Blog

HomeInstitucionalSaúde: o desafio de empreender no Brasil

Saúde: o desafio de empreender no Brasil

Todos os anos muitos profissionais são lançados ao mercado, mas acabam não tendo opções de investir e empreender dentro da profissão.

Recentemente, o Ministério da Educação divulgou uma pesquisa que aponta redução de 13% dos profissionais de saúde no Brasil, quadro que se repete pelo segundo ano consecutivo. Sem dúvida, os programas sociais implantados pelos governos, nos últimos anos, têm facilitado a entrada de muitos alunos em cursos de nível superior, que outrora eram inatingíveis para esse público. Porém, se manter na profissão escolhida, depois de formado, tem sido desafio gigantesco para muitos profissionais de saúde.

dvi_Blog_12-12-14_01

Parte dessa dificuldade se deve à falta de qualificação dos estudantes para um assunto delicado: a formação específica e orientada para o mercado. Modelos de negócio, que foram válidos e verdadeiros no século passado, têm sido replicados por gerações dentro de diversas faculdades de ensino superior em saúde, sem provocar interesse e os devidos questionamentos corretos dos alunos para um assunto tão importante em sua carreira. Além de necessitarem de um preparo técnico, no que tange a administração e gestão do negócio saúde, esses profissionais precisam conhecer as opções disponíveis no mercado e suas respectivas estruturas. As graduações não preparam o aluno para esse aspecto e, ao chegar nesta etapa da vida profissional, se vê perdido, não sabendo como e onde investir.

Novos modelos de negócios estão surgindo e as franquias, muitas vezes, se mostram como opções viáveis para os profissionais, hábeis tecnicamente, mas pouco preparados para manejar o monstro chamado “mercado”. Investir em ambos os conhecimentos é primordial para conseguir oferecer serviços de excelência, que envolvem não só a realização da consulta e exames, mas todos os aspectos gerenciais de uma empresa, passando pela qualificação do atendimento, gestão comercial, logística, serviços agregados, pós-venda e uma série de outras ferramentas capazes de tornar toda a operação bem sucedida.

A saúde, no Brasil, necessita de cuidados profissionais. Aqueles que souberem reconhecer as novas necessidades do mercado e se dispuserem a aprender, além das fronteiras acadêmicas, conseguirão traçar novos rumos, propiciando saltos gigantescos nessa área tão importante e, ao mesmo tempo, tão carente da humanidade.

Hugo Rosin
Jornal O Povo

Diretor executivo da DVI Radiologia

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe um comentário

×