Quanto custa um canal de dente?

“Quanto custa um canal de dente?”. Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes que precisam fazer esse tipo de tratamento.

Realmente, o tratamento de canal não é um dos mais baratos nos consultórios odontológicos. Isso se justifica porque, entre outros fatores, a tecnologia utilizada no procedimento é cara.

Porém, você precisa ver o preço do tratamento como um investimento na sua saúde bucal. Deixar o dente infectado sem realizar o procedimento, além de causar dor, poderá trazer consequências mais graves para o seu organismo.

A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o tratamento e explicar quanto custa um canal de dente. Vamos lá?

Afinal, o que é tratamento de canal e quando ele é indicado?

O tratamento de canal é um procedimento no qual o dentista retira totalmente a polpa, ou seja, a parte interna do dente do paciente. Após, é realizada uma limpeza no local e o espaço aberto é preenchido por um material específico.

Esse procedimento é indicado nos casos em que as pessoas estão com a polpa do dente infeccionada ou inflamada. Na maioria das situações, isso ocorre quando há cáries muito profundas.

É por isso que se recomenda visitas frequentes ao dentista! Se a cárie for previamente tratada, se evita que o quadro se agrave e seja necessário tratar o canal.

O tratamento de canal também pode ser indicado nos casos de traumas ou fraturas, ou seja, quando o paciente quebra o dente. Nessa situação, é preciso restaurar a parte que foi danificada.

quanto custa um canal de dente

Quanto custa um canal de dente em 2022?

O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores.

Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada. Os dentes da frente, por exemplo, têm apenas uma raiz, o que torna o tratamento de canal mais simples e rápido. Logo, o preço é mais barato.

Em contrapartida, os dentes molares podem ter até três raízes. Ou seja, o dentista terá mais trabalho e precisará usar mais material para tratar o canal, o que faz com que o preço fique mais caro.

A região em que você mora e o tipo de estabelecimento escolhido para fazer o tratamento também faz com que o preço varie. Em clínicas populares, por exemplo, tratar o canal pode ser mais barato do que em consultórios particulares de dentistas.

É claro que você pode fazer orçamentos e escolher o profissional que passar mais confiança e tenha um preço competitivo. Porém, se o valor variar muito além da média que apresentamos, desconfie. Lembre-se que o barato pode sair caro!

Quantas sessões com o dentista são necessárias para tratar um canal?

Apesar de ser um pouco invasivo, o tratamento de canal não é um procedimento complicado. Dessa forma, a maioria dos casos é resolvido em uma única sessão com o cirurgião-dentista.

Porém, em situações mais graves, pode ser necessário que o paciente retorne mais vezes para finalizar o tratamento. São raros, no entanto, os casos que ultrapassam três sessões.

O que pode acontecer é o dentista pedir alguma consulta de revisão, para garantir que tudo deu certo e que o dente está realmente reestabelecido.

Antes do tratamento, o dentista também pode solicitar alguns exames de imagem, para que possa analisar o caso e fazer o planejamento cirúrgico da melhor forma.

“Já sei quanto custa um canal de dente, agora quero saber se o tratamento dói?”

Além da “dor no bolso”, os pacientes geralmente querem saber se tratar o canal é um procedimento doloroso e desconfortável.

Ao contrário do que muitos pensam, no entanto, na hora do tratamento, os pacientes não costumam sentir dor, tendo em vista que estão anestesiados.

Porém, como se trata de um tratamento invasivo, quando o efeito da anestesia passa, o paciente pode sim sentir dores no dente. Para reverter essa situação, os dentistas costumam receitar alguns medicamentos, para que o desconforto seja mínimo.

Além disso, é necessário tomar alguns cuidados no pós-operatório, como evitar mastigar alimentos muito duros com os dentes que foram restaurados, nos primeiros dias após o tratamento.

Como escolher um profissional para fazer o canal do dente?

O tratamento de canal deve ser feito, de preferência, por um dentista especialista em endodontia. Essa é a especialidade da odontologia que estuda as trincas, fraturas e estrutura interna dos dentes com profundidade.

Se você for em um dentista clínico-geral, provavelmente ele recomendará que você consulte um especialista, caso seja necessário fazer um tratamento de canal. 

Agora você já sabe, em média, quanto custa um canal de dente. Ao fazer orçamentos, portanto, leve a média que apresentamos aqui em consideração. Também busque por um profissional especializado na área e que possa fazer o tratamento da melhor maneira possível.

Siga a DVI nas redes sociais para acompanhar mais dicas e orientações sobre saúde bucal. Estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário