DVI Radiologia

Conheça as principais anomalias do tamanho e da forma dos dentes

Se você é dentista, já deve ter estudado sobre as anomalias do tamanho e da forma dos dentes, não é mesmo? Mas, é importante recordar essas situações, bem como a Classificação Internacional de Doenças (CID) a que elas pertencem.

Ao identificar corretamente quais anomalias os seus pacientes possuem, você poderá propor os melhores tratamentos para cada situação.

Em alguns casos pode ser necessário planejar cirurgias, enquanto em outros o uso do aparelho ortodôntico pode ser suficiente. Enfim, cada caso é um caso!

As 11 principais anomalias do tamanho e da forma dos dentes e seus CIDs

A lista abaixo apresenta as principais anomalias do tamanho e da forma dos dentes, acompanhadas de seus respectivos CIDS. Veja!

anomalia-do-tamanho-e-da-forma-dos-dentes

1. CID K00.2: Anomalias do tamanho e da forma dos dentes

O CID K00.2 classifica as anomalias do tamanho e da forma dos dentes de modo geral.

Ou seja, sempre que um paciente apresentar distúrbios no desenvolvimento ou crescimento das estruturas dentárias, tendo como resultado um dente diferente do normal, pode-se classificá-lo nesse código.

2. CID K00.20: Macrodontia

A macrodontia é um distúrbio associado a síndromes como o gigantismo. Como o próprio nome sugere, ela causa a formação de um dente muito maior do que o normal.

Por conta disso, pessoas com macrodontia, geralmente, desenvolvem uma série de problemas na cavidade bucal.

3. CID K00.21: Microdontia

Ao contrário da macrodontia, na microdontia, os pacientes desenvolvem dentes menores do que o tamanho normal.

Causada por fatores genéticos, essa condição pode estar presente em todos os dentes de um indivíduo ou em apenas um grupo de peças dentárias.

4. CID K00.22: Concrescência

Damos o nome de concrescência à união de dois dentes já formados a partir do cemento

Geralmente, os dentes que se unem causando a anomalia já têm a sua coroa formada.

5. CID K00.23: Fusão e geminação

A fusão ocorre quando dois germes dentários se unem, resultando em um dente grande, porém com duas câmaras pulpares e raízes independentes.

Por sua vez, a geminação é uma alteração morfológica em que um único germe dental começa a se dividir em dois.

Ambos os casos são classificados pelo CID K00.23;

6. CID K00.24:Dente evaginado

O dente evaginado é uma anomalia que se caracteriza pela elevação da superfície oclusal de uma peça dentária.

Porém, pode surgir por distal, lingual ou palatino. Na sua composição, o dente evaginado apresenta esmalte, dentina e polpa.

7. CID K00.25: Dente invaginado

Também chamado de dens in dens, o dente invaginado é uma anomalia congênita que ocorre por invaginação das células do epitélio interno do órgão de esmalte e localiza-seno cíngulo.

A doença se caracteriza por uma leve acentuação do cíngulo ou dos canais pulpo-radiculares, que podem atingir o foramen apical. 

Os dentes invaginados podem ter forma de cavilha, forma de pá ou forma de “T”.

8. CID K00.26: Pré-molarização

Entre as anomalias do tamanho e da forma dos dentes também está a pré-molarização.

O código que representa essa situação é o CID K00.26.

9. CID K00.27: Tubérculos anormais e pérolas de esmalte

Os tubérculos são pequenas cúspides acessórias que se formam nos primeiros molares permanentes. Há casos em que eles se desenvolvem demais, causando anomalias.

No mesmo CID que os tubérculos, o K00.27, se enquadram também as pérolas de esmalte. São anomalias que decorrem da hiperatividade ectópica dos ameloblastos na porção radicular ou em região de furca.

10. CID K00.28: Taurodontismo

Representado pelo CID K00.28, o taurodismo é uma anomalia em que ocorre o alargamento da câmara pulpar e a diminuição do tamanho das raízes dos dentes.

Essa anomalia é mais comum de ser observada em dentes polirradiculares.

11. CID K00.29: Anormalidades inespecíficas e outras do tamanho e da forma dos dentes

Outras anormalidades, que não se enquadram nos CIDs anteriores, podem ser classificadas de forma genérica pelo CID K00.29.

O papel da radiologia na identificação de anomalias do tamanho e da forma dos dentes

A radiologia odontológica tem um papel muito importante para a identificação das anomalias do tamanho e da forma dos dentes.

Com os exames adequados, os dentistas podem saber exatamente qual é a situação de cada paciente e propor o melhor tratamento.

A DVI Radiologia Odontológica está à disposição para ajudar no diagnóstico das anomalias do tamanho e da forma dos dentes de seus pacientes. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.

Sair da versão mobile