DVI Radiologia

Dentes supranumerários: do diagnóstico ao tratamento

Não é raro que os dentistas se deparem com pacientes com dentes supranumerários, ou seja, com mais de 32 peças dentárias na boca.

Compreender sobre o assunto é importante para os profissionais da área e também para os pacientes com essa condição. Por isso, preparamos este conteúdo, que pretende esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, explicando o que ocorre do diagnóstico ao tratamento.

Se você quiser saber mais sobre os dentes supranumerários, portanto, prossiga com a leitura!

O que são dentes supranumerários?

Dentes supranumerários são dentes a mais na arcada dentária. Eles podem aparecer na parte superior ou inferior da boca e em qualquer momento da vida da pessoa.

Isso quer dizer que os dentes supranumerários não aparecem apenas na infância ou adolescência. Eles podem surgir na vida adulta, quando o indivíduo já está com a dentição formada.

Em alguns casos, os dentes supranumerários aparecem já na infância, logo que os primeiros dentes começam a nascer. Porém, há inúmeros casos de adultos que percebem o nascimento de novas peças dentárias na boca.

Que complicações os dentes supranumerários trazem para a vida do paciente?

Os dentes supranumerários podem trazer várias complicações para a saúde bucal das pessoas. Dependendo do local em que eles crescem pode ficar difícil fazer a escovação, o que contribui para a retenção de placa bacteriana.

Além disso, os dentes supranumerários também podem ocasionar problemas oclusais, assim como facilitar o surgimento de doenças como a gengivite e a periodontite.

Outro problema é a estética, principalmente quando os dentes a mais se localizam na frente dos outros. Isso afeta a autoestima e pode contribuir até mesmo para o surgimento ou agravamento de quadros depressivos.

Quais são as causas dos dentes supranumerários?

Não se sabe exatamente o que causa o surgimento de dentes supranumerários, mas há fatores genéticos que podem contribuir com essa probabilidade.

Além disso, de acordo com um estudo publicado pela revista European Journal of Dentistry, os homens são mais propensos a terem dentes supranumerários, em relação às mulheres.

Também já ficou comprovado que os casos de dentes supranumerários são mais comuns em pessoas com distúrbios genéticos, como a Síndrome de Gardner ou a Síndrome de Down.

Como é feito o diagnóstico para os dentes supranumerários?

O diagnóstico para dentes extras é feito quando as peças dentárias extras começam a nascer e o paciente, achando estranho, procura o cirurgião-dentista.

Em alguns casos, a descoberta também é feita por acaso, quando os pacientes fazem exames de raio-x para alguma outra finalidade. Por meio da radiologia, o dentista pode observar a condição e propor o tratamento adequado.

Como é feito o tratamento para essa condição dentária?

Em relação ao tratamento para dentes supranumerários, isso varia de pessoa para pessoa. 

Há casos em que as peças dentárias extras não causam problemas para a saúde bucal, tampouco para a estética do paciente. Nesse tipo de situação, pode-se manter os dentes e apenas consultar o dentista periodicamente, para acompanhar e monitorar a situação.

Em outros casos, no entanto, é necessário fazer uma cirurgia de remoção para dentes supranumerários. O processo é bastante simples e consiste na retirada dessas peças extras da boca do paciente.

Para facilitar a localização dos dentes e o planejamento cirúrgico, pode ser necessário que o paciente faça uma série de exames de imagem, como a radiografia panorâmica.

Caso clínico

dentes supranumerários
Fonte: Revista CEFAC

 

Um artigo publicado na Revista CEFAC trouxe um exemplo de um caso clínico de diagnóstico e tratamento de dentes extras na boca.

O caso é de um paciente de 12 anos de idade, que buscou atendimento para remover um dente supranumerário, para iniciar, em seguida, um tratamento com aparelho ortodôntico.

No exame clínico inicial, foi possível observar que o paciente se encontrava na dentição permanente, sem necessidade de outro tratamento dentário prévio, gengiva com aspecto saudável, porém o supranumerário não era visível na boca. Foi preciso, portanto, realizar um exame radiográfico panorâmico e uma tomografia computadorizada.

O tratamento proposto para o caso foi o de remoção cirúrgica do dente supranumerário com a finalidade de permitir o alinhamento dentário na arcada superior associado ao tratamento ortodôntico. O procedimento cirúrgico decorreu dentro das normas técnicas precisas para a região.

Quais são as classificações de dentes supranumerários?

Na Classificação Internacional de Doenças (CID), há diferentes classificações para os dentes supranumerários. São elas:

Os dentes supranumerários devem ser sempre acompanhados de perto pelo dentista. O profissional necessita solicitar exames e verificar as especificidades de cada caso. Somente assim será possível propor o tratamento adequado para o paciente.

A DVI Radiologia pode ser uma parceria nesse momento! Oferecemos a realização de diversos exames radiográficos que auxiliam no diagnóstico de dentes supranumerários e outras patologias. Para saber mais, acesse o nosso site e conheça os nossos serviços!

Sair da versão mobile