DVI Radiologia

Guia do aparelho móvel: tudo o que você precisa saber

O aparelho móvel é cada vez mais solicitado nos consultórios odontológicos. Afinal, esse tipo de equipamento é bem mais discreto que o aparelho fixo e pode ser retirado na hora da escovação, para comer e em eventos ou situações em que o paciente deseja ter uma aparência mais bonita.

Além disso, o aparelho móvel não gera desconfortos, como machucados por conta dos arames que soltam ou  brackets que caem. 

Se você pensa em fazer um tratamento com aparelho dentário móvel, prossiga com a leitura! Elaboramos um guia completo, respondendo as principais perguntas sobre o tema.

O que é um aparelho móvel?

O aparelho dentário móvel é um dispositivo utilizado em tratamentos dentários e serve para alinhar os dentes, bem como movimentar a arcada dentária para resolver problemas na respiração, fala, mastigação e deglutição.

Em alguns casos, o dentista pode indicar o uso dele após um tratamento com aparelho fixo, para melhorar ainda mais os resultados alcançados.

Qual é a função do aparelho dentário móvel?

A função do aparelho dentário móvel varia de acordo com a necessidade e condições clínicas de cada paciente.

Como explicamos, ele pode ser usado para alinhar os dentes e também para corrigir problemas na arcada dentária, que acabam afetando outras funções da boca e da cabeça.

Para que situações o aparelho móvel é recomendado?

aparelho móvel

Ele é recomendado para diferentes situações, de acordo com o quadro apresentado por cada paciente.

Na maioria dos casos, ele é indicado para pacientes que precisam fazer pequenas movimentações dos dentes para organizar as funções da boca.

Há situações, no  entanto, em que apenas o aparelho fixo pode resolver. Quem vai indicar a melhor opção para você é o cirurgião-dentista, por meio da análise de exames de imagem e observação do seu quadro.

Qual é o valor do aparelho móvel?

O preço varia muito, de acordo com a região ou tipo do equipamento. Porém, se formos estipular um valor médio, podemos dizer que varia entre R$ 500 e R$ 700.

Além desse valor fixo, lembre-se que você também terá que fazer visitas regulares ao dentista enquanto estiver em tratamento. Então, também, precisará pagar o valor das consultas.

Quanto tempo que usar esse tipo de aparelho?

Quem vai dizer por quanto tempo você deve usar o aparelho dentário é o dentista, de acordo com a evolução do seu caso.

Na maioria das situações, os tratamentos com uso de aparelho ortodôntico duram pelo menos um ano, tendo em vista que as movimentações dos dentes não é algo que acontece tão rapidamente.

Por meio de análises no consultório e exames de imagem, o dentista vai monitorando o quadro de cada paciente. Somente ele poderá dizer exatamente quando você poderá deixar de usar o aparelho.

Quais são os principais tipos de aparelho ortodôntico móvel?

Existem diferentes tipos de aparelho dentário móvel, de modo que cada um deles serve para uma situação diferente. Veja quais são os principais!

Aparelho móvel funcional

Esse tipo de aparelho é recomendado para pacientes com arcada inferior recuada ou com problemas de mordida aberta.

O aparelho dentário móvel funcional tem uma estrutura metálica que envolve os dentes. Ele estimula, inibe ou direciona o crescimento e o posicionamento da mandíbula.

Aparelho móvel de contenção

O aparelho dentário móvel de contenção é quase sempre usado para finalizar outros tratamentos ortodônticos.

Esse modelo é feito de acrílico e incolor, servindo como contenção para possíveis desalinhamentos dentários.

Aparelho móvel invisível

Indicado para tratamentos menos complexos, esse aparelho é feito com acetato sem coloração, o que o torna invisível.

Quase sempre esse tipo de aparelho dentário móvel é usado para alinhar os dentes dos pacientes.

Aparelho móvel extrabucal

Popularmente conhecido como “freio de burro”, esse aparelho é aquele com uma cinta de nylon que se apoia atrás do pescoço ou na cabeça do paciente, por meio de um arco facial externo.

O uso desse aparelho é recomendado quase sempre para crianças, já que o seu objetivo é controlar o crescimento da arcada superior e os movimentos superiores para trás.

Por conta do aparelho ter uma parte para o lado de fora da boca, os pacientes e dentistas evitam ao máximo o seu uso. Porém, em alguns casos, ele realmente precisa ser utilizado.

Que cuidados devem ser tidos ao fazer um tratamento com aparelho dentário móvel?

Se você está fazendo um tratamento com o aparelho, precisa seguir alguns cuidados básicos. Confira!

Tenha disciplina

Você deve usar o aparelho conforme indicado pelo seu dentista. Ele pode ser removido para comer, ir à uma festa, na hora de escovar os dentes, entre outras situações.

Porém, você sempre deve lembrar de colocá-lo de volta em seguida. Caso contrário, o seu tratamento não terá eficácia e o dentista não conseguirá o resultado almejado.

Higienize o aparelho todos os dias

Você precisa higienizar o seu aparelho todos os dias! Caso contrário, ele poderá acumular tártaro e isso facilita o surgimento de doenças bucais.

Sempre guarde o aparelho no estojo

Sempre que você retirar o aparelho, precisa guardá-lo corretamente no estojo. Se você deixá-lo em outro local, poderá estragar ou sofrer danos que prejudicarão o seu tratamento.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o aparelho? O nosso desejo é que este conteúdo tenha servido para você compreender melhor o assunto.

Antes de fazer tratamentos com aparelho, é comum os dentistas solicitarem a sua documentação ortodôntica. Entenda agora o que é isso!

Sair da versão mobile