Você sabia que as alterações na língua podem estar relacionadas com a sua saúde?

Recentemente, uma médica britânica ganhou notoriedade nas redes sociais e na mídia ao viralizar com um vídeo em que fala sobre alterações na língua. Em seu canal no YouTube, ela apresentou uma lista de enfermidades que podem ter origem na boca.

O assunto é muito interessante para todos que se preocupam com a saúde bucal e acende um alerta para os cuidados necessários com a língua.

Quer saber quais doenças podem estar indicadas nas alterações na língua? É só prosseguir a leitura, que explicaremos cada uma delas.

9 doenças que são indicadas por alterações na língua

A língua pode ser um espelho da saúde geral do corpo, refletindo diversas condições médicas que podem variar de problemas locais a doenças sistêmicas.

A seguir, veja as principais doenças que são indicadas por alterações na língua, de acordo com a médica Siobhan Deshauer:

 

1. Glossite

A glossite caracteriza-se pela inflamação da língua, que pode se tornar lisa, inchada e com uma coloração vermelha intensa. 

Essa doença pode ser um sinal de deficiências nutricionais, como falta de ferro, vitamina B12, ou reações alérgicas. 

Além disso, a dor e a alteração da superfície da língua podem interferir na fala e na alimentação.

2. Câncer de língua

O câncer de língua pode começar como uma lesão ou úlcera que não cicatriza. Por isso, é importante ficar sempre de olho em qualquer feridinha que aparecer.

Os fatores de risco incluem o uso de tabaco, o consumo excessivo de álcool, e a infecção por HPV. A detecção precoce é crucial para um prognóstico mais favorável.

3. Doença de Kawasaki

A doença de Kawasaki é inflamatória e afeta principalmente crianças. Ela pode causar uma língua vermelha e inchada, conhecida como “língua de morango”. 

Embora a causa exata seja desconhecida, o tratamento precoce é vital para evitar complicações cardíacas.

4. Hipotireoidismo

A baixa atividade da glândula tireoide pode levar ao inchaço da língua, junto com outros sintomas como fadiga, ganho de peso e intolerância ao frio. 

A língua inchada pode causar problemas de fala e de deglutição. Sem dúvida, esse é um grande incômodo para qualquer pessoa, sendo essencial o tratamento adequado para reverter o quadro.

5. Amiloidose

Amiloidose é uma doença rara na qual proteínas anormais, chamadas amiloides, se acumulam em tecidos e órgãos. 

Quando afeta a língua, a amiloidose pode causar aumento de tamanho, rigidez, e dificuldade para falar ou engolir.

alterações na língua

6. Leucoplasia pilosa

A leucoplasia pilosa é uma condição frequentemente associada à infecção pelo HIV/AIDS, caracterizada por manchas brancas peludas na língua

Embora não seja dolorosa, é um sinal de imunossupressão e necessita de acompanhamento médico.

7. Língua geográfica

Também conhecida como glossite migratória benigna, a língua geográfica apresenta áreas lisas e vermelhas de forma irregular na superfície da língua, com bordas brancas ou cinzentas. 

Não é uma condição prejudicial, mas pode causar desconforto ou sensibilidade a certas substâncias. Além, é claro da estética que é prejudicada.

8. Candidíase oral

Candidíase é uma infecção fúngica que causa manchas brancas cremosas na língua e no interior da boca. 

Comum em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, uso prolongado de antibióticos, ou em bebês. É tratável com medicamentos antifúngicos.

9. Língua peluda

Embora o nome possa sugerir, a língua peluda não envolve o crescimento real de pelos, mas sim uma aparência peluda devido ao alongamento das papilas. 

Pode ser preta, branca, ou de várias cores, frequentemente associada a uma higiene oral inadequada, tabagismo, ou uso de certos medicamentos. 

Geralmente é inofensiva e reversível com a melhoria da higiene oral. Por isso, a escovação dos dentes e da língua é tão relevante.

Cada uma dessas condições pode desenvolver alterações na língua de maneiras diferentes, refletindo problemas locais ou sistêmicos. 

A observação de alterações na língua por profissionais de saúde é um importante passo inicial para o diagnóstico e o tratamento de várias doenças. 

Por isso, diante de qualquer alteração na língua, o mais adequado é consultar um dentista ou médico de sua confiança. 

Além disso, fazer visitas regulares ao dentista é essencial, tendo em vista que ele poderá analisar a sua língua de forma minuciosa. Continue se informando sobre saúde bucal conosco! Leia o nosso artigo que fala sobre a limpeza dentária em crianças e adultos.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário