DVI Radiologia

10 equipamentos odontológicos essenciais para o consultório

Quando um dentista está montando o seu consultório, é importante pensar em vários detalhes, como a decoração da recepção, a organização do espaço e os equipamentos odontológicos que precisa comprar.

Somente com bons aparelhos é que será possível prestar um atendimento eficiente aos pacientes, realizando os principais tipos de tratamentos que podem ser feitos em uma clínica de odontologia. 

Lembre-se que há equipamentos que são tão básicos para um consultório odontológico, que precisam ser comprados independentemente da especialidade do dentista. Neste conteúdo, apresentaremos os principais deles!

Saiba quais são os 10 equipamentos odontológicos imprescindíveis para um consultório

Preparamos uma lista completa com os principais equipamentos odontológicos essenciais para uma clínica ou um consultório. Veja, a seguir!

equipamentos odontológicos

1. Cadeira odontológica

Para abrir a nossa lista de equipamentos odontológicos essenciais, não podemos deixar de citar a cadeira. Afinal, sem esse item, fica impossível de prestar qualquer tipo de atendimento.

No mercado, existem diferentes opções e marcas de cadeiras odontológicas para se adquirir. A nossa dica é para que você pesquise e encontre um modelo que seja bastante funcional e confortável.

Com uma cadeira confortável, os pacientes ficarão mais relaxados e terão uma melhor experiência para você poder fazer os exames e demais procedimentos odontológicos.

2. Pedal de comando

O pedal de comando é um item que complementa a cadeira, imprescindível para garantir o funcionamento do assento, bem como controlar  a rotação dos instrumentos.

Ao comprar um pedal de comando, busque por um modelo que seja simples e eficiente, para que todas as operações sejam feitas de maneira correta e confortável para o paciente.

3. Mesa de equipo

A mesa de equipo é um suporte de apoio, que complementa a cadeira odontológica. Nela, o dentista deixa as seringas, mangueiras, a bandeja e outros acessórios que poderão ser necessários no decorrer do atendimento.

É importante que a mesa de equipo tenha encaixes específicos para cada uma das peças utilizadas numa consulta odontológica. 

4. Jato de bicarbonato ou caneta de ultrassom

O jato de bicarbonato é um equipamento essencial para os dentistas realizarem a profilaxia dental nos pacientes.

Também chamado caneta de ultrassom, esse aparelho consegue remover as placas bacterianas e as manchas mais profundas nos dentes. 

Além disso, é indicado para preparar as cavidades para os processos de restaurações, remoção de pinos e coroas, entre outros.

5. Compressor odontológico

O compressor odontológico é um aparelho que fornece ar-comprimido para os acessórios do dentista, como o sugador e o micro-motor. Ou seja, é um item de primeira necessidade para que outros equipamentos funcionem.

A nossa dica é para você dar preferência para compressores odontológicos sem óleo. Isso porque essa substância pode contaminar o ar e desgastar os aparelhos.

6. Aparelho de raio-X odontológico

Os exames de imagem são importantes para diversos diagnósticos, principalmente em tratamentos de endodontia e ortodontia. Por isso, é necessário que os dentistas tenham um aparelho de raio-X em seus consultórios.

Para consultórios de dentista, os melhores aparelhos de raio-X são os de coluna móvel e com braços articuláveis. Esse modelo permite movimentos suaves e um fácil posicionamento para captar as imagens dos pacientes.

Dessa forma, será muito mais fácil realizar radiografias periapicais e outros tipos de exames de imagem, essenciais para um diagnóstico preciso.

7. Fotopolimerizador

Com um fotopolimerizador, os líquidos são transformados em massa. De tal maneira, esse equipamento é imprescindível para que os dentistas possam fazer restaurações e a colagem de brackets em pacientes que usam aparelho ortodôntico.

Você encontra diversos modelos e marcas de fotopolimerizadores no mercado. Busque pela opção que julgar mais interessante para o seu consultório, sempre pesquisando as especificidades de cada item.

8. Autoclave odontológica

Esterilizar os instrumentos odontológicos é muito importante para evitar infecções e transmissão de doenças de um paciente para outro. Por isso, você precisa comprar uma autoclave odontológica para o seu consultório.

A autoclave é um equipamento que esteriliza os materiais por meio de um vapor sob pressão. Ela é muito mais eficiente que as estufas, sendo inclusive recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

9. Conjunto odontológico

O conjunto odontológico reúne instrumentos essenciais para o trabalho do dentista. São eles: a suctora, o refletor e o mocho.

A suctora é composta por uma cuba acoplada autoclavável e com um sugador de alta potência. Ela serve para sugar os líquidos e a saliva da boca dos pacientes.

Os refletores, por sua vez, são compostos por lâmpadas LED ou halógenas e servem para que os dentistas tenham uma visão ampla de todas as estruturas da boca do paciente,

Finalmente, temos o mocho, que é uma espécie de cadeira ergométrica usada pelos dentistas. É importante que ele seja bastante confortável para proporcionar suporte ao corpo e conforto ao profissional.

10. Câmara escura

A câmara escura também faz parte da lista de equipamentos odontológicos essenciais para o consultório. Isso porque ela é necessária para fazer a revelação das imagens de exames, como as radiografias periapicais.

Ao comprar uma câmara escura, dê preferência para os modelos com angulagem para a entrada das mãos. Isso facilita o acesso às cubas no momento da revelação das imagens.

Se você está montando um consultório, essa listagem de equipamentos odontológicos é bastante útil, não é mesmo? Faça um checklist e não deixe nada faltando para bem atender os seus pacientes!

Também se inscreva em nossa newsletter e sempre receba dicas e conteúdos interessantes para dentistas diretamente em seu e-mail. Não perca essa oportunidade!

Sair da versão mobile