DVI Radiologia

Quanto custa um canal de dente?

“Quanto custa um canal de dente?”. Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes que precisam fazer esse tipo de tratamento.

Realmente, o tratamento de canal não é um dos mais baratos nos consultórios odontológicos. Isso se justifica porque, entre outros fatores, a tecnologia utilizada no procedimento é cara.

Porém, você precisa ver o preço do tratamento como um investimento na sua saúde bucal. Deixar o dente infectado sem realizar o procedimento, além de causar dor, poderá trazer consequências mais graves para o seu organismo.

A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o tratamento e explicar quanto custa um canal de dente. Vamos lá?

Afinal, o que é tratamento de canal e quando ele é indicado?

O tratamento de canal é um procedimento no qual o dentista retira totalmente a polpa, ou seja, a parte interna do dente do paciente. Após, é realizada uma limpeza no local e o espaço aberto é preenchido por um material específico.

Esse procedimento é indicado nos casos em que as pessoas estão com a polpa do dente infeccionada ou inflamada. Na maioria das situações, isso ocorre quando há cáries muito profundas.

É por isso que se recomenda visitas frequentes ao dentista! Se a cárie for previamente tratada, se evita que o quadro se agrave e seja necessário tratar o canal.

O tratamento de canal também pode ser indicado nos casos de traumas ou fraturas, ou seja, quando o paciente quebra o dente. Nessa situação, é preciso restaurar a parte que foi danificada.

quanto custa um canal de dente

Tipos de canais dentários: molares e frontais

Os canais dentários, também conhecidos como canais radiculares, podem variar em número, forma e localização, dependendo do tipo de dente. 

Os tipos de dentes mais comuns são os molares e os dentes frontais (ou incisivos e caninos). Observe a tabela abaixo e entenda:

Tipo de dente Localização Número de canais dentários
Molares Superiores Parte de trás da boca, maxila (superior) Três a quatro canais dentários, frequentemente complexos
Molares Inferiores Parte de trás da boca, mandíbula (inferior) Dois a três canais dentários, geralmente menos complexos
Incisivos Centrais Dentes anteriores, maxila e mandíbula Um canal dentário por dente
Incisivos Laterais Dentes anteriores, maxila e mandíbula Um canal dentário por dente
Caninos (Cúspides) Dentes pontiagudos, maxila e mandíbula Caninos superiores geralmente têm um canal, caninos inferiores podem ter um ou dois

Quanto custa um canal de dente em 2023?

O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores.

Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada. Os dentes da frente, por exemplo, têm apenas uma raiz, o que torna o tratamento de canal mais simples e rápido. Logo, o preço é mais barato.

Em contrapartida, os dentes molares podem ter até três raízes. Ou seja, o dentista terá mais trabalho e precisará usar mais material para tratar o canal, o que faz com que o preço fique mais caro.

A região em que você mora e o tipo de estabelecimento escolhido para fazer o tratamento também faz com que o preço varie. Em clínicas populares, por exemplo, tratar o canal pode ser mais barato do que em consultórios particulares de dentistas.

É claro que você pode fazer orçamentos e escolher o profissional que passar mais confiança e tenha um preço competitivo. Porém, se o valor variar muito além da média que apresentamos, desconfie. Lembre-se que o barato pode sair caro!

Quantas sessões com o dentista são necessárias para tratar um canal?

Apesar de ser um pouco invasivo, o tratamento de canal não é um procedimento complicado. Dessa forma, a maioria dos casos é resolvido em uma única sessão com o cirurgião-dentista.

Porém, em situações mais graves, pode ser necessário que o paciente retorne mais vezes para finalizar o tratamento. São raros, no entanto, os casos que ultrapassam três sessões.

O que pode acontecer é o dentista pedir alguma consulta de revisão, para garantir que tudo deu certo e que o dente está realmente reestabelecido.

Antes do tratamento, o dentista também pode solicitar alguns exames de imagem, para que possa analisar o caso e fazer o planejamento cirúrgico da melhor forma.

“Já sei quanto custa um canal de dente, agora quero saber se o tratamento dói?”

Além da “dor no bolso”, os pacientes geralmente querem saber se tratar o canal é um procedimento doloroso e desconfortável.

Ao contrário do que muitos pensam, no entanto, na hora do tratamento, os pacientes não costumam sentir dor, tendo em vista que estão anestesiados.

Porém, como se trata de um tratamento invasivo, quando o efeito da anestesia passa, o paciente pode sim sentir dores no dente. Para reverter essa situação, os dentistas costumam receitar alguns medicamentos, para que o desconforto seja mínimo.

Além disso, é necessário tomar alguns cuidados no pós-operatório, como evitar mastigar alimentos muito duros com os dentes que foram restaurados, nos primeiros dias após o tratamento.

Como escolher um profissional para fazer o canal do dente?

O tratamento de canal deve ser feito, de preferência, por um dentista especialista em endodontia. Essa é a especialidade da odontologia que estuda as trincas, fraturas e estrutura interna dos dentes com profundidade.

Se você for em um dentista clínico-geral, provavelmente ele recomendará que você consulte um especialista, caso seja necessário fazer um tratamento de canal.

Pontos a considerar ao escolher um endodontista

Além de saber quanto custa um canal de dente, ao escolher um dentista especialista em endodontista, alguns pontos devem ser considerados. Veja:

Qualificações e certificação

Verifique se o endodontista é licenciado e certificado para praticar Odontologia, com especialização em Endodontia. 

Certificações adicionais ou filiações a organizações profissionais podem ser um indicativo de compromisso com a educação continuada.

Experiência

Pergunte sobre a experiência do endodontista. Quanto mais experiência, maior a probabilidade de sucesso em procedimentos de tratamento de canal.

Reputação

Consulte avaliações on-line, peça recomendações a amigos, familiares ou seu dentista de confiança. Uma boa reputação é um indicativo da qualidade do serviço prestado.

Tecnologia e equipamentos

Verifique se o consultório do endodontista está equipado com tecnologia moderna, como microscópios cirúrgicos, radiografia digital e sistemas de imagem avançados. 

Essas ferramentas podem melhorar a precisão e a eficácia do tratamento.

Abordagem de atendimento ao paciente

Avalie a qualidade do atendimento ao cliente. A comunicação eficaz, a empatia e o cuidado com o paciente são aspectos fundamentais para garantir que você se sinta confortável durante o tratamento.

Custos e opções de pagamento

Você veio até aqui para saber quanto custa um canal de dente. Então, certifique-se de compreender os custos envolvidos no tratamento de canal e se o endodontista aceita seu plano de seguro odontológico. 

Também pergunte sobre opções de pagamento, como parcelamento. Assim, você faz o procedimento de que necessita e não passa aperto financeiro.

Localização e acessibilidade

Considere a localização do consultório do endodontista e se é facilmente acessível para você. 

A proximidade pode ser conveniente, especialmente se você precisa de múltiplas consultas.

Horário de funcionamento

Verifique os horários de funcionamento do consultório, especialmente se você tem uma agenda lotada. Encontrar um endodontista com horários flexíveis pode ser vantajoso.

Lembre-se de que a escolha de um endodontista competente é essencial para o sucesso do tratamento de canal e seu conforto durante o processo. 

Faça perguntas, pesquise e escolha um profissional que atenda às suas necessidades e expectativas. 

Quais são os procedimentos envolvidos em um tratamento de canal dentário?

O tratamento de canal dentário visa tratar infecções ou lesões no interior do dente, na polpa dentária e nos canais radiculares. Geralmente, o tratamento de canal envolve os seguintes procedimentos:

Anestesia

O procedimento geralmente começa com a aplicação de anestesia local para garantir que o paciente não sinta dor durante o tratamento.

Isolamento do dente

O dentista coloca um campo estéril de borracha (conhecido como “dique de borracha”) ao redor do dente afetado para manter a área livre de saliva e bactérias.

Acesso à polpa

O dentista faz um pequeno orifício na coroa do dente (a parte visível) para acessar a polpa dentária.

Remoção da polpa

A polpa dentária, que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, é removida dos canais dentários usando instrumentos especializados, como limas endodônticas. 

Os canais são esvaziados e limpos para eliminar qualquer bactéria ou tecido infectado.

Limpeza e modelagem

Os canais dentários são limpos e modelados para permitir um preenchimento adequado. 

Isso envolve o uso de limas de diferentes tamanhos e formatos.

Irrigação

Os canais são irrigados com soluções desinfetantes para remover detritos e bactérias remanescentes.

Preenchimento

Após a limpeza e desinfecção dos canais, eles são preenchidos com um material de obturação.

Geralmente, esse material é à base de guta-percha, para selar os canais e impedir a entrada de bactérias no futuro.

Restauração do dente

Após o tratamento de canal, o dente é restaurado. Isso pode envolver a colocação de uma restauração permanente, como uma coroa, para proteger o dente enfraquecido e restaurar sua função.

Acompanhamento

O dentista pode recomendar uma radiografia de acompanhamento para garantir que o tratamento tenha sido eficaz e que não haja sinais de infecção persistente.

Cabe destacar que o tratamento de canal geralmente requer uma ou mais visitas ao dentista, dependendo da complexidade do caso. 

Os seguros odontológicos oferecem cobertura para canal dentário?

A cobertura para tratamento de canal dentário em seguros odontológicos varia de acordo com o plano e a seguradora. 

Muitos planos oferecem cobertura para tratamento de canal, mas a extensão da cobertura, os limites anuais, os copagamentos e outros detalhes podem variar. 

É importante ler os termos do seu plano cuidadosamente e verificar com a seguradora para entender a extensão da cobertura e quaisquer requisitos específicos. 

Se você acredita que precisa de um tratamento de canal, consulte seu dentista e verifique como o seu plano odontológico pode ajudar a cobrir os custos.

Quanto custa um canal dentário? Dicas e estratégias para economizar

Fazer um tratamento de canal pode ser caro, mas existem várias dicas e estratégias que podem ajudar a economizar dinheiro. Confira a lista abaixo:

Essas estratégias podem ajudar a tornar o tratamento de canal mais acessível e a gerenciar os custos associados a procedimentos odontológicos.

No entanto, lembre-se de que a prioridade deve ser a saúde bucal, e adiar o tratamento quando pode resultar em complicações mais sérias e custos maiores a longo prazo.

Agora você já sabe, em média, quanto custa um canal de dente. Ao fazer orçamentos, portanto, leve a média que apresentamos aqui em consideração. Também busque por um profissional especializado na área e que possa fazer o tratamento da melhor maneira possível.

Siga a DVI nas redes sociais para acompanhar mais dicas e orientações sobre saúde bucal. Estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube.

Sair da versão mobile