DVI Radiologia

Planejamento ortodôntico: o que é e como fazer

O planejamento ortodôntico é o estudo que garante que os tratamentos realizados pelo ortodontista terão os melhores resultados possíveis.

O ortodontista, vale lembrar, é o dentista especialista na colocação de aparelhos nos dentes. 

Com esse equipamento é possível corrigir espaçamentos muito grandes, dentes acavalados, mordida aberta, entre outras anomalias. 

O uso do aparelho, é interessante destacar, não serve apenas para corrigir problemas estéticos, mas sim para tornar as funções da boca e dos dentes corretas, dando mais qualidade de vida para o indivíduo.

A seguir, tire as suas dúvidas sobre o que é o planejamento ortodôntico e como fazê-lo!

O que é um planejamento ortodôntico?

O planejamento ortodôntico é um processo em que o dentista planeja todo o tratamento a que o paciente será submetido para corrigir o seu sorriso.

Nesse processo, o dentista detalha todas as etapas do tratamento, deixando claro para o paciente a quantidade de tempo estimada que ele terá que usar o aparelho, quais são os tipos de equipamento utilizado, os resultados esperados, as formas de pagamento etc.

Todas essas informações são documentadas pelo dentista e apresentadas ao paciente, que poderá acompanhar o planejamento e discutir sobre ele com o profissional durante o processo.

O planejamento ortodôntico é importante justamente por detalhar todas as etapas do tratamento para o paciente. Além disso, ele guia o dentista para saber como agir em cada momento.

É claro que nem sempre o planejamento pode ser seguido totalmente à risca, tendo em vista que cada pessoa pode reagir de determinada forma ao tratamento. De qualquer modo, ter tudo registrado é interessante, até mesmo para saber o que fazer em casos de imprevistos.

planejamento ortodôntico

Como fazer um planejamento ortodôntico?

O planejamento ortodôntico divide-se em seis etapas. Abaixo, falaremos brevemente sobre cada uma delas!

Etapa 1: diagnóstico

Nessa etapa, o dentista detalha tudo o que precisa ser feito para que possa diagnosticar o problema do paciente.

Para que o diagnóstico seja preciso, o dentista precisa solicitar vários exames de imagem. A esse conjunto é dado o nome de documentação ortodôntica.

Em alguns casos, o dentista também pode solicitar alguns exames de sangue, para avaliar a saúde geral do paciente.

Etapa 2: instalação do aparelho

O dentista também precisa planejar a instalação do aparelho. Existem diferentes modelos que como os alinhadores invisíveis e os aparelhos interligados.

Por conta disso, o profissional deve avaliar a situação e escolher o modelo que melhor soluciona o problema de cada paciente.

Etapa 3: alinhamento

Essa etapa do planejamento deve detalhar o que o dentista pretende fazer para que o aparelho deixe os dentes do paciente nivelados e alinhados.

Na maioria dos casos, a primeira correção deve ser feita com fios mais finos e leves, tendo em vista que eles fazem com que os dentes girem e fiquem na posição correta.

Há situações em que o dentista pode solicitar a extração de algum dente, para que os demais sejam alinhados de forma correta.

Etapa 4: correção

Uma vez que os dentes estiverem alinhados, o dentista precisa corrigir os demais problemas que o paciente possui.

Aqui o tratamento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa. Geralmente, os fios finos são substituídos por outros mais grossos e com elásticos.

Essa combinação facilita o fechamento das mordidas abertas e o fechamento de grandes espaçamentos entre os dentes.

Etapa 5: finalização

A etapa de finalização é aquela em que os dentes já estão bem próximos da posição planejada inicialmente. 

Para finalizar o processo, o dentista pode solicitar a colocação de elásticos verticais e dobras nos arcos, bem como a instalação de brackets e outros acessórios.

Etapa 6: contenção

A última etapa do planejamento é a contenção e ocorre nos primeiros meses após a retirada do aparelho.

Como os dentes ainda estão em um período de “adaptação”, pode ser indicado o uso de contenções fixas ou removíveis para estabilizar a arcada dentária.

Como saber se o aparelho está fazendo efeito?

Para saber se o aparelho está fazendo efeito, o melhor que você tem a fazer é conversar com o seu dentista. 

Como o profissional fez um planejamento ortodôntico, ele sabe o que é esperado para cada etapa do tratamento.

Quanto tempo demora para o elástico do aparelho fazer efeito?

O tempo para os elásticos do aparelho fazerem efeito variam de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de situação que está sendo tratada.

É bem comum, no entanto, que as pessoas fiquem impacientes e incomodadas com a duração do tratamento.

Realmente, o tratamento ortodôntico não é tão simples e geralmente é longo, durando sempre mais de um ano. Além disso, ele pode ser um pouco desconfortável, principalmente no início.

Apesar disso, é preciso pensar nos bons resultados que você terá para a sua saúde e estética. Os ganhos, com certeza, fazem com que o sofrimento valha a pena.

E, em caso de dúvidas, sempre converse com o seu dentista e exponha todas as suas questões de forma sincera. Você precisa confiar no profissional que está cuidando da sua saúde bucal.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o planejamento ortodôntico? Conhecer sobre isso é importante para que você possa ter mais sucesso no seu tratamento.

E, para fazer os exames de documentação ortodôntica ou os que são necessários durante o tratamento, conte com a DVI Radiologia Odontológica. Acesse o nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!

Sair da versão mobile