A importância da tomografia odontológica

A tomografia odontológica é um dos exames mais importantes da Odontologia, sendo útil para o diagnóstico e planejamento dos mais diversos tipos de tratamento.

Apesar da relevância do exame, é comum que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre ele. Por isso, desenvolvemos este conteúdo.

Observe, a seguir, respostas para os principais questionamentos sobre a tomografia odontológica!

O que é a tomografia odontológica?

Também conhecida como tomografia cone beam, tomografia de feixe cônico ou tomografia volumétrica, a tomografia odontológica é um exame que utiliza os raios-X para mostrar as imagens da cabeça, arcada dentária e demais regiões da face do paciente em “fatias”.

Ou seja, o exame serve para mostrar pequenas áreas da boca e regiões da face de cada vez. Assim, o dentista poderá analisar com mais detalhes as pequenas áreas do paciente.

A maxila e mandíbula, por exemplo, podem ser analisadas com grande qualidade, quando o paciente faz uma tomografia odontológica.

tomografia odontológica

Como é a tomografia odontológica?

A tomografia odontológica é um exame bem simples e tranquilo de ser realizado. O paciente não precisa fazer nenhum preparo especial para se submeter a ele, bastando ir até à clínica de radiologia odontológica para realizá-lo.

Apenas é necessário ter o cuidado de não usar nenhum acessório ou objeto de metal, como brincos, colares, piercings e prendedores de cabelo ao fazer o exame.

Para fazer o exame, o paciente fica em pé ou sentado numa cadeira, de acordo com o modelo do aparelho de raio-X. O ajuste da cabeça será feito de acordo com a especificação do dentista na solicitação do teste.

Após realizar o ajuste, o técnico em radiologia orienta o paciente para que ele não se mexa, mantendo imóveis a cabeça, a língua e os dentes. Após, é só aguardar que o aparelho dê uma volta completa ao redor da pessoa, capturando as imagens.

Quanto custa uma tomografia computadorizada odontológica?

O preço de uma tomografia computadorizada odontológica varia de acordo com a especificidade solicitada pelo dentista.

Pode ser necessário examinar apenas alguns dentes específicos ou  toda a arcada dentária e demais estruturas, por exemplo.

O ideal é sempre escolher uma clínica de radiologia odontológica eficiente e que trabalhe com valores competitivos.

Desconfie, no entanto, caso encontre valores muito abaixo dos encontrados no mercado!

Para que serve a tomografia dentária?

O objetivo principal de uma tomografia odontológica é permitir que o dentista visualize detalhes das estruturas do paciente.

O exame é solicitado pelos dentistas em diversas ocasiões. Ele pode servir, por exemplo, para identificar processos patológicos, como cistos e tumores, para avaliar traumas faciais, fraturas, trincas na raiz, investigação dos canais dos dentes, diagnóstico de disfunção da ATM, análise de dentes inclusos etc.

Além disso, a tomografia dentária também pode ser solicitada para que o dentista possa fazer um planejamento mais adequado de cirurgias e outros tipos de tratamento.

Quais são os tipos de tomografia odontológica?

Atualmente existem dois tipos principais de tomografia odontológica: a tradicional e a do feixe cônico.

Geralmente, os dentistas preferem solicitar a tomografia do feixe cônico, tendo em vista que elas podem ser salvas no formato DICOM. Trata-se de um padrão utilizado nos principais softwares do campo da Odontologia e que permite a análise em dispositivos móveis e a impressão dos exames em alta qualidade. 

Quanto tempo dura uma tomografia odontológica?

A captação das imagens da tomografia odontológica dura uma média de, no máximo, três minutos.

Estima-se que, desde a chegada na clínica até o término do exame, o paciente não tenha que permanecer mais de 30 minutos no local. Trata-se, portanto, de uma atividade bem rápida.

Após alguns dias, o paciente pode retirar o laudo do exame, de acordo com o nível de urgência definido pelo dentista.

Qual é a diferença entre tomografia odontológica e radiografia panorâmica?

É bastante comum que os pacientes queiram saber as diferenças entre a tomografia odontológica e a radiografia panorâmica.

A radiografia panorâmica é um exame radiográfico em 2D. Ele é indicado para situações em que o dentista deseja diagnosticar diferentes patologias e anomalias que podem ocorrer nos dentes e demais estruturas, como os maxilares e a mandíbula.

Por sua vez, a tomografia odontológica é um exame que permite a visualização tridimensional, ou seja, em 3D, dos terços médio e inferior da face.

O exame é muito utilizado para diagnóstico e planejamento cirúrgico ou de outros processos na Odontologia.

É interessante lembrar que um exame complementa o outro. Por isso, em alguns casos, o dentista pode solicitar ambos os testes para o paciente. Isso é comum, por exemplo, para planejar a colocação de aparelho ortodôntico.

Por que optar pela DVI?

Pioneira em seu segmento, a DVI Radiologia Odontológica, nasceu com o objetivo de contribuir para a melhoria do cotidiano dos cirurgiões dentistas, estendendo seus benefícios para pacientes de diversas especialidades odontológicas, oferecendo um serviço diagnóstico de alta qualidade.

Com uma equipe de profissionais altamente qualificada, a DVI é a maior rede de radiologia odontológica do país.

A cultura de gestão e excelência no atendimento aos pacientes e profissionais tem se tornado um grande diferencial do grupo DVI como referência de atendimento e qualidade diagnóstica.

Por isso, quando precisar fazer uma tomografia odontológica ou outros exames de imagem, conte com a equipe da DVI, estamos à disposição!

Inscreva-se em nosso canal de vídeos no YouTube e saiba mais sobre os nossos serviços, além de conferir informações úteis para você!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário