Como montar um consultório de Odontopediatria

Abrir um consultório de Odontopediatria é o sonho de qualquer dentista que gosta de cuidar do sorriso das crianças. Afinal, quanto mais cedo começarem os cuidados com a saúde bucal, mais qualidade de vida o indivíduo terá no futuro.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em reportagem da EBC, aos 5 anos de idade, mais de 53% das crianças já tiveram casos de cárie. Isso demonstra o quão importante é a área da Odontopediatria, que deve ser cada vez mais incentivada.

Você quer montar um consultório de Odontopediatria e fazer a diferença na vida dos pequenos? Então, prossiga com a leitura!

O que é Odontopediatria? Conheça mais sobre a área!

A Odontopediatria é uma especialidade da Odontologia que visa cuidar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. 

O especialista nesse segmento acompanha toda a formação dentária dos pequenos, garantindo que eles tenham um sorriso mais saudável e diagnosticando possíveis problemas de forma precoce.

Se for identificado que os pacientes infantis têm dentes supranumerários ou que precisam usar aparelho ortodôntico para corrigir falhas, por exemplo, isso pode ser feito ainda durante a infância.

Dessa forma, os problemas se corrigem mais rapidamente e o indivíduo terá mais qualidade de vida e saúde quando chegar à fase adulta.

Vantagens de se especializar na área e montar um consultório em Odontopediatria

A Odontopediatria é uma área bastante desafiadora para os dentistas. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens de escolher essa especialidade!

Formação completa

Ao atender em um consultório de Odontopediatria, o dentista precisa ter uma formação completa e dominar diversas subáreas da Odontologia.

Entre outras coisas, o profissional precisa entender sobre cirurgia dentística, endodontia, próteses, uso de aparelho ortodôntico etc. Tudo isso com o desafio de aplicar as técnicas e procedimentos em pacientes infantis.

Atuação preventiva

O dentista especialista em atender crianças poderá observar problemas de mordida, cáries, traumatismos e outras doenças ou anomalias bucais nos pacientes.

Em boa parte dos casos é possível agir de forma preventiva, orientando os pais sobre como agir com os filhos em relação ao uso de chupetas, alimentação saudável, procedimentos a serem realizados em casa etc.

Cuidados com os dentes de leite

A dentição decídua, o que popularmente chamamos de dentes de leite, é muito importante para que a criança desenvolva bem a fala e consiga se alimentar bem nos primeiros anos de vida.

O dentista pode prestar todo o atendimento necessário para preservar os dentes de leite e fazer a remoção no momento adequado. Além disso, pode realizar um trabalho multidisciplinar com psicólogos e fonoaudiólogos, nesse momento tão importante da vida dos pequenos.

consultório de odontopediatria

5 dicas para estruturar o seu consultório de Odontopediatria

Como você pode perceber, o odontopediatra têm um papel importante na saúde bucal das crianças e futuros adultos. Por isso, cursar essa especialização e abrir um consultório de Odontopediatria é uma ideia bem interessante.

Logo abaixo, apresentaremos uma série de dicas para você estruturar o seu consultório de Odontopediatria. Veja!

1. Crie uma sala de espera divertida

O ato de ir ao dentista não pode se tornar algo ruim ou desagradável para as crianças. Por isso, ao estruturar o seu consultório de Odontopediatria, pense em uma sala de espera divertida.

As paredes, por exemplo, podem ser coloridas, para que sejam mais chamativas e convidativas. Deixe de lado aquele branco tradicional dos ambientes hospitalares e que causa arrepios até mesmo nos adultos.

Além disso, a sala de espera pode ter quadros com personagens de desenhos animados que as crianças gostam atualmente, super-heróis, entre outros elementos que criem um ambiente lúdico.

2. Tenha um espaço para atividades infantis

A sala de espera também pode ter um espaço para atividades infantis, para que as crianças possam relaxar e se divertir enquanto aguardam o atendimento.

Você pode disponibilizar alguns brinquedos e jogos, além de lápis de cor e folhas de papel para que possam desenhar.

Uma boa ideia é criar uma espécie de galeria com os desenhos dos pacientes. Assim, em ocasiões futuras, o pequeno poderá ir até lá e ver a sua “obra de arte” exposta.

3. Estruture um fraldário

Em consultórios odontopediátricos, é interessante que, além dos banheiros, também haja um fraldário. Esse espaço deve ser voltado para que os pais ou as mães que acompanham o pequeno possam trocar as fraldas dos bebês, caso seja necessário.

Tudo precisa ser muito bem planejado, para que a troca de fraldas possa ser realizada de forma eficiente nos pequenos.

4. Use uma tela LED embutida da cadeira

Uma TV de LED ou até mesmo um tablet grande pode ser embutido em sua cadeira de dentista. A ideia é distrair o paciente infantil enquanto você trabalha. Afinal, sabemos que nem sempre é fácil fazer com que eles fiquem quietinhos na cadeira.

Com a tela, você pode logar a sua conta da Netflix ou outra plataforma de streaming e pedir à criança que escolha um desenho ou série infantil de sua preferência. Dessa forma, enquanto o pequeno se diverte assistindo a programação, você faz o seu trabalho.

5. Pense no atendimento humanizado

Ao montar um consultório de Odontopediatria, você não pode deixar de lado o atendimento humanizado. Isso é fundamental para que as crianças e seus pais se sintam bem, confiem em seu trabalho e possam ter os melhores resultados possíveis.

Além disso, ao fazer com que os pacientes pediátricos se sintam bem no consultório, você contribui para que eles tenham uma relação de confiança com os dentistas e demais profissionais da saúde.

Isso contribui, inclusive, para que não se desenvolvam traumas na vida adulta, que acabam resultando em descuidos com a saúde bucal.

Coloque em prática as nossas dicas e tenha um consultório de Odontopediatria de sucesso! Aproveite e também leia o nosso conteúdo que apresenta 10 equipamentos odontológicos essenciais para a sua clínica.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário