DVI Radiologia

Guia completo da broca odontológica

O som agudo e constante da broca odontológica ecoa no consultório enquanto o dentista se concentra na tarefa em suas mãos. 

Mas, com tantas opções de brocas disponíveis no mercado, como garantir que está fazendo a escolha certa? Se você é um dentista em busca das melhores ferramentas para seu consultório, este artigo é para você! 

A seguir, responderemos as principais dúvidas sobre o assunto! Assim, você poderá obter insights e informações valiosas para que você possa tomar decisões confiantes em sua prática profissional. Então, vamos lá!

O que é uma broca odontológica?

Uma broca odontológica é uma ferramenta utilizada por dentistas para perfurar, polir e remover material dentário. 

Ela é acoplada a um motor de alta rotação e pode ser encontrada em diferentes formatos e tamanhos para atender às necessidades de cada procedimento. 

As brocas odontológicas são fundamentais no dia a dia de um consultório dentário, permitindo que os dentistas realizem procedimentos como: preparação de cavidades para restaurações, tratamento de cáries, desgaste de dentes para a instalação de próteses, entre outros. 

Por isso, é importante escolher a broca certa para cada caso e mantê-la em perfeito estado de funcionamento, garantindo a eficiência e segurança do tratamento.

broca odontológica

Quais são os principais tipos de brocas odontológicas?

Existem diversos tipos e formatos de brocas odontológicas, cada uma com uma finalidade específica. Alguns dos principais tipos são:

Brocas de alta rotação

São as mais comuns na prática odontológica, utilizadas para preparação de cavidades e remoção de tecido cariado. 

Elas são conectadas a um motor de alta rotação e são encontradas em diferentes formatos e tamanhos para atender às necessidades de cada procedimento.

Brocas de baixa rotação

São utilizadas em procedimentos mais delicados, como remoção de tártaro e acabamento de restaurações.

Brocas de diamante

São revestidas com partículas de diamante, o que lhes confere uma maior durabilidade e capacidade de cortar materiais duros, como porcelana e metal.

Brocas carbide

São feitas de carboneto de tungstênio e são mais duráveis do que as brocas de aço convencionais. Elas são ideais para procedimentos que exigem maior precisão e controle.

Além dos tipos de brocas, existem também diferentes formatos, como veremos logo adiante.

Quais são os formatos de brocas odontológicas?

Existem vários formatos de brocas odontológicas, cada um com uma finalidade específica. Entre os mais comuns, destacamos os seguintes:

Cada formato de broca é indicado para uma finalidade específica. Sendo assim, o dentista deverá avaliar a escolha, caso a caso.

Como saber qual broca usar em Odontologia?

A escolha da broca odontológica correta dependerá do procedimento que será realizado e das características do dente do paciente. 

Algumas das informações que devem ser consideradas para a escolha da broca incluem:

Tipo de procedimento

O tipo de procedimento a ser realizado determinará o tipo de broca que deve ser utilizada.

Por exemplo, para a preparação de cavidades para restaurações, é comum utilizar brocas esféricas e cilíndricas. Já para a remoção de tecido cariado, são indicadas brocas de alta rotação.

Tamanho do dente

O tamanho do dente do paciente deve ser considerado na escolha da broca, já que dentes maiores exigirão brocas maiores e vice-versa.

Localização do dente

Dentes em áreas de difícil acesso, como os molares inferiores, podem exigir o uso de brocas com formatos mais angulados.

Basicamente, a escolha da broca odontológica correta envolve uma avaliação cuidadosa do procedimento a ser realizado e das características do dente do paciente. 

Quais são as brocas utilizadas em Endodontia?

Na Endodontia, são utilizadas brocas odontológicas específicas para acessar e remover a polpa dentária inflamada ou infectada. 

Alguns exemplos de brocas comumente usadas incluem as brocas Gates-Glidden, Peeso, Lentulo, de espiral e ultrassônicas. 

Quais são as brocas recomendadas para remoção de cárie?

As brocas mais comuns para remoção de cárie são as esféricas, cilíndricas e cônicas. A escolha ideal depende do tipo e da extensão da lesão, bem como das características do dente do paciente. 

O dentista deve escolher a broca com base na sua experiência e habilidade, bem como nos equipamentos disponíveis em seu consultório. 

Como escolher uma broca odontológica na hora da compra?

Ao escolher uma broca odontológica para compra, é importante considerar alguns fatores, como a marca, a qualidade dos materiais e a finalidade de uso. 

É recomendável escolher marcas reconhecidas no mercado e que ofereçam garantia de qualidade e durabilidade das brocas.

Além disso, é importante verificar o material utilizado na fabricação das brocas, como o aço inoxidável de alta qualidade, que oferece resistência e durabilidade. 

A finalidade de uso também é importante, uma vez que existem diferentes tipos de brocas para cada procedimento. É fundamental escolher as brocas adequadas para cada procedimento e o dentista deve ter em mente que, mesmo que uma broca possa ser um pouco mais cara, a economia de curto prazo pode se tornar um problema.

Temos a esperança de ter contribuído com o seu conhecimento sobre as brocas odontológicas, um item indispensável para a realização do seu trabalho. 

Se você curtiu este conteúdo e quer sempre receber materiais como este em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter! O formulário de inscrição está no rodapé do nosso site!

 

Sair da versão mobile