Empreender em odontologia: necessidade, tendência ou opção?

Empreendedorismo é uma palavra que todo brasileiro adora. Isso porque, nós temos um espírito muito inovador e muito dinamismo. Assim, comandar um negócio parece instigar a todos nós — pelo menos em algum momento de nossas vidas. E com os dentistas não é diferente, empreender em odontologia é uma das oportunidades de carreira mais promissoras para esse profissional.

E há muitas razões que levam o odontólogo a desejar se tornar empreendedor. E todas elas se enquadram em uma destas esferas: necessidade, tendência ou opção. Se você é dentista e está considerando montar um negócio, com certeza se encaixa em uma delas. Vamos entender cada uma?

Quando empreender em odontologia é uma opção?

Um profissional que trabalha em um consultório de outro dentista ou que atua como concursado, tem um salário garantido. Isso pode ser bom para muitas pessoas, sobretudo em início de carreira, pois representa segurança.

No entanto, para que o salário seja maior, será necessário dobrar a jornada de trabalho, muitas vezes com dois ou três empregos. É nesse momento que o profissional enxerga que empreender em odontologia pode ser uma excelente opção.

Empreender em odontologia é uma tendência?

Antigamente, a maioria dos dentistas desejava se formar e montar um consultório, formar uma clientela fiel e trabalhar até se aposentar como autônomo. Hoje em dia isso mudou. Como em todas as profissões, o crescimento e a satisfação profissional é muito importante para a carreira de muitos dentistas.

Com isso, empreender em odontologia se tornou uma tendência e um desejo despertado durante a graduação ou mesmo antes de ingressar na universidade. Se sair do lugar comum, o desejo de crescer na profissão e a necessidade de desafios fazem parte da sua personalidade, ser dono de um negócio próprio, definitivamente, tem a ver com o seu perfil.

Quando empreender em odontologia é uma necessidade?

Anualmente, inúmeros profissionais se formam e saem em busca de oportunidades de trabalho. Com isso — e ainda que esses profissionais não sejam experientes — a concorrência por empregos em clínicas odontológicas é grande.

Além disso, alguns profissionais que atuam em consultórios próprios sentem necessidade de faturar mais, ao atrair mais clientes — inclusive para áreas que não pertencem à sua rotina diária. Uma empresa possibilita que o proprietário contrate dentistas especialistas em diversas áreas, seja abrindo uma clínica própria, seja investindo em uma franquia odontológica.

Diante dessa realidade, muitas pessoas veem, na abertura de um negócio próprio, uma saída para a falta de colocação no mercado.

O que significa empreender em odontologia?

Muitas pessoas acreditam que o fato de montar o consultório já os tornam empreendedoras. Mas não é bem assim. Em geral, o dentista que monta um consultório é um profissional autônomo. Ele pode atender seus pacientes como Pessoa Física, recolher mensalmente o INSS como contribuinte individual, com uma alíquota de 20% sobre seu lucro bruto.

Mas ao empreender em odontologia, o cálculo dos impostos será feito como Pessoa Jurídica e você constituirá, verdadeiramente, uma empresa.

Quais são as melhores opções para empreender em odontologia?

Aqui podemos pensar em três hipóteses: no profissional que trabalha em consultório de terceiros e deseja ter o seu próprio. Para ele, empreender pode significar abrir um consultório — mesmo porque talvez ele ainda não tenha a verba necessária para algo maior e mais estruturado. Este poderá ser o próximo passo dele.

A segunda hipótese é no caso daquele dentista que já tem um consultório e quer montar uma clínica, tornando-se pessoa jurídica. Nesse caso, ele pode empreender em odontologia sozinho ou com a ajuda de um negócio já muito bem estruturado e com um nome no mercado: a franquia odontológica.

Quais são os prós e os contras de se tornar um dentista empreendedor?

Quem deseja empreender em odontologia visando alavancar a carreira, precisa analisar todos os prós e os contras de ser empresário. Para facilitar a sua decisão, separamos duas listas mostrando quais serão as vantagens e desvantagens que vêm com um negócio próprio.

Muitas delas já foram mencionadas no texto, mas agora estão em forma de lista, facilitando a visualização. Confira!

Vantagens de se tornar um empreendedor:

  • Trabalhar para uma empresa que é sua não de outra pessoa.
  • Possibilidades de obter maios lucro do que como assalariado (se o negócio der certo)..
  • Maior flexibilidade de horário, desde que você saiba se planejar.
  • Chance de voltar a ter uma renda e uma ocupação, se você estiver desempregado.

Desvantagens de se tornar um empreendedor:

  • Necessidade de arcar com todos os custos fixos.
  • A renda é sempre incerta (é possível prever, mas raramente se tem certeza de quanto será o lucro real obtido).
  • O negócio pode exigir um investimento inicial com capital próprio, dos pais ou a crédito (como uma linha de crédito para micro e pequenos empreendedores).
  • Inexistência de benefícios trabalhistas (isso pode ser um grande baque para quem está acostumado em receber antecipadamente nas férias e o décimo terceiro salário — que provavelmente passará a pagar ao invés de receber).

Seja qual for a sua situação e a opção escolhida, é imprescindível atentar para o fato de que o primeiro passo para empreender é fazer um plano de negócios.

É preciso estudar qual será o volume de recursos que necessários para, primeiro tirar a ideia do papel e, depois, descobrir quais serão todos os custos das operações. Também é imprescindível fazer um levantamento do seu público-alvo, da melhor localização para o seu empreendimento e dos fornecedores que atenderão a sua empresa. Além de tudo isso, o profissional deve ter o lucro como sua meta principal.

Por fim, o projeto precisa ter um sentido econômico, como a abertura de uma franquia, por exemplo, que já fez todos os estudos mencionados.

Agora que você já sabe onde se enquadra seu desejo (opção, necessidade ou tendência) de empreender em odontologia, conheça a DVI Radiologia, uma ótima opção para quem quer entrar no mundo dos negócios com os pés no chão.

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