Usar enxaguante bucal faz mal? Mito ou verdade?

O cuidado com os dentes e com a boca é essencial não apenas para garantir um sorriso bonito, mas também para manter a saúde geral do organismo. Entre os produtos disponíveis para esse cuidado, o enxaguante bucal ocupa uma posição de destaque. 

Porém, há quem diga que usar enxaguante bucal faz mal. Mas será que isso é verdade ou apenas mais um mito, como aquela história de que quem faz clareamento não pode tomar café?

Para desvendar esse mistério, prossiga com a leitura! A seguir, traremos informações úteis sobre o enxaguante bucal e também explicaremos se é verdade ou não que ele faz mal. Vamos lá?

O que é enxaguante bucal?

O enxaguante bucal é uma solução com substâncias químicas destinada a complementar a higiene oral diária, que inclui o uso do fio dental, a escovação com creme dental e a limpeza da língua. 

O produto tem como função limpar a boca, melhorar o hálito e atuar na eliminação de microrganismos prejudiciais. No entanto, não é um substituto para a escovação ou o uso do fio dental.

Recentemente, o jornal Estadão produziu uma reportagem em vídeo sobre o uso do enxaguante bucal. Assista:

Tipos de enxaguante bucal

Existem diversos tipos de enxaguantes bucais no mercado, cada um formulado com diferentes objetivos e princípios ativos:

  • Estéticos: visam melhorar a aparência dos dentes, promovendo limpeza e um certo grau de branqueamento;
  • Preventivos a cáries: geralmente contêm flúor na sua composição, ajudando a fortalecer o esmalte dental e prevenir cáries;
  • Com óleos essenciais: proporcionam sensação refrescante e um sabor agradável, sem focar em tratamentos específicos;
  • Antibacterianos: contêm substâncias como clorexidina e cloreto de cetilpiridínio, visando controlar a formação de placas bacterianas;
  • Antissépticos: combatem bactérias causadoras de placas e gengivites, contribuindo para a saúde gengival;
  • Para hipersensibilidade: formulados com nitrato de potássio e fluoreto de estanho, focam no alívio da sensibilidade dental.

enxaguante bucal

Enxaguante bucal faz mal: os riscos do uso excessivo

Embora o enxaguante bucal seja um aliado da saúde bucal, o uso inadequado ou excessivo pode levar a efeitos indesejados. Entre eles, destacam-se

Desequilíbrio da microbiota oral

A boca é um ecossistema complexo, habitado por centenas de espécies de microrganismos. 

Muitos deles desempenham papéis cruciais na digestão de alimentos, proteção contra agentes patogênicos e manutenção da saúde dos tecidos orais.

Os enxaguantes bucais com forte ação antibacteriana, especialmente aqueles que contêm clorexidina, são eficazes na eliminação de bactérias. 

No entanto, o uso contínuo e excessivo não distingue entre bactérias nocivas e benéficas, levando a um desequilíbrio. 

Esse desequilíbrio pode reduzir a capacidade natural da boca de se defender contra infecções e doenças, podendo até afetar a digestão e a saúde geral.

Manchas nos dentes

Os enxaguantes bucais que alteram o equilíbrio do pH na boca, tornando-o mais ácido, podem aumentar a porosidade dos dentes. 

Isso facilita a penetração de pigmentos de alimentos e bebidas, além de pigmentos presentes no próprio enxaguante, resultando em manchas. 

Além disso, um ambiente ácido pode promover a erosão do esmalte, o que não só contribui para a formação de manchas, mas também aumenta o risco de cáries e sensibilidade dentária.

Redução do paladar

Enxaguantes bucais contendo álcool podem afetar as papilas gustativas, as quais são responsáveis pela percepção dos sabores. 

O álcool tem um efeito desidratante sobre os tecidos orais, podendo alterar temporariamente a sensibilidade das papilas gustativas e, consequentemente, diminuir a capacidade de saborear alimentos. 

Embora esse efeito seja geralmente reversível com a interrupção do uso, o uso prolongado de enxaguantes com alto teor de álcool pode levar a mudanças mais duradouras no paladar.

Irritações ou aftas

Lauril sulfato de sódio (SLS) é um detergente comum em muitos produtos de higiene oral, incluindo alguns enxaguantes bucais. 

Embora seja valorizado por sua capacidade de criar espuma, que pode melhorar a sensação de limpeza, o SLS também é conhecido por irritar os tecidos delicados da boca. 

Isso pode resultar em inflamação, sensibilidade aumentada e, em algumas pessoas, no desenvolvimento ou agravamento de aftas. 

As aftas, cabe lembrar, são pequenas úlceras dolorosas que podem afetar a capacidade de comer, falar e escovar os dentes confortavelmente.

Consulta ao dentista: a melhor orientação

Diante dos benefícios e possíveis riscos associados ao uso de enxaguantes bucais, é fundamental buscar a orientação de um profissional. 

O dentista poderá indicar o produto mais adequado às suas necessidades e saúde bucal, garantindo que os benefícios sejam maximizados enquanto os riscos minimizados. 

Lembre-se de que cada boca é única, e a orientação personalizada sobre enxaguante bucal e outros produtos é a chave para uma saúde bucal impecável.

Aproveite que você está se informando mais e leia também o nosso checklist definitivo da saúde bucal. Ele está repleto de informações relevantes para você ter um sorriso bonito e saudável.

Seja um Dentista Parceiro!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário