Laserterapia na Odontologia: conheça as vantagens e as possíveis aplicações

A laserterapia na Odontologia combina a precisão tecnológica com técnicas avançadas de cuidado ao paciente. Além disso, apresenta uma série de vantagens significativas, como aponta uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco

Neste blogpost, desvendaremos o que é a laserterapia, explorando como ela se aplica no campo da Odontologia e os benefícios que oferece para os tratamentos dentários. 

Você verá que a laserterapia se aplica, por exemplo, para a aceleração do processo de cicatrização até a redução da dor e do desconforto durante procedimentos. Fique conosco!

O que é a laserterapia e como ela funciona?

A laserterapia, uma técnica inovadora na área da saúde bucal, emprega o uso de raios de laser para tratar diversas condições dentárias de forma eficaz e minimamente invasiva. 

Esse método destaca-se por sua versatilidade e capacidade de promover a regeneração dos tecidos sem causar dor significativa ou desconforto ao paciente.

O funcionamento da laserterapia baseia-se na aplicação de um feixe de luz e ondas magnéticas diretamente sobre o tecido afetado. 

Tal exposição induz processos de biomodulação no tecido, estimulando a cicatrização e regeneração celular de maneira precisa e controlada. 

Além disso, a técnica permite ajustes finos na potência do laser, o que a torna adaptável para uma ampla gama de tratamentos – desde a aceleração da cicatrização pós-cirúrgica até o alívio de dores e inflamações.

laserterapia na odontologia

Quais são as possíveis aplicações da laserterapia na Odontologia?

A laserterapia na Odontologia oferece uma ampla gama de aplicações, abrangendo desde o tratamento de dores até o auxílio em procedimentos cirúrgicos. 

Entre as principais aplicações estão:

Dor de dente

É efetiva em aliviar dores de dente, incluindo aquelas resultantes de procedimentos pós-operatórios.

Dores nevrálgicas, mialgias, e de origem pulpar também podem ser tratadas com a laserterapia na Odontologia, graças à sua ação analgésica e anti-inflamatória.

Aftas e feridas

Acelera a cicatrização de lesões bucais e alivia a dor causada por aftas e feridas, beneficiando-se de suas propriedades regenerativas e anti-inflamatórias.

Clareamento dental

Funciona como um coadjuvante no clareamento dental, ativando o gel de peróxido utilizado no tratamento, potencializando seus efeitos.

Sensibilidade dentária

Ajuda no alívio da sensibilidade dentária, um problema comum causado pela exposição da raiz do dente, reduzindo a dor através de sua ação anti-inflamatória.

Doenças oncológicas

Importante no manejo de pacientes oncológicos, a laserterapia na Odontologia auxilia na recuperação de cirurgias bucais.

O laser atua aliviando dores, sensibilidade, prevenindo infecções e a expansão de bactérias.

Herpes labial

Apresenta benefícios significativos no tratamento de herpes labial, desde aumentar a imunidade e acelerar a cicatrização até regenerar os tecidos e diminuir a dor.

Há casos em que a laserterapia na Odontologia pode até mesmo eliminar o vírus causador da herpes.

Dores nas articulações temporomandibulares (ATM)

Alivia a inflamação e os sintomas associados aos problemas nas articulações temporomandibulares.

Sendo assim, pode-se usar o laser para tratar dor na região da ATM, zumbido no ouvido, e dificuldades para abrir e fechar a boca, devido à sua ação analgésica.

Auxílio em procedimentos cirúrgicos

A laserterapia pode ser usada para reduzir o desconforto na aplicação de anestesias e melhorar a absorção do anestésico.

Além disso, ajuda a diminuir edemas durante o procedimento, esterilizar a área do corte e reduzir o sangramento.

Essas aplicações demonstram a versatilidade da laserterapia na Odontologia, destacando a sua capacidade de melhorar significativamente a qualidade dos tratamentos dentários.

Quais benefícios são proporcionados pelos tratamentos com laser?

Os tratamentos a laser têm revolucionado diversos campos da Odontologia, trazendo avanços significativos em precisão, segurança e conforto para pacientes submetidos a uma vasta gama de procedimentos. 

A essência dessa tecnologia reside em sua capacidade de oferecer tratamentos altamente precisos e seletivos, permitindo que os profissionais de saúde direcionem e tratem tecidos específicos sem afetar as áreas adjacentes. 

Além da precisão, um dos grandes atrativos da laserterapia na Odontologia é a sua natureza minimamente invasiva. Comparados aos métodos tradicionais, os procedimentos a laser reduzem significativamente a necessidade de incisões, diminuindo assim os riscos de infecção e as complicações pós-operatórias.

Os pacientes que se submetem a tratamentos a laser também se beneficiam de períodos de recuperação mais curtos. Devido ao impacto minimizado nos tecidos circundantes e à capacidade do laser de coagular os vasos sanguíneos durante a incisão, há menos sangramento, o que contribui para uma cicatrização mais rápida e um retorno mais ágil às atividades diárias.

Outro aspecto notável dos tratamentos a laser é a sua capacidade de reduzir o risco de infecções. O calor gerado pelo feixe de laser tem propriedades esterilizantes, capazes de eliminar bactérias na área de tratamento, o que é um benefício adicional, especialmente em procedimentos que envolvem áreas expostas ou sensíveis a contaminações.

Os tratamentos a laser também são conhecidos por estimular a cicatrização e regeneração dos tecidos. 

Com avanços contínuos na tecnologia laser, espera-se que a laserterapia na Odontologia se expanda ainda mais, abrindo novos caminhos para o tratamento de condições complexas.

Gostou deste conteúdo? Então, continue explorando o nosso blog e leia agora o artigo que fala sobre as novas regras em relação à aplicação da anestesia odontológica.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário