DVI Radiologia

Qual é a consequência do dente desalinhado?

Muitas pessoas procuram os consultórios odontológicos por perceberem que tem algum dente desalinhado.

Na maioria dos casos, a preocupação inicial é estética, mas os problemas causados pelos dentes desalinhados vão bem além da aparência.

A posição correta dos dentes é essencial para que as pessoas mantenham uma boa saúde bucal e do corpo, de modo geral. 

A seguir, responderemos algumas perguntas sobre esse tema tão importante. Acompanhe!

O que é o dente desalinhado?

Como o próprio nome sugere, um dente desalinhado é aquele que fica fora do padrão alinhado das arcadas dentárias.

Os dentes desalinhados podem ser tortos e encavalados, que é quando eles ficam um por cima do outro.

O que causa o desalinhamento dos dentes?

Diversos fatores podem contribuir para que uma pessoa tenha dentes desalinhados. Um deles é genético, tendo em vista que alguns indivíduos têm mais predisposição para desenvolver essa condição.

Além disso, maus hábitos na infância, como uso exagerado da chupeta e a mania de chupar o dedo podem fazer com que a arcada dentária não se desenvolva de forma correta.

Na vida adulta, os dentes podem desalinhar quando as pessoas têm hábitos como o de roer as unhas ou sofrem de bruxismo. 

Pessoas com crises de rinite e sinusite, que costumam respirar muito pela boca, também podem ficar com os dentes tornos, com o passar do tempo.

dente desalinhado

Quais problemas de saúde podem ser causados por dentes tortos?

Vários problemas de saúde podem surgir ou se agravarem, caso uma pessoa tenha dente desalinhado e não faça o tratamento corretivo. Veja, logo abaixo, os principais deles!

Dores na coluna

Quem tem dentes desalinhados pode desenvolver crises de dores na coluna. Isso acontece porque as pessoas com o sorriso torto tendem a contrair mais a região da cabeça e da nuca, inclusive para mastigar os alimentos.

De tal forma, isso afeta a musculatura das costas e sobrecarrega a coluna, que pode ficar dolorida. 

Em alguns casos, os pacientes relatam até mesmo dores nos joelhos e nos pés.

Má digestão

É bastante comum que as pessoas com dentes desalinhados fiquem com a função mastigatória comprometida. Afinal, quando as peças dentárias não se encaixam perfeitamente, pode haver dificuldade para cortar e mastigar os alimentos.

Isso faz com que esses indivíduos acabem engolindo pedaços muito grandes dos alimentos, o que prejudica toda a função digestiva. 

Quando a mastigação não é bem realizada, inclusive, fica mais difícil para o corpo absorver os nutrientes dos alimentos. Ou seja, toda a saúde pode ser comprometida, de modo geral.

Dores de cabeça

Quando os dentes estão mal posicionados, podem sobrecarregar a articulação temporomandibular (ATM), que é a responsável pelo ligamento entre o crânio e o maxilar.

Com o agravamento da inflamação da ATM, o indivíduo pode sentir fortes dores de cabeça, além de perceber zumbidos no ouvido e barulhos de estalos ao abrir e fechar a boca.

Dificuldade para fazer a higiene bucal

A higiene bucal de uma pessoa com dentes mal posicionados também é comprometida. É difícil, por exemplo, fazer com que a escova alcance todos os lugares da boca, bem como passar o fio dental.

Isso faz com que restos de alimentos fiquem entre os dentes, podendo causar problemas sérios, como o desenvolvimento de cáries e doenças como a gengivite.

Problemas de saúde mental

Os dentes tortos também afetam a aparência da pessoa, fazendo com que a autoestima fique baixa. 

De tal maneira, problemas de saúde mental, como crises de ansiedade e depressão podem surgir ou se agravar.

O que acontece se dentes mal posicionados não forem corrigidos?

Como você pode perceber, ter dente desalinhado causa diversos malefícios não apenas para a saúde bucal. O problema piora o bem-estar do usuário de modo geral.

É isso o que acontece se os dentes mal posicionados não forem corrigidos. Logo, vale a pena investir no tratamento adequado para melhorar essa condição.

É normal ter dente torto?

Sim, é bastante normal que as pessoas tenham dentes tortos.

A boa notícia é que há tratamento para corrigir esse problema e alinhar o sorriso.

Quais são os tratamentos recomendados para dente desalinhado?

Há vários tipos de tratamentos para dente desalinhado, sendo que a maior parte deles envolve a colocação de aparelho ortodôntico.

Existem vários tipos de aparelhos, como o fixo, o móvel, o autoligado e os alinhadores invisíveis, que são bem mais discretos.

Porém, apenas o cirurgião dentista pode indicar o melhor aparelho para cada paciente. Para isso, além do exame clínico, o profissional costuma pedir exames de imagem para analisar com detalhe cada caso e verificar qual é a abordagem mais adequada.

Se você tem algum dente desalinhado, busque ajuda o quanto antes! Assim, poderá corrigir o problema e evitar que ele cause desconfortos mais graves.

Caso precise fazer algum exame, conte com a DVI Radiologia. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços!

Sair da versão mobile