Como é feito um implante de dente?

Saber em detalhes como é feito implante de dente é bem importante antes de se submeter a esse tipo de tratamento. Assim, você terá mais tranquilidade para realizar o procedimento, ajudando a ter mais sucesso na colocação das próteses.

O implante dentário é recomendado para pessoas que tiveram perda de dentes, total ou parcial, por conta de acidentes ou doenças como a gengivite, as cáries e outras infecções. Pacientes que já nasceram sem um ou mais dentes, o que chamamos de anodontia, também podem colocar as próteses. 

A seguir, esclareceremos as principais dúvidas que os pacientes têm sobre esse tratamento. Também vamos mostrar um passo a passo de como é feito implante de dente. Leia o nosso conteúdo até o final e fique bem informado!

O que é um implante de dente?

O implante dentário consiste na colocação de próteses de dentes de forma definitiva na boca do paciente, possibilitando a total reabilitação oral.

No procedimento, um pino de titânio é usado para substituir a raiz dos dentes. Para fixar esse material no osso, é preciso fazer uma cirurgia.

O material usado, vale lembrar, é biocompatível com o organismo humano. Ou seja, os riscos de rejeição são eliminados.

O implante de dente está cada vez mais popular no Brasil. Para você ter uma ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), divulgados em reportagem da revista Veja, somente em 2019 foram comercializados 2,7 milhões de próteses dentárias em nosso país.

como é feito um implante de dente

Afinal, como é feito implante de dente?

Como explicamos, o implante dentário é um procedimento cirúrgico em que um pino de titânio é colocado no osso maxilar, substituindo a raiz original do dente. Após, sobre esse suporte, é colocada uma prótese de dente.

O tratamento se divide em três momentos principais: o pré-operatório, o procedimento cirúrgico e o pós-operatório. Veja, a seguir, informações sobre cada um deles!

Pré-operatório

No pré-operatório, o dentista avalia a boca do paciente e solicita uma série de exames de imagem e de sangue. 

Os exames são indicados para que o dentista possa avaliar as condições gerais de saúde do paciente, bem como tenha subsídios para o planejamento cirúrgico.

Ainda no pré-operatório, o profissional solicitará o início de um tratamento com medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios. Geralmente, o paciente começa a tomar esses remédios uma semana antes do procedimento cirúrgico.

Procedimento cirúrgico

A cirurgia em si é realizada em duas etapas. No primeiro momento, o dentista coloca o pino de titânio no paciente. Após isso, é necessário aguardar alguns dias para que a cicatrização seja completa.

Quando o local estiver totalmente cicatrizado, o paciente recebe o dente artificial. O pino tem o formato que lembra um parafuso, com filamentos que fazem a prótese ser corretamente fixada.

Depois da colocação da prótese, pode ser necessário que o paciente siga tomando remédios por alguns dias, para evitar as infecções.

Pós-operatório

No pós-operatório, além de tomar a medicação indicada pelo dentista, é necessário aplicar compressas geladas no local para reduzir as dores e o inchaço.

Além disso, nos primeiros dias após o procedimento, é recomendado que sejam evitados os alimentos mais duros e quentes. 

Bebidas quentes, como o café e os chás também devem ser evitadas. Também não é recomendado fumar e ingerir bebidas alcóolicas. 

Quanto tempo leva para fazer um implante de dente?

A duração do tratamento de implante dentário varia de caso para caso. No entanto, entre a primeira consulta e a avaliação final, o tempo médio costuma ser de oito meses.

Em casos mais complexos, como quando é necessário fazer enxertos ósseos, esse tempo pode chegar a até dois anos.

Como fica a gengiva depois do implante?

Em alguns casos, o implante dentário fica aparecendo na gengiva. Embora isso não seja um problema funcional, pode afetar a estética e a autoestima dos usuários, principalmente quando o dente em questão fica localizado na parte da frente da boca e é bastante visível.

Em casos assim, o dentista pode propor outros tratamentos complementares, como o enxerto de gengiva. Dessa forma, a área é coberta e o pino não fica aparecendo.

Qual é o valor de um implante de dente?

O valor de um implante dentário pode variar de acordo com diversos fatores como o material utilizado, a situação da saúde bucal do paciente, a forma como a prótese é fabricada etc.

Embora não exista uma regra para definir o valor, em média, o preço do tratamento fica entre R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00.

Caso você encontre alguma clínica odontológica que ofereça um tratamento por um valor muito abaixo dessa faixa, desconfie. Afinal, é a sua saúde e estética que estão em jogo! Lembre-se que o barato pode sair muito caro. 

Agora você já sabe como é feito implante de dente!

Conseguimos explicar como é feito um implante dentário e esclarecer outras dúvidas sobre o procedimento? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido bastante útil para você!

Como dica final, orientamos a sempre seguir todas as orientações do seu dentista à risca. Assim, terá mais sucesso ao realizar a colocação de um implante de dente.

Fique com a gente e confira agora o nosso conteúdo com 7 pastas de dentes que não testam em animais!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário