Guia completo do levantamento periapical

Em diversas situações, os dentistas podem solicitar aos pacientes a realização de um levantamento periapical. Trata-se de um tipo de exame radiográfico, realizado em clínicas de radiologia odontológica.

Para ajudar pacientes e profissionais, preparamos este guia sobre o assunto. Continue conosco e tire as suas dúvidas sobre o levantamento periapical.

O que é um levantamento periapical?

Primeiramente, é importante que você saiba o que são radiografias periapicais. Trata-se de uma técnica intrabucal que é indicada para estudos individuais ou de grupos de dentes.

Por meio de uma imagem bi-dimensional, ela proporciona uma visão da anatomia dentária (a coroa e a raiz) e das estruturas que circulam o dente (espaço articular, osso alveolar e demais estruturas anatômicas.

Dentro dessa categoria, temos o levantamento periapical. Ele pode ser definido como o exame mais completo no grupo das radiografias periapicais, sendo composto por 14 radiografias.

levantamento periapical

Quais são as indicações do levantamento periapical?

O levantamento periapical pode ser solicitado em várias situações, em que é necessário analisar as arcadas dentárias do paciente.

Entre elas, destacamos:

  • avaliação das coroas e raízes dos dentes permanentes;
  • avaliação dos ossos alveolares;
  • diagnóstico de perda óssea;
  • diagnóstico de lesões periapicais;
  • diagnóstico da presença de cáries;
  • visualização de presença de materiais restauradores (obturações);
  • visualização da presença de tratamento endodônticos (tratamento de canal);
  • diagnóstico de cálculos salivares aderidos aos dentes;
  • diagnóstico de lesões císticas, neoplásicas e presenças de corpos estranhos;
  • visualização de presença de implantes dentários;
  • diagnóstico da qualidade óssea;
  • diagnóstico de traumas oclusais. 

O que é visto no exame?

Cada uma das radiografias realizadas segue o conjunto de dentes e normalmente mostra de dois a quatro peças dentárias e o osso alveolar circunvizinho.

Como comentamos, para que seja feito um levantamento periapical, ou seja, o estudo da boca toca, são indicadas 14 radiografias periapicais.

Como é feito um levantamento periapical?

A realização de um levantamento periapical é bastante simples. Como se trata de um exame radiológico, no entanto, é fundamental que o paciente utilizem um avental de um chumbo e um protetor de tireóide.

Veja, a seguir, cada uma das etapas!

Radiografia de incisivos centrais superiores

Inicialmente, o técnico em radiologia faz a captação das radiografias de incisivos centrais superiores. Para isso, o profissional solicita que o paciente abra a boca, para que seja inserido um posicionador na posição vertical.

O posicionador deve ficar posicionado, de forma que os dentes 11 (D) e 21 (E) fiquem centralizados no sensor.

Radiografia de laterais e caninos superiores

Nesse caso, o posicionador fica na posição vertical, de maneira que os dentes 12 e 13 (D) ou 22 e 23 (E) fiquem centralizados no sensor.

Radiografia de pré-molares superiores

Aqui, o posicionador deve ser colocado na posição horizontal na boca do paciente, de modo que os dentes 14 e 15 (D) ou 24 e 25 (E) fiquem centralizados no setor.

Radiografia de molares superiores

Após inserir o posicionador na boca do paciente, ao fazer esse exame, deve-se manter a estrutura na posição horizontal, de modo que os dentes 16, 17 e 18 (D) ou 26, 27 e 28 (E) estejam centralizados no sensor.

Radiografia de incisivos inferiores

O posicionador fica na vertical, de modo que os dentes 32, 31 (E) e 41 e 42 (D) fiquem centralizados no sensor.

Radiografia de caninos inferiores

O posicionador fica na posição vertical, de maneira que os dentes 33 (D) ou 43 (E) fiquem centralizados no sensor.

Radiografia de pré-molares inferiores

O posicionador deve ficar na horizontal, de maneira que os dentes 45 e 44 (D) ou 35 e 34 (E) fiquem centralizados no sensor.

Radiografia de molares inferiores

O posicionador fica na posição horizontal, de maneira que os dentes 46, 47 e 48 (D) ou 36, 37 e 38 (E) fiquem centralizados no sensor.

Resumindo: o levantamento periapical é a avaliação completa das arcadas dentárias, que reúne 14 radiografias. Ele pode ser solicitado pelo dentista em várias situações, para o diagnóstico de doenças e anomalias, bem como o planejamento de tratamentos.

A DVI Radiologia Odontológica oferece esse serviço. Acesse o nosso site e conheça as nossas unidades!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário