Disfunção na ATM é mais recorrente em mulheres: mito ou verdade?

Disfunção na ATM é mais comum em mulheres”. Você já ouviu falar isso por aí? Pois saiba que essa afirmação é verdadeira! Vários estudos já comprovaram que as queixas desse problema são mais comuns entre as pessoas do sexo feminino.

No entanto, isso não significa que homens não possam desenvolver a disfunção na ATM. A condição afeta ambos os gêneros e é necessário prestar atenção nos sintomas para realizar o tratamento mais adequado. A seguir, saiba mais!

Estudo investigou a prevalência da disfunção na ATM em mulheres

Cláudia Lúcia Pimenta Ferreira, Marco Antônio Moreira Rodrigues da Silva e Cláudia Maria de Felício, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveram um estudo sobre sinais e sintomas em desordem temporomandibular em homens e em mulheres.

A investigou a prevalência da disfunção temporomandibular (DTM) em uma amostra de 1.000 pacientes, dos quais 823 eram mulheres e 177 homens. 

A metodologia adotada incluiu entrevistas detalhadas para coletar dados pessoais e histórico médico, acompanhadas de uma avaliação clínica rigorosa para identificar sinais e sintomas da DTM. 

Além disso, foi realizada uma análise estatística abrangente para avaliar a prevalência e os padrões de distribuição da DTM entre os gêneros. 

Fatores biológicos e hormonais justificam mais casos de disfunção na ATM em mulheres

A maior prevalência de disfunção na ATM em mulheres pode ser explicada por uma combinação de fatores biológicos e hormonais. 

Diferenças hormonais

Os estudiosos sugerem que as diferenças hormonais, especialmente os níveis de estrogênio, podem influenciar a sensibilidade à dor e a resposta inflamatória. 

Cabe lembrar que o estrogênio está associado à modulação da percepção da dor e da inflamação, podendo aumentar a sensibilidade à dor, o que pode explicar a maior incidência de DTM em mulheres. 

Além disso, mudanças hormonais durante o ciclo menstrual, gravidez e menopausa também podem afetar a saúde da articulação temporomandibular e a sensibilidade à dor. Essa relação entre hormônios e ATM sugere uma necessidade de abordagens de tratamento diferenciadas levando em conta as características biológicas e hormonais das mulheres.

disfunção na atm

Disfunção na ATM em homens e mulheres: diferenças nos sintomas

Conforme estudo realizado na USP, a análise comparativa dos sinais e sintomas da disfunção na ATM entre homens e mulheres revelou diferenças significativas. 

As mulheres apresentaram uma maior incidência de diversos sintomas, incluindo dor na articulação temporomandibular, dor nos músculos faciais, pescoço e ombros, cefaleia, fadiga nos músculos mastigatórios, sintomas otológicos e disfonia. 

Por outro lado, a prevalência de ruídos articulares foi semelhante entre os dois gêneros. 

Esses achados destacam a necessidade de abordagens diferenciadas no diagnóstico e tratamento da ATM, levando em consideração as diferenças de gênero.

Tratamentos para ATM: opções para se livrar desse incômodo

Os tratamentos para a disfunção na ATM são personalizados conforme a gravidade e características individuais da condição. 

Por isso, é recomendado que as pessoas que sofrem com essa condição passem pela avaliação de um médico ou de um dentista, para obter o tratamento adequado.

Entre as principais opções de tratamentos para ATM estão:

Terapias não-invasivas

Incluem o uso de compressas quentes ou frias para aliviar a dor e a inflamação. 

Por exemplo, técnicas de relaxamento podem ajudar na redução da tensão muscular.

Medicamentos

Analgésicos e anti-inflamatórios são frequentemente usados para controle da dor. Além disso, em alguns casos, relaxantes musculares podem ser prescritos para aliviar o desconforto muscular.

Lembre-se, no entanto, de não se automedicar! Qualquer medicamento só pode ser usado por indicação do seu médico ou do seu dentista.

Dispositivos orais

Placas oclusais ou protetores bucais são usados para prevenir o desgaste dos dentes e reduzir a pressão sobre a ATM. 

Esses dispositivos são customizados para cada paciente e ajudam a corrigir o alinhamento da mordida. 

Os dentistas costumam pedir exames como a radiografia de ATM e escaneamento intraoral para identificar todos os detalhes da arcada dentária e produzir o produto.

Fisioterapia

Exercícios de fisioterapia são fundamentais para fortalecer e relaxar os músculos da mandíbula, melhorando a mobilidade da articulação.

Há fisioterapeutas que são especializados nesse tipo de distúrbio e que podem propor séries de exercícios simples para reduzir a dor na ATM.

Intervenções cirúrgicas

As cirurgias são consideradas em casos graves, onde outros tratamentos não foram eficazes. A indicação cirúrgica é feita pelo profissional de saúde que acompanha o caso.

Acompanhamento endócrino e ginecológico

Para mulheres, um acompanhamento com ginecologistas ou endocrinologistas pode ser indicado, especialmente se suspeita-se que desequilíbrios hormonais estejam influenciando a condição.

Como explicamos, a questão hormonal é o principal fator que faz com que as mulheres sejam mais propensas a desenvolverem disfunção na ATM.

Continue se informando sobre esse assunto! Preparamos um guia completo sobre a anatomia da ATM. Leia já!

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário