Disfunção temporomandibular (DTM): definição, diagnóstico e tratamento

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo que abrange uma série de condições clínicas que afetam a articulação temporomandibular (ATM), os músculos da mastigação e estruturas associadas. 

A ATM liga o maxilar ao crânio, permitindo movimentos necessários para falar, mastigar, beijar e bocejar. 

Sendo assim, problemas nessa articulação ou nos músculos que a controlam podem levar a dor persistente, desconforto e até limitações no movimento, impactando significativamente a qualidade de vida. Saiba mais, a seguir!

O eue é DTM?

A DTM envolve um espectro de problemas que podem incluir dor na articulação temporomandibular, nos músculos da mastigação, ou em ambos

Os sintomas podem variar de leves a severos e podem incluir dor na face, no pescoço, nos ombros, dor ao abrir a boca ou mastigar, clique ou travamento da articulação, e até uma sensação de fadiga no rosto. 

A condição pode afetar uma ou ambas as articulações e pode surgir por uma variedade de razões, incluindo trauma, desgaste, artrite, bruxismo (ranger de dentes) e fatores de estresse.

Diagnóstico de DTM

O diagnóstico de DTM é complexo e envolve uma avaliação detalhada do histórico do paciente, exame físico e, frequentemente, o uso de imagens radiológicas. 

A DVI Radiologia Odontológica desempenha um papel crucial neste processo, oferecendo avançadas tecnologias de imagem, como radiografias, tomografias computadorizadas (TC) e ressonâncias magnéticas (RM).

Tais exames permitem uma visão detalhada da ATM e das estruturas circundantes. Essas imagens são fundamentais para identificar anormalidades estruturais, inflamações, desgastes e outros fatores que podem contribuir para a DTM.

Tratamento de DTM

O tratamento da DTM visa aliviar a dor, restaurar a função normal da mandíbula e prevenir recidivas. 

As abordagens de tratamento variam conforme a causa e a gravidade dos sintomas e podem incluir:

Terapias conservadoras

Muitos pacientes respondem bem a tratamentos não invasivos, como aplicação de calor ou frio e exercícios de fisioterapia para fortalecer e relaxar os músculos da mandíbula.

O uso de placas oclusais (dispositivos de mordida) para reduzir o ranger dos dentes e alinhar a mordida também é uma alternativa.

Medicação

Analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação.

Porém, os medicamentos só podem ser ingeridos sob a orientação do médico ou do dentistas. Ele avaliará se os fármacos não podem reagir com outras substâncias que você já ingere, por exemplo.

Tratamentos odontológicos

Ajuste da oclusão dentária (mordida), restaurações dentárias ou ortodontia podem ser necessários para corrigir desalinhamentos dentários que contribuem para a DTM.

Sendo assim, um paciente com DTM pode ter que usar aparelho para corrigir o posicionamento das arcadas dentárias, por exemplo.

Cirurgia

Em casos severos e resistentes a outros tratamentos, procedimentos cirúrgicos na ATM podem ser considerados.

DTM e bruxismo: entenda a relação entre eles

O bruxismo, caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, especialmente durante o sono, está intimamente relacionado à DTM. 

O hábito pode sobrecarregar a ATM e os músculos da mastigação, levando ao desenvolvimento ou agravamento da DTM. 

O tratamento do bruxismo é um componente crucial na gestão da DTM, com a utilização de placas oclusais noturnas sendo uma das estratégias mais eficazes para proteger a articulação e os dentes do desgaste excessivo.

DTM em mulheres: é realmente mais comum

Pesquisas indicam que as mulheres são mais propensas a desenvolver DTM do que os homens, uma diferença frequentemente atribuída a fatores hormonais. 

De acordo com os estudos, flutuações nos níveis de estrogênio e progesterona podem influenciar a sensibilidade à dor e a inflamação nas articulações, incluindo a ATM. 

Essa predisposição torna especialmente importante para as mulheres estarem atentas aos sintomas da disfunção e buscarem avaliação e tratamento precoce.

Além disso, em muitos casos, os tratamentos para DTM, principalmente em mulheres, exige uma abordagem multidisciplinar.

O dentista é quem diagnostica e propõem os tratamentos mais indicados, mas o acompanhamento com endocrinologista e com ginecologista pode ser necessário. Isso é indicado, especialmente, para os casos em que a DTM está associada às disfunções hormonais.

Como vimos, a DTM é uma condição complexa com um amplo espectro de causas e tratamentos. 

A chave para um resultado bem-sucedido é um diagnóstico preciso, que muitas vezes requer a expertise de uma equipe multidisciplinar, incluindo radiologistas odontológicos, dentistas e fisioterapeutas. 

Com uma abordagem personalizada e integrada, é possível aliviar os sintomas da DTM, melhorar a função da mandíbula e, em última análise, a qualidade de vida dos pacientes. 

A DVI Radiologia Odontológica está na vanguarda, oferecendo suporte diagnóstico avançado para facilitar este processo. Acesse o nosso site e agende já os seus exames de imagem para diagnóstico da DTM.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário