O que são dentes do siso? Tudo o que você precisa saber sobre!

Os dentes do siso são os últimos molares de cada lada dos maxilares. É bastante comum que eles sejam extraídos pelos dentistas, tendo em vista que nem sempre têm espaço para nascer.

Além disso, os sisos também podem causar outros danos à saúde bucal das pessoas. Por isso, na maioria dos casos, a retirada é necessária.

Ter dúvidas sobre essas peças dentárias é bem comum. Por isso, elaboramos este conteúdo, no qual responderemos os principais questionamentos que as pessoas fazem sobre os dentes do siso. Acompanhe!

O que são dentes do siso?

Os dentes do siso são os últimos permanentes a nascerem nas pessoas. Popularmente conhecidos como dentes do juízo, eles começam a aparecer na boca entre os 16 e os 20 anos.

Isso, porém, não é regra! Há vários casos em que os dentes do siso nascem bem mais tarde. 

De qualquer forma, independentemente da idade do indivíduo, quase sempre os dentes do siso chegam causando incômodos.

A maioria das pessoas não tem espaço suficiente para acomodar os sisos na arcada dentária, o que pode fazer com que eles fiquem presos embaixo do tecido gengival. Isso causa inchaço e bastante dor.

O que pode causar o dente do siso?

A presença do dente do siso mal posicionado geralmente causa vários tipos de problemas para o indivíduo.

Como fica no fundo da boca, é difícil higienizar o dente corretamente, usando a escova e o fio dental. Dessa forma, acaba ocorrendo o acúmulo de placa bacteriana, que provoca doenças bucais como a gengivite e as cáries.

A colônia de bactérias que se forma nessa região também pode provocar problemas mais sérios! Elas podem cair na corrente sanguínea e migrar para o coração, causando endocardite, uma inflamação da membrana que reveste o órgão.

Além disso, os sisos também podem desencadear problemas ortodônticos, como dentes encavalados. Tal situação ocorre porque eles “forçam” os outros dentes e desalinham o sorriso.

É preciso extrair o dente do siso?

Nem sempre é preciso extrair o dente do siso! As pessoas com mandíbulas maiores podem comportar os dentes, sem que eles causem desconforto ou desalinhamento dos molares.

No entanto, a grande maioria dos indivíduos precisa extrair o siso, até mesmo por uma questão preventiva.

Ressaltamos que apenas o dentista pode fazer uma avaliação apurada, por meio de exames físicos e de imagem, para saber as situações em que o siso pode ser retirado.

Os especialistas recomendam que os jovens com idades entre 15 e 18 anos façam avaliações com os dentistas, antes mesmo dos sisos nascerem. Assim, pode-se avaliar a retirada ou não.

dentes do siso

Quais são os dentes do siso?

Os dentes do siso, conforme explicamos, são os últimos quatro molares de cada lado.

O mais comum é que eles comecem a nascer após a pessoa completar 16 anos.

Como é feita a extração dos dentes do siso?

A extração dos sisos é uma cirurgia relativamente simples e quase sempre ocorre sem complicações.

Para extrair o siso, o cirurgião-dentista faz uma anestesia local na região e realiza a retirada com equipamento odontológico adequado.

O procedimento dura cerca de 30 minutos e, após a extração, o dentista realiza a sutura, ou seja, faz pontos na região. 

Em algumas situações, os pontos podem nem ser necessários, com o paciente sendo orientado a tratar a área como uma ferida aberta.

Quais são os cuidados pré e pós-operatórios da cirurgia do siso?

Antes de fazer a cirurgia de retirada dos sisos, geralmente, o dentista solicita alguns exames de imagem ao paciente.

Entre os exames que podem ser realizados estão a tomografia computadorizada de feixe cônico e o raio-X panorâmico.

Alguns dentistas também podem solicitar exames de sangue, como o hemograma completo e o coagulograma. 

Esses testes indicam a presença de possíveis infecções bacterianas ou virais, que precisam ser tratadas antes da realização da cirurgia.

Também no pré-operatório, o dentista pode receitar alguns medicamentos antibióticos, como a amoxicilina.

Já após a cirurgia, além de continuar tomando a medicação pelo tempo indicado pelo dentista, é preciso ter alguns cuidados com a alimentação.

Alimentos líquidos e pastosos, como sopas, cremes e sorvetes devem ser priorizados nos primeiros dias após a cirurgia.

Também é preciso ter muito cuidado ao fazer a escovação dos dentes, para que a área em que o dente foi retirado seja muito bem higienizada.

Passado o período indicado pelo dentista, você deve retornar ao consultório para fazer uma revisão e retirar os pontos, se necessário. 

Remover os dentes do siso é recomendado em muitas situações. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que as dúvidas sobre o tema sejam sanadas. Lembre-se de sempre consultar o seu dentista, antes de realizar qualquer procedimento odontológico.

Continue em nosso blog! Leia agora o nosso artigo com 5 coisas que você precisa saber sobre a avaliação odontológica

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário