34 milhões de adultos perdem 13 dentes no Brasil. Entenda o porquê!

Infelizmente, a perda de dentes no Brasil é algo ainda bastante comum, principalmente entre as pessoas de classes sociais mais baixas.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34 milhões de brasileiros adultos perderam 13 ou mais dentes.

Além disso, o estudo também apontou que outras 14 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente em nosso país, por conta das perdas que tiveram ao longo da vida.

Tais dados contrastam com o fato de o Brasil ser um dos países com o maior número de dentistas por habitantes no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Se há tantos profissionais qualificados no mercado, o que explica esse número assustador da perda de dentes no Brasil? Discutiremos sobre isso, a seguir. Continue a leitura!

Perda de dentes no Brasil: o cenário da saúde bucal em nosso país

Um dos principais fatores do elevado número da perda de dentes no Brasil se explica pela desigualdade social em nosso país.

Em entrevista ao portal Uol, Debora Heller Douek, pesquisadora de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (IIEP/HIAE) declarou: “Em alguns países desenvolvidos, é possível observar uma tendência de declínio na perda dentária em adultos. No entanto, as desigualdades sociais em saúde bucal ainda persistem mesmo em países com programas avançados de saúde pública, como é o caso do Brasil”.

Na visão da pesquisadora, a desigualdade social do nosso país faz com que muitas pessoas não tenham condições de tratar as cáries e outras doenças periodontais. De tal forma, os problemas vão se agravando até que ocorra a perda dentária.

A deficiência dos serviços públicos de saúde, principalmente em localidades mais afastadas, também contribui para que a perda de dentes no Brasil seja elevada entre as pessoas mais carentes.

perda de dentes no brasil

A relação entre a perda de dentes e a saúde global

É interessante lembrar que a saúde bucal deficitária não afeta apenas o sorriso, mas também o quadro geral das pessoas.

Diversos estudos demonstram relações entre as doenças periodontais e outras condições, como os problemas renais, osteoarticulares e respiratórios. 

As doenças cardíacas também podem ter origem nos dentes. Segundo dados do Instituto do Coração (Incor), 45% dos problemas cardíacos e 36% das mortes relacionados a eles estão relacionados com a saúde bucal deficitária.

Danielle Viana Ribeiro, gerente do Instituto Israelita de Responsabilidade Social (IIRS), em entrevista ao portal Uol, declarou: “Uma possível explicação para isso é que a má higiene bucal pode levar ao contato de bactérias com o sangue e piorar uma já existente doença coronariana”.

De acordo com a especialista, tratar a doença periodontal também reduz a inflamação geral do corpo. Logo, quando cuidamos bem dos dentes, também estamos protegendo a nossa saúde global.

Principais causas da perda de dentes no Brasil e como evitá-las

Para evitar a perda dentária, é importante conhecer as suas causas e como evitá-las. Veja, a seguir, uma lista de problemas que precisam deixar de ocorrer.

Falta de higiene bucal

A higienização bucal precária é o principal fator do desenvolvimento de cáries nos dentes. 

Esse tipo de lesão cria uma espécie de buraco nos dentes, que enfraquecem as raízes e fazem os dentes caírem.

Para evitar o surgimento das cáries, recomenda-se a escovação dos dentes após as refeições e o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Caso você tenha alguma cárie, é imprescindível procurar o dentista para realizar o tratamento adequado.

Consumo excessivo de açúcar e alimentos ácidos

O consumo excessivo de açúcar e alimentos ácidos, como os picles e as frutas cítricas, podem causar erosões nos dentes. 

Isso enfraquece o revestimento do esmalte dos dentes e favorece o surgimento das cáries. Por isso, evitar o excesso de tais alimentos é uma boa maneira de melhorar a saúde bucal.

Periodontite

Sem dúvidas, a periodontite é uma das principais causas da perda de dentes no Brasil. Trata-se de uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes.

As primeiras manifestações da periodontite é o sangramento da gengiva, principalmente durante a escovação. 

Essa doença, no entanto, tem tratamento e pode ser totalmente curada, caso a pessoa procure um dentista e siga tudo o que for recomendado pelo profissional.

Consumo de substâncias químicas

Usuários de drogas, como cocaína e metanfetamina, também podem sofrer com a perda dentária.

Isso porque essas substâncias liberam ácidos no corpo, que afetam a saúde bucal. Esse, portanto, é mais um motivo para passar longe das drogas.

Efeito colateral de tratamentos médicos

Alguns tratamentos médicos como a quimioterapia e a radioterapia, bem como o consumo de medicamentos imunossupressores enfraquecem o sistema imunológico. 

De tal maneira, tais tratamentos aumentam o risco de infecções dentárias e a necessidade de extração dos dentes.

Em casos assim, o médico e o dentista devem discutir juntos qual é a melhor abordagem para garantir a saúde global do paciente. 

Acidentes

A perda dentária também pode acontecer de forma acidental, como em quedas de altura, batidas durante práticas esportivas, acidentes de carro etc.

Nesse tipo de situação, quase sempre, o paciente precisa realizar um implante para recolocar o dente que caiu e não ficar com o sorriso prejudicado.

Apesar de todos esses fatores, com certeza a falta de acesso a tratamentos dentários é o que mais leva a perda de dentes no Brasil. Afinal, com a devida orientação de um dentista, as pessoas podem melhorar os hábitos e tratar doenças ainda no início, evitando que situações mais graves ocorram.

Continue aprendendo sobre saúde bucal! Leia agora o nosso artigo que apresenta 5 vitaminas essenciais para os dentes.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário