DVI Radiologia

Checklist definitivo da saúde bucal: saiba tudo o que você precisa

Prevenir é sempre melhor do que remediar, não é mesmo? É por isso que, para evitar o surgimento de doenças na boca, você precisa seguir bons hábitos de saúde bucal.

Quando são tidos cuidados de higiene com os dentes e outras partes da boca, você evita o surgimento de doenças como a gengivite, a periodontite, as cáries, entre outras.

Elaboramos um checklist definitivo da saúde bucal, com tudo o que você precisa para estar com o sorriso sempre em dia. Confira, a seguir!

Itens essenciais para ter uma boa saúde bucal

Antes de começar o nosso checklist, é importante que você saiba quais são os itens essenciais para ter uma boa saúde bucal. São eles:

Caso você não tenha esses produtos na sua casa, passe na farmácia ou no supermercado mais próximo e faça a compra. Será necessário utilizá-los para cumprir o checklist da saúde bucal.

saúde bucal

Saúde bucal: confira o checklist completo para ter a boca e os dentes sempre saudáveis

Pronto para conhecer o checklist que vai garantir a saúde dos seus dentes e da sua boca? Então, vamos lá! Confira, logo abaixo, todos os hábitos que devem ser tidos cotidianamente!

Escove os dentes após as refeições

Como você já deve saber, é importante sempre escovar os dentes após as refeições. Esse hábito é essencial para remover os restos de comida da boca e evitar a proliferação de bactérias e outros microorganismos, que formam a placa dentária, por exemplo.

É indicado que você escove inicialmente a parte externa dos dentes, que ficam voltadas para as bochechas. Isso deve ser feito tanto na parte superior quanto na inferior.

O procedimento deve ser repetido na parte interna dos dentes, que é voltada para a língua. Em seguida, deve-se escovar a coroa dos dentes posteriores, que é a parte que usamos para mastigar os alimentos.

Para evitar o esquecimento de escovar os dentes, você pode carregar sempre um kit com escova e pasta na bolsa. Também pode deixar um conjunto com esses itens em casa e outro no trabalho. Assim, não tem desculpa para não garantir a higiene bucal diária.

Use o fio dental pelo menos uma vez ao dia

Pelo menos uma vez ao dia é recomendado  o uso do fio dental. Isso é necessário para melhorar a higienização da boca e remover pequenos restos de alimentos que ficam entre os dentes, sendo mais difíceis de serem removidos pela escova.

Além disso, o fio dental ajuda a reduzir a halitose e reduz consideravelmente o desenvolvimento de doenças e inflamações na gengiva.

O recomendado é que você use o fio dental antes de escovar os dentes. O uso é bem simples: basta retirar cerca de 20 centímetros do fio da embalagem, enrolar nas pontas dos dedos e passar entre todos os dentes da sua arcada dentária.

Limpe bem a língua

Além de higienizar bem os dentes, para ter uma boa saúde bucal, você também precisa limpar corretamente a sua língua.

No mercado, existem limpadores de língua, que você pode adquirir para fazer a higiene lingual. Porém, caso não queira fazer esse investimento ou ter mais praticidade no seu dia a dia, pode usar a própria escova de dentes, que também cumpre muito bem esse papel.

Escovar a língua é importante para evitar o surgimento da saburra, que é aquela massa branca que fica impregnada na língua.

A saburra, vale lembrar, causa mau hálito e também acumula microorganismos que podem provocar doenças que não se limitam à boca, mas também podem acometer outras partes do seu corpo.

Cuide da sua saúde como um todo

Os hábitos saudáveis, de modo geral, como ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar o fumo também contribuem diretamente para a sua saúde bucal.

Por isso, é importante que você tenha cuidados com a sua saúde como um todo. Assim, o seu organismo ficará mais equilibrado e menos propenso a alterações hormonais que prejudicam a boca e os dentes.

Entre outras coisas, é interessante incluir o leite e seus derivados na alimentação. Isso porque esses alimentos são ricos em fósforo e cálcio, que são minerais essenciais para a estrutura dos dentes.

Tomar sol regularmente também é interessante! Isso porque esse hábito estimula a produção da vitamina D, que cumpre um papel importante para impulsionar a absorção do cálcio pelo organismo.

Evite comer muitos doces para manter a saúde bucal em dia

É claro que, vez ou outra, você pode comer um docinho. Porém, ingerir guloseimas açucaradas todos os dias pode fazer mal para a sua saúde.

Além de elevar os índices de glicose no corpo, o que pode causar o desencadeamento da diabetes, o açúcar acumulado nos dentes serve como fonte de energia para as bactérias desenvolverem ácidos que corroem a estrutura dental.

Sempre que comer doces, lembre-se de escovar os dentes logo em seguida, para evitar as doenças bucais.

Visite o seu dentista regularmente

Finalmente, você precisa lembrar de  visitar o seu dentista regularmente. O ideal é que as consultas sejam realizadas uma vez a cada seis meses.

Na visita ao dentista, o profissional fará uma limpeza nos dentes e também poderá diagnosticar possíveis problemas, como cáries, precocemente. Assim, fica mais fácil tratar as doenças, antes que elas se desenvolvam para quadros graves.

Gostou do nosso checklist para manter uma boa saúde bucal? Então, não deixe de seguir todos os passos para ter sempre um sorriso bonito e saudável.

Ficou com alguma dúvida? Sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo! Responderemos o mais breve possível!

Sair da versão mobile