DVI Radiologia

Como funciona um dentista 24 horas?

Woman in a uniform. Doctor working at the clinic. Dentist holds a tools in her hands

Quando alguma emergência acontece com a boca ou os dentes, tudo o que você precisa é encontrar um dentista 24 horas, não é mesmo?

Existem situações em que o atendimento realmente não pode esperar e contar com os serviços de um dentista que atenda em qualquer momento do dia é muito importante nesses momentos.

Mas, como funciona um dentista 24 horas? Preparamos este conteúdo para você esclarecer essa e outras dúvidas acerca do tema. Acompanhe!

O que é um serviço de dentista 24 horas?

Como o próprio nome sugere, o dentista 24 horas é um serviço de atendimento odontológico que funciona em todos os momentos do dia.

Esse tipo de serviço deve ser procurado quando você tem alguma emergência, em decorrência de um acidente, por exemplo, e precisa ser atendido por um dentista imediatamente.

Em suma, uma clínica odontológica 24 horas deve ser procurada quando você precisa ser atendido de forma imediata, ou seja, não pode agendar um horário e esperar um ou mais dias para o atendimento.

dentista 24 horas

Como saber se o meu caso é de emergência?

Como explicamos, o serviço de dentista 24 horas deve ser procurado em casos de emergência odontológica. Mas, como saber se um caso é considerado urgente ou não?

Para saber fazer essa classificação, é preciso entender o que constitui uma emergência odontológica. Geralmente,  isso é classificado em duas categorias: danos visíveis aos dentes e dores fortes.

No primeiro caso, se incluem acidentes que causam danos aos dentes. Um exemplo típico é quando alguém está comendo um alimento muito duro e quebra um dente, necessitando reparo imediato.

A segunda categoria enquadra as situações em que a pessoa começa a sentir fortes dores de dente sem um motivo aparente. Geralmente, isso ocorre quando há um abscesso dentário ou cárie mal tratada. 

Entre outras coisas, podem ser consideradas situações de emergência odontológica:

Ou seja, em todas essas situações, você pode procurar um serviço de dentista 24 horas para ter o atendimento emergencial.

Como funciona um dentista 24 horas?

As clínicas de dentistas que funcionam 24 horas, geralmente, têm profissionais de plantão, que atendem os pacientes conforme chegam ao estabelecimento.

Pode ser que, antes de consultar com o dentista, o paciente necessite passar por uma triagem, que é feita por um enfermeiro ou auxiliar de saúde bucal. Esse profissional classifica cada caso, de acordo com a gravidade da situação.

Assim, forma-se uma fila de espera e o dentista de plantão vai atendendo os pacientes, por ordem de gravidade do caso de cada um deles.

Inicialmente, o dentista faz um exame rápido, avaliando o local da lesão e conversando com o paciente para entender o que aconteceu. 

Em seguida, são realizadas extrações, drenagem de infecções, suturas, retirada de objetos entre os dentes etc. O dentista também pode receitar medicamentos para diminuir as dores que estão sendo sentidas pelo paciente.

É bastante comum que, nesse atendimento emergencial, o dentista busque meios para solucionar o problema do paciente para que ele pare de sentir dor ou desconforto naquele momento.

No entanto, exames radiográficos podem ser solicitados para que um plano de atendimento possa ser feito mais tarde, com calma, em um consultório odontológico em que as consultas são agendadas com hora marcada.

Onde encontrar esse tipo de serviço?

Clínicas de dentistas 24 horas podem ser encontradas nos principais municípios brasileiros. 

Recomendamos que você faça uma pesquisa no Google para encontrar um serviço desse tipo mais próximo da sua casa.

Quais são os valores cobrados por um dentista 24 horas?

No Brasil, o preço médio de uma consulta com dentista é de R$ 130,00. No entanto, esse valor pode variar, de acordo com a sua região.

Também há casos em que os pacientes têm planos de saúde que cobrem atendimentos odontológicos de emergência. Nessa situação, vale a pena procurar por um serviço de dentista 24 horas que ofereça cobertura para o seu convênio.

Existe plantão gratuito com dentista atendendo 24 horas por dia?

Depende! Em algumas cidades há plantões de dentista 24 horas atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em unidades de pronto-atendimento para emergências.

Vale a pena se informar sobre como esse tipo de atendimento é realizado no seu município. Assim, se tiver alguma situação de emergência odontológica, poderá recorrer ao plantão gratuito.

Em suma, é importante você saber que o dentista 24 horas é um serviço para atendimentos emergências, ou seja, que não pode esperar. Não é recomendado procurar esse tipo de clínica para fazer uma limpeza ou consulta de rotina, por exemplo.

Se você fizer isso, poderá estar ocupando a vaga de uma pessoa com dor e precisa de atendimento imediato. Então, também é importante ter bom senso na hora de usar o serviço.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o atendimento de dentista 24 horas? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil.

Caso ainda tenha algum questionamento, deixe um comentário e responderemos o mais breve possível!

Sair da versão mobile