DVI Radiologia

Como usar o fio dental?

Você sabe como usar o fio dental? É bastante comum que muitas pessoas respondam a essa pergunta dizendo “sim”. Porém, quando vão pesquisar a fundo, percebem que não fazem o uso do acessório corretamente,

Para quem deseja ter uma boa saúde bucal, o uso do fio dental é indispensável! É por isso que desenvolvemos este conteúdo, que esclarecerá as principais dúvidas sobre o tema.

Por isso, se quiser saber se você realmente sabe como usar o fio dental, prossiga com a leitura!

O que é e quais são os diferentes tipos de fio dental?

como usar fio dental

O fio dental é um acessório de higiene bucal que serve para remover a placa bacteriana e outros resíduos que ficam impregnados nos dentes.

No mercado, existem diferentes  tipos de fio dental disponíveis para a escolha do consumidor. Os principais deles estão relacionados a seguir!

Monofilamento

O fio dental com monofilamento é aquele que tem apenas um filamento e uma fita mais larga. 

Por conta disso, consegue remover os restos de alimentos que ficam entre os dentes com mais agilidade.

Multifilamento

O fio multifilamento apresenta várias fitas, sendo unidas em forma de cilindro.

Esse produto, geralmente, é indicado para pessoas com dentes muito juntos ou até mesmo sobrepostos.

Passa fio

O passa fio é feito de plástico e com o formato similar ao de uma agulha de costura. Ele serve para que as pessoas que usam aparelho ortodôntico usem o fio dental.

Nesse caso, o fio dental vai na ponta do acessório, que é jogado por cima do aparelho fixo. Assim, a higiene é facilmente realizada.

Fio dental com haste

O fio dental com haste é feito com um material de plástico e tem uma extremidade curvada, que dá suporte ao filamento.

Dessa forma, um pequeno palito remove os alimentos que estão entre os dentes, sem comprometer a gengiva.

Como você pode perceber, existem diferentes categorias de fio dental. Por isso, se tiver dúvidas sobre qual escolher, o mais indicado é que converse com o seu dentista. Ele saberá dizer qual é a opção ideal para o seu perfil.

Por que é importante usar o fio dental?

Saber como usar o fio dental é muito importante, tendo em vista que o acessório remove a placa bacteriana e os alimentos presentes em locais nos quais a escova não consegue alcançar.

O uso do fio dental evita que surjam doenças na boca e na gengiva, como as cáries e a gengivite.

O recomendado é que você use o fio dental antes ou após a escovação dos dentes, todas as vezes em que for fazer a sua higiene bucal.

Porém, caso não consiga usar o fio dental todas as vezes em que escovar os dentes, recomenda-se que o uso seja realizado pelo menos uma vez ao dia, de preferência à noite, antes de dormir.

Como usar o fio dental?

Quer saber como usar o fio dental corretamente? Então, confira um passo a passo simples de entender!

1º passo

Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio em volta de cada um dos seus dedos médios, deixando um espaço de cerca de 10 centímetros entre as extremidades.

2º passo

Segure o fio dental entre o dedo polegar e o indicador das suas mãos. Em seguida, insira o fio entre os dentes e deslize-o levemente para cima e para baixo.

3º passo

De forma delicada, passe o fio ao redor da base de cada dente, sempre ultrapassando a parte em que ocorre a junção com a gengiva.

Nesse momento é preciso ter cuidado para não forçar o fio contra a gengiva. Afinal, se você fizer isso poderá acabar se cortando e ferindo o local.

4º passo

Vá utilizando cada uma das partes novas do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo. 

Isso é importante para que você não leve sujeiras de um dente para o outro.

5º passo

Para remover o fio, sempre use movimentos de trás para frente, realizando a retirada do meio dos dentes.

Além de seguir esses passos, é recomendado que a higienização comece sempre pelos dentes de trás, de um lado para o outro. Também comece a limpeza com os dentes superiores e depois vá para os inferiores.

Pronto! Agora você já sabe como usar o fio dental corretamente! Coloque as nossas orientações em prática para melhorar a sua saúde bucal e evitar o surgimento de doenças.

Gostou do nosso conteúdo? Então, se inscreva na nossa newsletter e receba mais materiais exclusivos como este, diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Sair da versão mobile