DVI Radiologia agora é DVI Diagnóstico

Guia completo das limas tipo K

Para realizar os muitos procedimentos odontológicos em consultórios e clínicas, os dentistas utilizam diferentes tipos de instrumentos, entre eles a lima tipo K.

A lima endodôntica tipo K, é usada unicamente na Endodontia, especialidade da Odontologia popularmente conhecida como tratamento de canal.

Ao longo deste artigo, vamos entender o que é uma lima tipo K, como identificá-la, para que ela é utilizada, comprimentos e cuidados que devem ser observados ao realizar a manutenção deste instrumento. Confira!

O que é uma lima tipo K?

A lima tipo K é um instrumento bastante antigo utilizado pelos dentistas. As primeiras limas surgiram no início do século XX e foram criadas pela Kerr Manufacturing Co. de Romulus, por isso são conhecidas como sendo do tipo K (de Kerr). A principal função é cortar e retirar dentina dos canais. 

Feitas em aço inoxidável, a lima tipo K possui secção transversal triangular ou quadrangular, sendo que cada tipo define uma ângulo diferente de corte.

Quanto menor o ângulo, maior é a capacidade de corte da lima. Instrumentos com secção triangular possuem um ângulo de 60º. Já nas com secção quadrangular o ângulo é de 90º. As limas triangulares também são mais flexíveis em comparação com as quadrangulares. 

lima tipo k

Como identificar uma lima tipo K?

Todos os tipos de limas endodônticas são muito parecidas e visualmente você não conseguirá identificar nenhuma delas.

Para descobrir qual é a lima do tipo K você deve observar a marcação na ponta do cabo. As que tiverem uma marca quadrada fechada são K. 

Além das limas do tipo K, existem outras duas classificações: as do tipo flex e as hedstroem. As do tipo flex possuem um triângulo no cabo. 

Já as hedstroem são as mais diferentes e tem a parte ativa similar a um parafuso. Contudo, para ter certeza, você pode observar uma marca de vírgula ou círculo no cabo.

Para que serve esse tipo de lima?

As limas utilizadas em procedimentos endodônticos servem para ampliar os canais, seja pelo movimento de tração contra as paredes ou pela rotação. O objetivo é limpar e desinfectar o canal radicular removendo a dentina.

Vamos conhecer algumas das principais funções da lima endodôntica:

Quais são os comprimentos das limas endodônticas do tipo K?

As limas são instrumentos essenciais para os dentistas na hora de tratar um canal de dente. Elas são divididas em quatro partes: cabo, intermediário, parte ativa e ponta.

A parte responsável por dar maior ou menor comprimento a uma lima é o intermediário. Atualmente é possível encontrar instrumentos com comprimento de 17, 19, 21, 23, 25, 28 e 31 milímetros. Contudo, os mais usados são os de 21, 25 e 31 milímetros. 

Cuidados que devem ser tomados durante a manutenção das limas endodônticas

Instrumentos que foram adquiridos juntos podem apresentar diferentes fraturas, deformação e elasticidade. As publicações científicas odontológicas pouco falam sobre o que pode acarretar danos às limas e nem as razões de determinados materiais apresentarem maior desgaste que outros.

As diferenças no calibre, no movimento e na força empregados durante a utilização das limas podem trazer danos a determinados instrumentos. Já a oxidação e a corrosão podem contribuir para o aparecimento das fraturas.

A esterilização das limas, processo fundamental para manter a higiene e a segurança dos pacientes, também pode trazer alterações aos instrumentos quanto à capacidade de corte e a microdureza.

O profissional deve observar os instrumentos constantemente ao colocá-los e retirá-los da autoclave. Caso apresentem algum tipo de modificação na forma, mesmo que adquiridos a pouco tempo, precisam ser substituídos.

Como esterilizar as limas endodônticas?

A forma mais comum de esterilizar os instrumentos odontológicos, incluindo as limas, é utilizando a autoclave. Ela é uma máquina barata e realmente eficaz.

Para fazer a autoclavagem você precisa armazenar as limas corretamente. Existem no mercado diversos organizadores de limas endodônticas que trazem agilidade para o dia a dia, além de ser de fácil manutenção e prevenir a contaminação cruzada.

Gostou de conhecer o que são as limas do tipo K? Para continuar a aprender sobre este e diversos outros assuntos da Odontologia, assista os vídeos que estão no canal da DVI Radiologia no YouTube!

Sair da versão mobile