes. Esse produto pode ser encomendado em farmácias de manipulação ou já encontrado pronto nas melhores drogarias.

Depois, basta que você coloque o gel na moldeira e use-a nos dentes, em casa, pelo tempo que for determinado pelo dentista.

Porém, é importante ficar atento às quantidades do produto que deve ser aplicada e o tempo que deve permanecer com a moldeira. Siga à risca as instruções do dentista!

Caso o dentista oriente, você pode aliar esse tratamento ao uso de um creme dental clareador, para que os resultados sejam mais efetivos. Converse sobre isso com o profissional de sua confiança.

Como principal vantagem do tratamento caseiro está o preço, que tende a ser mais acessível. Além disso, essa é uma opção menos agressiva para clarear os dentes.

Em contrapartida, os resultados são menos eficazes e demoram mais tempo para serem percebidos. 

Clareamento dental a laser

No clareamento dental a laser, o dentista aplica um gel clareador potente nos dentes do paciente. Como é bastante agressivo, o indivíduo deve usar um protetor interno para evitar queimaduras nos lábios, bochechas e gengivas.

Em seguida, o gel é potencializado com um laser, em sessões que duram de 30 a 50 minutos. 

A principal vantagem desse tipo de tratamento é a agilidade. Isso porque os dentes mais brancos já ficam perceptíveis ao final da primeira sessão do tratamento.

Porém, o preço do tratamento a laser tende a ser um pouco mais caro que a opção caseira.

Clareamento com LED

Esse tipo de clareamento é bastante similar ao anterior. A principal diferença é que, em vez de laser, o gel clareador é ativado com o uso de uma luz de LED.

Os prós e contras também são os mesmos, ou seja, trata-se de um tratamento ágil, mas que pode representar mais custos para o bolso do consumidor.

Vale lembrar que o clareamento feito no consultório, ou seja, com laser ou LED, pode ser classificado em interno e externo.

No caso do clareamento interno, a substância clareadora é colocada dentro do dente. Isso é recomendado para pacientes que fizeram tratamento de canal e ficaram com algumas peças dentárias mais escuras por conta disso.

Já no clareamento externo, que é o mais comum, o gel clareador é colocado no lado de fora dos dentes. Essa é a modalidade mais comum.

Clareamento dental com produtos de farmácia: vale a pena?

O clareamento dental com produtos de farmácia é uma opção levada em consideração por muitas pessoas, principalmente pelo preço ser bem menor se comparado ao procedimento realizado em consultório dentário.

Contudo, é importante lembrar que os produtos adquiridos por conta própria em farmácias ou drogarias não são tão eficazes quanto o clareamento realizado no consultório por um especialista. 

Além disso, fazer clareamento por conta própria traz um risco maior de danos permanentes ao esmalte dos dentes e irritação severa da gengiva. 

O clareamento dental realizado em consultório pode ter um preço um pouco superior ao de farmácia, entretanto você tem a garantia de estar realizando um procedimento seguro e eficiente. 

Dito isso, antes de sair por aí comprando produtos que você desconhece a composição, procure a orientação de um dentista especialista no assunto para entender melhor os possíveis riscos e benefícios.

Quanto custa um clareamento dental

Clareamento dental com moldeira personalizada: vale a pena o investimento?

Diferentemente do clareamento dental com produtos de farmácia, o procedimento feito em consultório com uma moldeira personalizada é uma opção muito mais eficaz e segura para quem deseja ter o sorriso mais branco. 

Com a moldeira personalizada e a orientação do dentista, o paciente consegue um maior controle sobre a concentração do agente clareador e a redução significativa dos danos que possam ser causados ao esmalte dos dentes e à gengiva. 

O clareamento dental com moldeira personalizada demanda um investimento maior, entretanto, é possível ter um resultado muito mais satisfatório e a minimização dos efeitos colaterais. 

Clareamento dental sensível: como lidar com desconfortos pós-tratamento

Após o clareamento dental, muitos pacientes relatam o aumento da sensibilidade ao frio, ao quente e ao doce, algo que causa visível desconforto. Felizmente, existem medidas que podem ser tomadas para aliviar esse incômodo.  

A primeira delas é evitar o consumo de alimentos e bebidas que possam agravar a sensibilidade, como frutas ácidas, bebidas geladas ou muito quentes e alimentos extremamente doces. Optar por produtos com temperatura ambiente e menos açucarados pode ajudar.

Outra opção é usar cremes dentais específicos para dentes sensíveis, que podem ajudar a amenizar a sensação na área afetada, e pastas de dente com flúor, que contribuem para o fortalecimento do esmalte dos dentes.

Uma terceira alternativa é utilizar um enxaguante bucal com flúor ou com propriedades anti-sépticas para ajudar a reduzir a dor e a inflamação na gengiva. 

3 alternativas econômicas de clareamento dental

É claro que existem alternativas mais econômicas de clareamento dental. Elas podem ser especialmente interessantes para quem deseja ter dentes mais brancos e bonitos sem gastar muito.

Como já citamos anteriormente, uma das alternativas é o clareamento dental com produtos de farmácia. Esse método costuma ser mais barato, mas você vai precisar conviver com os possíveis riscos e efeitos colaterais.

Outra opção é o clareamento dental caseiro, onde o paciente faz uma moldeira personalizada e adquire o gel com o próprio dentista, porém faz a utilização em casa. Esta alternativa é mais barata e você continua contando com a supervisão do profissional.

Há, ainda, o clareamento dental com carvão ativado, uma alternativa cada vez mais popular entre as pessoas que buscam um tratamento mais natural e barato.

Este método utiliza o carvão ativado como agente clareador, que ajuda a remover manchas e impurezas dos dentes de forma segura e econômica. No entanto, é importante procurar informações e orientações de um dentista antes de optar por esta opção.

Cuidados pré e pós-clareamento dental para resultados duradouros

Sabemos que o clareamento dental demanda um investimento financeiro razoável. E você quer resultados duradouros, certo? Para isso, é essencial que você tome alguns cuidados antes e depois do procedimento, independente de qual tipo for. 

Antes do clareamento, é importante fazer uma avaliação bucal com o dentista para checar a saúde dos dentes e descartar possíveis problemas, como cáries. Além disso, é recomendável fazer uma limpeza dental profissional para remover a placa bacteriana e o tártaro, o que pode prejudicar o resultado.

Após o clareamento, é necessário cuidar da alimentação, evitando alimentos e bebidas que possam manchar os dentes, como café, vinhos, refrigerantes e molhos escuros.

Além disso, é essencial manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes após todas as refeições e usando fio dental e enxaguantes com produtos específicos para dentes sensíveis diariamente.

Também é importante estar atento ao uso correto da moldeira, caso o clareamento tenha sido realizado com esse método. Deve-se seguir as orientações do dentista à risca em relação à frequência e tempo de uso para que o clareamento saia como esperado e se evite sensibilidades nos dentes.

Além disso, é recomendado manter consultas regulares ao dentista para avaliar a saúde bucal e verificar possíveis necessidades de retoques no clareamento. 

Quanto custa um clareamento dental

4 mitos e verdades sobre o clareamento dental

Clarear os dentes é uma prática cada vez mais comum, mas há muitos mitos e verdades em torno deste processo. Continue conosco para conhecer alguns dos principais!

1. Todo clareamento dental causa sensibilidade nos dentes.

Mito. Embora possa acontecer em alguns casos, o clareamento dental bem realizado não costuma causar este sintoma.

2. O clareamento dental deixa os dentes brancos demais.

Mito. A cor do clareamento é definida em conjunto com o profissional para que o resultado final seja um sorriso mais natural.

3. O clareamento dental deixa o sorriso mais bonito.

Verdade. O clareamento dental, quando feito por um profissional especialista no assunto, é capaz de deixar os dentes mais brancos e bonitos, melhorando a aparência do sorriso e aumentando a autoestima do paciente.

4. Clareamento dental enfraquece os dentes.

Mito. Existe a crença de que o clareamento pode enfraquecer os dentes, mas isso não é verdade. 

O clareamento não enfraquece os dentes, mas pode deixá-los, em alguns casos,  temporariamente mais sensíveis.

Fatores que influenciam o custo do clareamento dental

Os fatores que costumam influenciar no custo do clareamento dental estão ligados diretamente ao método utilizado e a qualidade do serviço prestado pelo dentista. 

Alguns dos principais fatores incluem:

  • Técnica utilizada (clareamento dental caseiro, a laser ou com LED);
  • Duração do tratamento;
  • Formação e reputação do profissional que realiza o procedimento;
  • Qualidade dos materiais utilizados.

Descubra, em média, quanto custa um clareamento dental

Agora que já sabe mais sobre as classificações dos tratamentos, você está pronto  para saber, de fato, quanto custa um clareamento dental.

Considere, porém, que os preços que apresentaremos são uma estimativa e que eles podem variar, de acordo com a sua região e experiência do profissional procurado, por exemplo.

O clareamento caseiro, conforme explicamos, tem um valor mais acessível. Geralmente, o tratamento, que dura em média 15 dias, custa entre R$ 400,00 e R$ 700,00. Nesse valor já se inclui o kit com a moldeira e o gel utilizado para clarear os dentes.

A opção de clareamento com a fotoativação por luz de LED tem um custo que varia entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por sessão.

Finalmente temos o clareamento a laser. Essa é uma das opções mais caras, com valores que variam entre R$ 800,00 e R$ 2.500,00 por sessão.

Agora que você já sabe, em média, quanto custa um clareamento dental, pode pensar bem em qual opção é mais viável para você e que cabe melhor no seu bolso.

Também é importante fazer uma visita ao seu cirurgião-dentista de confiança, para ele poder indicar qual das opções é mais interessante para o seu caso, bem como conversar sobre as opções de parcelamento e pagamento.

Ficou com alguma dúvida sobre os tratamentos de clareamento dentário e seus valores? Deixe um comentário no espaço abaixo! Responderemos assim que possível! 

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Este post tem 4 comentários

  1. Neiva Mesquita Martins

    Quanto seções são necessárias para obtermos um ótimo resultado no clareamento de LED?

    1. DVIRadio

      Na primeira sessão já é possivel observar um otimo resultado.

  2. Gisele Damasceno

    Posso dormir com a moldura nos dentes?

    1. DVIRadio

      Isso vai depender da % do seu clareador. Em alguns casos, pode ser que acorde com uma sensibilidade muito grande.

Deixe um comentário