Clareamento dental x café: o que é mito e o que é verdade

Todo brasileiro que se preza adora começar o dia com aquele cafezinho tradicional. Mas se você está considerando fazer um clareamento dental, pode estar pensando que é preciso abrir mão dessa bebida amada em nome de um sorriso mais branco. 

É bastante comum que muitas pessoas desistam do clareamento apenas para não deixar de beber café. Se esse é o seu caso, temos uma ótima notícia para dar: pesquisas recentes sugerem que essa preocupação é desnecessária.

Com base em argumentos científicos, vamos abordar o que é mito e o que é verdade em relação ao clareamento dental e o consumo de café. Leia, a seguir!

O mito da “dieta branca”

Durante anos, foi amplamente aceito que durante e após um tratamento de clareamento dental, pacientes precisariam aderir a uma “dieta branca”.

Isso significava evitar alimentos e bebidas que pudessem manchar os dentes, incluindo o café. 

Essa recomendação baseava-se na ideia de que, após o clareamento, os dentes estariam mais suscetíveis a manchas. Logo, era essencial evitar certos consumos para manter os resultados.

Apesar de ainda existirem dentistas que recomendam a dieta branca para os seus pacientes, há evidências científicas que a tornam desnecessária.

A verdade científica sobre o café e o clareamento dental

Recentemente, dois estudos científicos lançaram luz sobre a relação entre o consumo de café e o clareamento dental. 

Ambos investigaram se o café realmente afeta a eficácia do clareamento dental ou se contribui para uma maior sensibilidade dentária pós-tratamento.

O primeiro estudo foi realizado pelos pesquisadores João Victor Frazão Câmara, da Universidade de São Paulo (USP); Luine de Paiva Pereira Santos de Souza, Daniel Otero Amaral Vargas e Gisele Damiana da Silveira Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Isabel Ferreira Barbosa, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ele foi publicado na Revista de Odontologia da UNESP.

A pesquisa utilizou dentes bovinos para simular o efeito do clareamento dental com peróxido de carbamida a 16%, seguido pela imersão dos dentes em café. 

Surpreendentemente, os resultados mostraram que a imersão em café não teve um impacto significativo na eficácia do clareamento. 

Isso sugere que a ingestão de café, em si, pode não ser tão prejudicial aos resultados do clareamento quanto se pensava anteriormente.

O segundo estudo foi realizado por Márcia Fernanda de Rezende Siqueira, no programa de mestrado em Odontologia da Universidade Federal de Ponta Grossa (UEPG).

Essa pesquisa envolveu 40 participantes humanos, divididos em grupos que consumiram café regularmente e aqueles que não durante o período de clareamento dental. 

Semelhante ao primeiro estudo, não foram encontradas diferenças significativas na eficácia do clareamento ou na sensibilidade dentária entre os consumidores de café e os não consumidores.

O que isso significa para você

Esses estudos indicam que a tão temida “dieta branca” pode não ser tão necessária quanto se acreditava, especialmente quando se trata de consumir café. 

Isso é uma excelente notícia para os amantes do café que não querem sacrificar seu hábito em busca de um sorriso mais brilhante.

Claro, manter uma boa higiene bucal continua sendo essencial após um tratamento de clareamento dental. 

Escovar os dentes regularmente e usar fio dental ajuda manter seus dentes brancos e saudáveis. 

Além disso, visitas regulares ao dentista são cruciais para a manutenção da saúde bucal e da estética do sorriso.

Porém, o café e o clareamento dental não precisam ser incompatíveis. Com as descobertas recentes, é possível desfrutar do seu cafezinho sem preocupações excessivas de comprometer os resultados do clareamento. 

Então, da próxima vez que você for ao dentista para um tratamento de clareamento, lembre-se: você não precisa necessariamente cortar o café da sua vida para manter seu sorriso brilhante.

Lembre-se, cada caso é único, e é importante conversar com seu dentista sobre as melhores práticas para o cuidado pós-clareamento específicas para você. Mas, no que diz respeito ao café, parece que os amantes dessa bebida podem respirar aliviados e continuar desfrutando de sua paixão sem medo.

Agora que você sabe que o café e um sorriso branco podem coexistir harmoniosamente, que tal agendar seu próximo clareamento dental sem medo?

Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre o clareamento dental.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário